Tendo em conta o impacto que a COVID-19 teve, e continua a ter, na saúde mental e bem-estar das crianças e jovens, o Clube Viver a Vida (CVV) organizou, no passado dia 25 de novembro, a ação de sensibilização “Saúde Mental. Sua prevenção”, a qual contou com a presença dos alunos e alunas das turmas: 8º4, 8º5, 8º6 e 9º9.
A dinamização da ação, a cargo de profissionais da Casa de Saúde São João de Deus (Isabel Lira, Ema Freitas e Lavínia Corte), contou com a participação ativa dos(as) alunos(as) os(as) que colaboraram com fotos inéditas e com as suas perceções orais e escritas relativamente à questão “Bem-estar para mim é…”.
Uma réplica da ação aconteceu no passado dia 23 de fevereiro. Desta vez a ação contou com a participação dos alunos e alunas das turmas 6º10, 7º9, 7º11, 8º10, 8º11, 8º12 e 9º10, e foi dinamizada pelas mesmas oradoras.
As ações desenvolvidas tiveram como principal propósito, por um lado, quebrar o silêncio em torno da doença mental, anulando possíveis estigmas a ela associados; e, por outro, consciencializar os(as) jovens para possíveis sinais e sintomas que estes(as) pudessem vir a manifestar devido aos confinamentos e à alteração das suas rotinas diária, nomeadamente: ansiedade, medo, tristeza, irritabilidade, alteração do sono ou outros.
No fim da ação, os jovens receberam, por parte da psicóloga Ema Freitas, algumas recomendações por forma a promover a saúde física e mental/psicológica dos(as) mesmos(as).










