Ano Escolar 2013-2014

 

Na área «Atual» apresentamos o registo das atividades que acontecem na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia ao longo do ano letivo.

 

Atividades/Notícias do ano letivo 2013/2014:

21/07/2014 - Compilação das atividades realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014

28/06/2014 - Cerimónia de entrega de diplomas de Mestrado em Administração da Educação

26/06/2014 - Exposição de Matemática – 2º Ciclo

25/06/2014 - Exposição “Artes, Criatividades e Tecnologias”

25/06/2014 - FESTA DE ENCERRAMENTO DO DESPORTO ESCOLAR

24/06/2014 - Laboratório de Empreendedorismo

18/06/2014 - Modalidade Artística de Dança da HBG na Semana Regional das Artes

17/06/2014 - 8.ª edição do AgenteX Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática

11/06/2014 - Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014

08/06/2014 - Festa de Encerramento do Desporto Escolar

08/06/2014 - HBG em destaque na Festa do Desporto Escolar 2014

08/06/2014 - Exposição relevo, vulcanismo e energias

08/06/2014 - DIA DO CIENTISTA

19/05/2014 - VI Encontro Regional dos Alunos de E.M.R.C

19/05/214 - Semana Náutica HBG - 3ªEdição

13/05/3014 - Jogos de computador em Scratch

13/05/3014 - Projeto Património

09/05/2014 - Semana da Orientação Vocacional

08/05/2014 - Gincana Cultural 2014

06/05/2014 - Avaliaçoes antopométricas

03/05/2014 - Dia da Mãe na RECICLARTE

03/05/2014 - Jornadas de Informática

03/05/2014 - Consultas de Nutrição 2014

03/05/2014 - PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL

03/05/2014 - PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL

29/04/2014 - Projeto Green Cork HBG

29/04/2014 - Semana Náutica HBG 3ª edição

29/04/2014 - Formação Parental - 2013/2014

24/04/2014 - Easter Bonnet Parade

22/04/2014 - CAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS  - SUPERMERCADOS

08/04/2014 - Final do Campeonato de Abalone

08/04/2014 - Projeto «Ler com Amor»

18/03/2014 - Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior

14/03/2014 - Concurso de fotografia HBG

12/03/2014 - Decorações alusivas ao carnaval

09/03/2014 - Exame de Inglês - "Key for Schools"

07/03/2014 - Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira 7º5

07/03/2014 - FORMAÇÃO PARENTAL «JUNTOS PARA APRENDER»

01/03/2014 - Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira

25/02/2014 - Exposição – “Acontecimentos da História da Terra”

21/02/2014 - Clube Europeu HBG recebe parceiros de 6 países

19/02/2014 - Decorações alusivas ao Dia de São Valentim

19/02/2014 - PROVA DOS NOVE - 9ºano

17/02/2014 - Semana da Internet Segura - Fotos

12/02/2014 - Semana da Internet Segura

11/02/2014 - "A Matemática e o Amor"

04/02/2014 - Prova dos Nove - 9º Ano

29/01/2014 - Consultas Nutrição

29/01/2014 - PROVA DOS NOVE 5º E 6ºANOS

27/01/2014 - Feira/Exposição De Minerais, Rochas e Fósseis

27/01/2014 - Ação de Formação 6º ano

20/01/2014 - Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior 2014

20/01/2014 - Concurso de fotografia HBG

17/01/2014 - Decorações de Natal

09/01/2014 - Prova dos Nove – 5º e 6ºanos

19/12/2013 - SER ECOLÓGICO É SER SOLIDÁRIO

09/12/2013 - Visita de estudo à Escola de Condução Infante

06/12/2013 - Alunos de E.M.R.C. assinalam o Dia Internacional dos Direitos Humanos

