O projeto “CA(U)SA ANIMAL HBG- “Adota uma vida, aquece a tua!” continuou a expandir o seu trabalho, desta vez, com uma visita ao Canil e Gatil Municipal Vasco Gil, com o intuito de levar os alunos voluntários envolvidos nesta causa a contactar in loco com os animais daquela Associação.
No âmbito da Solidariedade e da Afetividade em contexto escolar, os alunos das turmas 9 e 10 do quinto ano e as turmas 2, 8, 9, 10 e 11 do sexto ano contribuíram para que fosse possível a concretização da atividade referida, na medida em que prestaram um contributo singular, aquando da confeção de brinquedos para cães e gatos acolhidos naquele espaço amigo dos animais. Concorreu para o sucesso desta iniciativa a entrega de donativos destinados aos “amiguinhos de quatro patas”, resultantes da Campanha, previamente, realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos, Dr. Horácio Bento de Gouveia.
O Projeto Causa Animal, em parceria com o Clube Viver a Vida da Escola, a participação da Unidade Especializada, através dos alunos e professores, dos Encarregados de Educação do 6.º9 e da Associação Entrelaços, da Casa de Saúde S. João de Deus, tornaram possível este evento que marcou o culminar dos trabalhos previstos no Projeto em ação.
É digno de registo a emoção com que todos colaboradores nesta iniciativa evidenciaram, assim que chegaram ao destino. Os alunos, em particular, reagiram ativamente sendo evidente o prazer do momento vivido com aqueles animais e os seus olhos expressavam o contentamento, a sensibilidade, o amor que lhes ia na alma. Por sua vez, os animais, em nada foram indiferentes perante aquela genuína manifestação de carinho e de afeto. Não há dúvida que estavam dispostos a abraçar esta causa que lhes aquece a vida e a sua alma.
Parafraseando Chico Buarque, a importância do trabalho colaborativo permite a concretização de atos solidários agregando os esforços de todos os interessados para um bem maior.
“Todos juntos somos fortes Somos flecha somos arco.
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger.”































