A fim de divulgar a literatura portuguesa e de desenvolver os hábitos de leitura, a dinamizadora do Projeto Ler com Amor e os funcionários da Biblioteca familiarizaram os alunos com poetas e prosadores portugueses. O projeto Ler com Amor e a Biblioteca da HBG realizaram um conjunto de atividades ao longo do ano letivo de 2021/2022 que se distribuíram pelos três períodos com as temáticas do Natal, Descobrimentos, Literatura Infantojuvenil, centenário de José Saramago e Evocação de Manuel António Pina. As professoras de Educação Visual, Carla Gonçalves e Maria João Silva, colaboraram nas atividades de Natal. Alguns contos tradicionais saíram das prateleiras e pela voz do professor André Marques os alunos presentes escutaram-nos com gosto.
A Biblioteca da HBG celebrou o Natal do seguinte modo: instalação de um Presépio Literário a partir da obra de Maria Aurora Homem, Uma Escadinha para o Menino Jesus, exposição de ilustrações com poemas alusivos ao Natal e o Natal na perspetiva do escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia. A Festa, termo usado nas zonas rurais da ilha está enaltecida no livro: O Natal na Cidade, a Festa no Campo. Houve um diálogo com as turmas de português de sexto ano (4, 5 e 7) em que se se falou da vida e da obra deste autor, salientando-se as tradições mais emblemáticas do Natal Madeirense.
Celebrou-se ainda uma escritora centenária porque era pertinente espalhar “o esplendor da língua portuguesa na escrita de Matilde Rosa Araújo.” Foi evocada a memória dessa escritora com a elaboração de um texto a partir do conto o “Palhaço Verde”. Efetuou-se ainda a interpretação da obra da escritora na Biblioteca, destacando-se as seguintes histórias: O Sol e o menino dos pés frios, O Gato Dourado e a Velha do Bosque.
Celebrou-se o centenário de José Saramago na semana de 28 a 31 de março, promovendo a sua obra junto dos alunos com as seguintes atividades:
– Leitura e comentário do texto “o Zé” pelo professor André da Biblioteca nas turmas de Português do 6º ano (4,5 e 7);
– Apresentação da bibliografia do autor;
– Leitura e Compreensão da carta à Avó Josefa, texto singular da obra do referido autor;
– Contacto com a obra A Maior Flor do Mundo, uma História infantojuvenil.
– Visionamento do vídeo com o mesmo título e diálogo com os alunos acerca da mensagem implícita no livro.
Para concluir as atividades de divulgação literária, foi lembrada a figura original do poeta Manuel António Pina que merecia ser mais e melhor lido. Realizou-se uma breve biografia do Poeta do ponto de vista do escritor Álvaro Magalhães, isto é, salientou-se como um poeta pode estar na mira de outro poeta.
Nas mesmas turmas de Português do 6º ano, o professor André Marques da Biblioteca desenvolveu o conhecimento e a análise das obras: Os Piratas e o Pássaro da Cabeça.
Além disto, efetuou-se entre professores e alunos, O Jornal de Letras dedicado a Manuel António Pina.
Com estas atividades, em que colaboraram a Biblioteca, o Projeto Ler com Amor e as docentes de Educação Visual anteriormente referidas, os alunos e professores, pretendeu-se demonstrar como a Literatura pode ser acessível a todos, independentemente da origem social ou background cultural, podendo ser divertida e fascinante.