06/12/2013 - Fotos da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

01/12/2013 - Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

25/11/2013 - Ano Internacional da Cooperação pela Água - Projeto de Natal

19/11/2013 - A ambiguidade dos rankings

06/11/2013 - BioHorta HBG

06/11/2013 - Nutrição e Hábitos de Vida Saudáveis

28/10/2013 - Desafio Halloween

28/10/2013 - Dia Mundial da Alimentação

24/10/2013 - Projeto Green Cork

23/10/2013 - Prova dos Nove – 7º e 8ºanos

18/10/2013 - Inscrições Clube de Teatro

10/10/2013 - Aula de Fitness

3/10/2013 - Clube de Fotografia

3/10/2013 - Peditório de Rua - AMI

1/10/2013 - “Ser Ecológico é Ser Solidário”

19/09/2013 - Aulas de fitness

19/09/2013 - Inscrições em atividades de música e dança

 

Compilação das atividades realizadas ao longo do ano letivo 2013/2014

Ir para o topo

Cerimónia de entrega de diplomas de Mestrado em Administração da Educação

Consulte aqui dois registos da cerimónia de entrega de diplomas de Mestrado em Administração da Educação teve lugar na nossa Escola, no dia 19 de junho de 2014.

Telejornal da RTP Madeira

 

Seleção de fotos que documentam a cerimónia

 

Ir para o topo

Exposição de Matemática – 2º Ciclo

Ao longo do ano letivo, os alunos do 2º Ciclo realizaram Jogos Matemáticos.

Os trabalhos feitos foram expostos no 5º andar de 23 a 27 de Junho. Esta exposição teve como finalidade motivar os alunos para a aprendizagem dos conteúdos de Matemática de uma forma lúdica.

A exposição teve grande adesão e entusiasmo por parte das turmas.

Ir para o topo

Exposição “Artes, Criatividades e Tecnologias”

A exposição integrou trabalhos dos 2º e 3º ciclos do departamento das Artes Visuais e Tecnológicas, distribuídos por dois espaços arquitectónicos da escola, representando o trabalho desenvolvido nas diversas disciplinas envolvidas.

Esta mostra retrata uma composição de elementos numa superfície, organizada e pensada no espaço e no tempo, procurando, também ela, manifestar uma apresentação criativa.

As “obras de arte” apresentadas á comunidades educativa, são o culminar das aprendizagens, reflectindo as metas curriculares, desenvolvidas ao longo do ano letivo, pelos alunos.

Nesta exposição exibe-se a linguagem pictural e gráfica, geradora de comunicação, conseguida através da experimentação e do domínio da linguagem gráfico-plástica e do alfabeto visual, como sejam pontos, linhas, texturas, cores, volumes, sombras, formas bi e tridimensionais, letras, objetos, desenho rigoroso e expressivo e muito mais, até à exaustão da criatividade, do pensamento. O importante é que, funcionem em conjunto, o importante é que haja harmonia contextual.

Os espaços concebidos para o efeito, narram ideias, emoções ou intenções diferentes, tendo em conta que cada ser humano é uníssono.

Ir para o topo

FESTA DE ENCERRAMENTO DO DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se no dia 13 de junho a Festa de Encerramento do Desporto Escolar.

Pretendeu-se apresentar à comunidade escolar as modalidades que a escola oferece no âmbito do desporto escolar e ao mesmo tempo proporcionar a todos os alunos dos núcleos um convívio mais próximo.

Contamos com a presença da Dr.ª Fátima Teles, Presidente do Conselho Executivo e restantes membros, bem como a Presidente da Comunidade Educativa, Dr.ª Arlinda Marques.

Dirigindo-se a todos os presentes, a Presidente do Conselho Executivo deu os parabéns aos alunos envolvidos no desporto escolar e reforçou o facto de a escola ter obtido excelentes resultados desportivos na Festa do Desporto Escolar. Não esqueceu os que terminam a sua escolaridade na HBG, desejando-lhes os maiores sucessos no futuro, destacando a HBG como “ a melhor escola do mundo”.

