Inicialmente, durante alguns anos, a escola foi conhecida por Escola Preparatória da Cruz de Carvalho.

As necessidades criadas pelo alargamento da escolaridade obrigatória levaram a um reajustamento quer do quadro de docentes e de funcionários, quer dos espaços físicos e materiais, de modo a poder abranger também o 3º ciclo.

Em 1982/1983, passou a denominar-se Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, em homenagem ao ilustre poeta e escritor madeirense, nascido na freguesia de Ponta Delgada, a 5 de Setembro de 1901 e falecido no Funchal a 23 de Maio de 1983.

No ano lectivo 2003/2004 a escola comemorou 25 anos de existência.

No Verão de 2004 foi lançada a reconstrução da escola Horácio Bento que culminou em Setembro de 2005 com instalações completamente novas e modernas, ao nível do que de melhor existe em equipamentos escolares.

Inserida na Zona Oeste da cidade do Funchal abarca uma população socialmente diversificada oriunda de parte das freguesias de S. Pedro, Santo António, Sé e S. Martinho.

Actualmente, abrange um total de cerca de 1680 alunos distribuídos por 69 turmas dos 2º e 3º ciclos, cerca de 200 professores e 100 funcionários, funcionando exclusivamente em regime diurno, num sistema de dois turnos (manhã e tarde).  

 

 

Escola Horácio Bento de Gouveia - webmaster@hbg.pt