|
PROJETO ATLANTE
O Projeto ATLANTE - É
um programa de prevenção das toxicodependências dirigido a alunos e tem
por tema : “ENFRENTAR O DESAFIO DAS DROGAS”
O ATLANTE
começou a desenvolver-se em 1996, no Canadá. Posteriormente foi adaptado
nas comunidades Autónomas de Espanha, envolvendo milhares de educadores
e centenas de milhares de estudantes, com o apoio dos Assuntos Sociais.
Este programa estendeu-se
até à Madeira, através da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais. O
Serviço Regional de Prevenção da Toxicodependência em parceria com a
Secretaria Regional de Educação e Cultura solicitou à nossa escola que
aderisse a este Programa.
Há alguns anos que este
programa está a ser implementado na nossa Escola, sendo cada vez maior o
número de professores, alunos e técnicos envolvidos neste Projeto.
O ATLANTE tem vários
objetivos: Dotar os alunos de informação, atitudes, valores e
competências necessárias para que estes, perante a oferta de drogas,
possam decidir de forma racional e autónoma, o que lhes é benéfico,
conhecendo previamente todos os malefícios que as drogas poderão
provocar na sua saúde e na dos outros.
O Programa contempla oito
temas: Informação; Crenças; Atitudes; Influências; Autoestima; Tomada de
Decisões; Resistência à Pressão de Grupos; Tempo Livre.
Este programa será
desenvolvido ao longo de oito ou mais sessões e será implementado
nas aulas de Formação Cívica, desde o 6º ao 9º ano.
A
coordenadora do Projeto Atlante:
Diva Castro
Aqui
poderás consultar:
|