A cerimónia teve início com o desfile dos alunos envolvidos nos núcleos de desporto escolar, perante uma assistência alegre e participativa que encheu por completo as bancadas do Polivalente três.

Assistimos às apresentações dos núcleos de Aeróbica da nossa Escola, bem como à de um número de dança protagonizado por duas alunas do 9º3.

Terminamos com a atribuição dos prémios na Prova dos Nove e homenageamos as equipas/alunos vencedores na Festa de Desporto Escolar 2014.

Realizamos o tradicional jogo professores/alunos, desta vez na modalidade de voleibol.

A todos os que participaram e colaboraram no sucesso desta atividade o nosso obrigado.

Ir para o topo

Laboratório de Empreendedorismo

No dia 12 de junho, as turmas 8º1, 8º2, 8º3, 8º4, 8º5 e 8º6, dinamizaram uma atividade no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, intitulada “Laboratório de Empreendedorismo” que teve como principal objetivo incutir nos nossos alunos um espírito empreendedor. A apresentação da actividade esteve a cargo do aluno Bernardo Mendes de Almeida, do 8º1 e onde o aluno Diogo Caires da mesma turma, apresentou e desenvolveu o conceito de Empreendedorismo.

Seguiu-se uma tomada de posse formal dos Presidentes e Vice Presidentes das várias empresas simuladas em cada turno das turmas envolvidas. Posteriormente, vários alunos, designadamente o Afonso Rodrigues do 8º1, Afonso Vieira e Bruno Rodrigues do 8º5 e Beatriz Sousa do 8º6,  apresentaram o conteúdo funcional do cargo que desempenhavam na estrutura organizacional da sua “empresa”.

No final da cerimónia, a empresa “Sweet Paradise”, liderada pela aluna Adelaide Borges e coadjuvada pelas colegas Sara Quintas e Sofia Jardim do 8º1, ofereceu aos presentes os produtos que pretendem comercializar, cupcakes e sumos naturais, enquanto se assistia a um momento musical, protagonizado pelo aluno Diogo Caires.

Esta iniciativa foi antecedida de um trabalho prévio ao longo do ano, onde foram integrados vários conteúdos da disciplina de Educação Tecnológica.

Cada turno de cada uma das turmas envolvidas, pensou no produto ou serviço que queria “vender”, criou a sua estrutura organizacional representada em organogramas, tendo como base a eleição de cada um dos elementos que iriam ocupar os vários cargos da “Empresa”. De seguida criaram os respetivos logótipos os quais foram objeto de um concurso interno.

Depois, cada aluno realizou e apresentou um trabalho de pesquisa sobre o conteúdo funcional do seu cargo para ter uma noção das suas competências e das suas funções o qual, foi depois apresentado à turma.

Posteriormente, cada aluno aprendeu a elaborar o seu Curriculum Vitae no modelo clássico e no Europass, bem como a redigir uma Carta de Candidatura ao 1º emprego.

Os alunos tiveram oportunidade de experimentar dinâmicas de trabalho cooperativo, fazendo eles a gestão das tarefas, designadamente, construindo arquivos, elaborando fichas biográficas, preçários, cartazes publicitários, etc, de forma a responderem ao desafio lançado.

Ir para o topo

Modalidade Artística de Dança da HBG na Semana Regional das Artes

O grupo da Modalidade Artística de Dança da HBG participou no dia 17  de Junho às 10H no Jardim Municipal do Funchal, com  "Animals". de Martin Garrix no evento: Semana Regional das Artes, integrada no Festival do Atlântico da Secretaria Regional do Turismo.

Esta atividade foi orientada pela Professora Maria do céu Alves e contagiou de alegria o público numeroso ali presente.Os discentes envolvidos estão de parabéns pelo excelente desempenho e com isso também a nossa Escola!

