Future Classroom by STEAM Education, um projeto Erasmus que envolve cinco países europeus com o intuito de promover o desenvolvimento de competências interculturais tendo por base a metodologia STEAM, onde todas as áreas do saber são postas em prática num processo de trabalho que envolva a aprendizagem experimental, a resolução de problemas (reais ou simulados), através do trabalho colaborativo e do processo criativo.
Foi deste modo que alguns alunos do 7º ano, turma 1, participaram na mobilidade à Finlândia, entre os dias 05 e 09 de setembro, rumando a Lieksa para, a partir da realidade local, explorar o património cultural, com uma visita ao Museu Pielinen (o segundo maior museu ao ar livre da Finlândia), para compreender os usos e costumes do povo finlandês. Conhecer o património natural com uma visita ao Parque Nacional Koli, situado a 347 metros acima do nível do mar e verificar in loco o trabalho que vários artistas e estudantes de artes plásticas realizam, observando as bonitas paisagens de Karelia. Tendo a arte como charneira principal desta mobilidade, fez-se uma visita guiada ao Museu Paateri, em homenagem à escultora Eva Ryynanen, que explora as qualidades das boas madeiras produzidas na Finlândia.
A disseminação do conhecimento adquirido nesta mobilidade faz-se através da partilha e do diálogo entre os restantes colegas de sétimo ano, à semelhança das mobilidades que decorreram anteriormente aos Países Baixos e à Ilha da Madeira, versando questões relacionadas com preocupações culturais, cidadania mundial e o confronto com a diversidade.