 

Ir para o topo

8.ª edição do AgenteX
Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática

Realizou-se na passada sexta-feira, 13 de Junho, na Escola Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, a final da 8.ª edição do AgenteX – Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática. Participaram neste evento 109 alunos de 23 escolas da região que, na parte da manhã, deram o seu melhor na prova escrita composta por 6 problemas.

A nossa escola fez-se representar com uma comitiva de 16 alunos, 7 do 2.º ciclo e 9 do 3.º, acompanhados pelas professoras Filipa Teixeira e Marta Vieira. Destaca-se o 1.º lugar alcançado no AgenteXmini pela aluna Carolina Freitas Pires da turma 6.º 6 e o segundo lugar alcançado no AgenteXmax pela aluna Sara Isabel Nunes Luís da turma 8.º 5. Ainda no top10 figuram os alunos Igor Alexandre Brazão da Silva da turma 8.º 5 e a Inês de Vasconcelos Freitas Leitão da turma 6.º 5.

O Departamento de matemática agradece a todas as pessoas que tornaram possível, a participação dos alunos da nossa Escola, no campeonato e na final.

Para consultar mais informação acerca do evento: álbum de fotos, provas realizadas e o top15 aceda ao website: http://agentex.pt.vu

Ir para o topo

 

Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014

No passado dia 31 de março realizou-se a  2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014.

Agradecemos, desde já,  a participação de todos os alunos e apresentamos votos das maiores felicidades.

No dia 13 de Junho, em simultâneo com a festa de encerramento do Desporto Escolar, serão entregues aos alunos os certificados de participação na 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014.

Segue-se a classificação referente à 2ª eliminatória.

 

NOME DO ALUNO(A)

NOTA Geral

João Alberto Silva Teixeira

28

Madalena Susana Vieira Spinola

25

Margarida Castro Palermo

24

Tiago Favila Faria de Assis Correia

24

Matilde Clode Figueira da Silva Freitas

24

Bruno Andrade Marcos

20

Maria Leonor Escórcio Rebolo

16

Ir para o topo

Festa de Encerramento do Desporto Escolar

Realiza-se no dia 13 de Junho, pelas 9h45 a Festa de Encerramento do Desporto Escolar.

Pretende-se apresentar à comunidade escolar as modalidades que a escola oferece no âmbito do desporto escolar e ao mesmo tempo proporcionar a todos os alunos dos núcleos um convívio mais próximo.

Neste dia serão homenageadas as equipas vencedoras da Festa do Desporto Escolar, bem como as turmas que se classificaram ao 1ºlugar na Prova dos Nove.

Ir para o topo

HBG em destaque na Festa do Desporto Escolar 2014

 A Festa do Desporto Escolar realizou-se, em vários estabelecimentos escolares do Funchal, entre os dias 27 e 31 de maio.

A nossa escola esteve representada com 218 alunos, distribuídos pelas modalidades de Atletismo, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal, Ténis de Mesa, Badminton, Ginástica Aeróbica e Multiatividades.

Nesta competição destacamos os cinco títulos coletivos conquistados pelas nossas equipas: voleibol (infantis femininos; iniciadas femininas e iniciados masculinos), basquetebol (infantis masculinos), e futsal (iniciadas femininas), bem como as 36 medalhas do Atletismo, sendo 13 referentes ao 1º lugar. A ginástica aeróbica obteve um 1ºlugar em par feminino, nível 1 e na orientação obtivemos o 1º lugar em infantis femininos.

Esta Festa é uma oportunidade para os nossos alunos competirem, conviverem, desenvolverem o espirito de equipa, o fair play e aprenderem a lidarem com as vitórias e derrotas.

Parabéns aos alunos e professores que tão bem nos representaram.

Até ao próximo ano!

Ir para o topo

Exposição relevo, vulcanismo e energias

No âmbito interdisciplinar das áreas de Geografia, Ciências Naturais e Ciências Físico Química decorreu nos dias 6 a 16 de maio uma exposição “Relevo, Vulcanismo e Energias Renováveis - Ilha da Madeira“. Os trabalhos expostos (cartazes e modelos) foram realizados pelos alunos de 7.º e 8.º ano. A acompanhar esta exposição esteve patente um conjunto de placares informativos sobre as Energias Renováveis existentes na ilha (departamento de educação da Câmara Municipal do Funchal).

Ir para o topo

DIA DO CIENTISTA

As disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Químicas e Geografia realizaram nos dias 22 e 23 de maio de 2014 várias exposições interativas nos laboratórios científicos da escola. Foram dinamizadas diversas atividades experimentais, observações, montagens de modelos, jogos didáticos e outros trabalhos.

Como tem sido habitual esta atividade é dirigida a alunos de 4º ano com a finalidade de despertar o interesse pela Ciência e ter um primeiro contacto com uma escola de 2/3º Ciclos.

Participaram alunos das escolas da Ajuda, Cruz de Carvalho e Externato do Lisbonense.

Vídeos desta atividade

Clique para ver as fotos desta atividade.

 

Ir para o topo

ESCOLA SAUDÁVEL 

No passado dia 23 de maio realizaram-se as consultas de nutrição da 3ª fase aos alunos que participaram no programa "Viver Melhor". Estas decorreram no gabinete do Escola Saudável entre as 9:45 e as 16:00. Contamos com o apoio da empresa UNISELF através da Dr.ª Geni Alves que tem colaborado e ajudado os alunos participantes. 

Ir para o topo

VI Encontro Regional dos Alunos de E.M.R.C

Olá amigos!

Cá estamos nós mais uma vez!

No dia 24 de abril realizou-se o VI Encontro Regional dos Alunos de E.M.R.C no Curral das Freiras. Da nossa escola partiram dois autocarros com cerca de cem alunos! O dia esteve recheado de atividades variadas que nos trouxeram alegria e boa disposição! Ora leiam os nossos testemunhos.

“Este Encontro de E.M.R.C. foi excelente. Adorei conhecer o Curral das Freiras, é um lugar lindo. De manhã participámos em diferentes atividades. O almoço foi ótimo, partilhamos e depois brincámos.”! À tarde, vimos a atuação de diversas escolas com danças e músicas. Fizemos uma caminhada, onde cantamos “HBG” até ficarmos quase sem voz! Para o ano, se houver outra vez este Encontro aconselho-te mesmo a ir”. 6.º5 Filipa

 “Eu gostei imenso do Encontro, adorei o peddy-paper, foi muito divertido. Para mim foi uma experiência inesquecível.” Inês 6.º1

 “Foi um dia divertido! Gostei deste encontro entre tantas escolas para celebrar a disciplina. Vieram muitos alunos celebrar Educação Moral!” 5º 9 Máxima

 “Gostei da viagem de autocarro, toda a gente estava animada. Quando chegamos ao Curral das Freiras o tempo estava muito bom e começou a nossa festa. Ofereceram-nos umas pulseiras da disciplina de EMRC muito fixes! Ao longo da manhã participámos em jogos tradicionais e peddy-paper que nos permitiu ficar a saber mais sobre esta linda terra. Gostei principalmente do facto de ter sido eu a levar o símbolo da nossa escola até a “árvore dos símbolos”. Foi ótimo o almoço convívio. Da parte da tarde assisti às atividades apresentadas pelas escolas, foi altamente! O Encontro de E.M.R.C. foi muito interessante, eu adorei!” 6.º5 Sara Camacho

“O VI Encontro de EMRC foi divertido e também uma experiência única. Cantámos, participámos nas atividades e observámos pequenos filmes. Gostei muito daquele dia.” 6.º1Maria

P.s. Junta-te a este grupo que não para de crescer. Atreve-te!

Alunos de E.M.R.C.

Professores de E.M.R.C.

José Fiel e Sónia Abreu

Ir para o topo

Semana Náutica HBG - 3ªEdição

Terminou mais uma edição da Semana Náutica, atividade que deliciou todos os que nela participaram e cujo sucesso os alunos fizeram questão de confirmar.

Foi uma semana diferente, onde os alunos puderam vivenciar um conjunto de experiências diferentes daquelas que habitualmente têm nas aulas de Educação Física.

A organização da Semana Náutica agradece a todos os que tornaram possível a realização desta 3ª edição.

Ir para o topo

Jogos de computador em Scratch

Durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) os alunos dos 8º ano planearam e elaboram jogos de computador utilizando o Scratch. Fazendo parte da nova estrutura curricular de TIC, o Scratch é uma linguagem de programação de computadores adequada aos níveis de ensino em questão, e permite desenvolver competências  de criatividade, planeamento e raciocínio lógico e abstrato.

Eis aqui um vídeo com alguns dos jogos criados pelos nossos alunos:

 

Ir para o topo

 

Projeto Património

Em Educação Visual, no domínio do “Discurso” e na exploração do conteúdo “Património”, os alunos da turma 6º1,desenvolveramo seu projeto “Viagem das plantas – o Contributo dos Portugueses no Mundo”, com uma visita de estudo ao Museu de Arte Sacra do Funchal.

Enquadraram assim, a arte enquanto património cultural e artístico e desenvolveram ações orientadas para o estudo de trajetórias históricas, reconhecendo a sua influência na perceção do futuro.

Oportunamente nesta visita foram explorados diversos aspetos relacionados com o património imóvel regional (no percurso da rua da carreira), assim como, a toponímia, e ainda mais especificamente a arte flamenga no séc. XVI (trípticos: “São Tiago Menor e S. Filipe” e “Descida da Cruz”).

Durante a visita ao museu, foi iniciado um trabalho prático resultante da interpretação ao nível do suporte: o tríptico.

Esta tarefa, envolveu elementos alusivos ao séc. XVI, numa composição visual de recorte/colagem, que invocou aprendizagens realizadas na escola em diversas disciplinas intervenientes no projeto, nomeadamente: Ed. Visual, Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Língua Portuguesa.

Os suportes do trabalho, pertencentes ao museu, (2 trípticos), vieram à escola e a atividade teve continuidade nas aulas de Ed. Visual, (a composição visual dos trípticos) e de Educação Tecnológica, (a aplicação de operadores mecânicos de transmissão e de transformação de movimento).

Como forma de complementar o projeto, foi igualmente recriada uma charola, elemento representativo do património regional, que agrega um conjunto de frutos, raízes, vegetais e especiarias desenhados pelos alunos para o projeto da turma “Viagem das Plantas - O contributo dos Portugueses no mundo”. Esta representação visual recria um postal publicitário do Grémio dos Exportadores de Frutas e Produtos Hortícolas da Ilha da Madeira, desenho de Mário Costa.

Visto que se aproxima o dia internacional dos museus (dia 18 de Maio) a exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto pretende também comemorar este dia e passar a mensagem à comunidade educativa de que vale a pena visitar Museus, “lugares de cruzamento de conhecimentos, projetos e emoções”. Convidando todos à participação ativa na descoberta de uma herança cultural.

 

Ir para o topo

Semana da Orientação Vocacional

De 12 a 15 de Maio o Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional dinamiza a Semana da Orientação Vocacional, previsto no programa anual da Escola de 2º/3º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia e inserida no Programa de Orientação Vocacional, que foi desenvolvido ao longo do 2º período.

Esta semana tem como propósito sensibilizar e dar a conhecer algumas profissões de maior interesse e que suscitam maior curiosidade. Para tal, no programa desta semana, estão previstas um conjunto de Tertúlias Temáticas, onde os alunos contatarão com profissionais de diferentes áreas, maioriamente pais de alunos do 9º ano, que gentilmente se disponibilizaram a colaborar com a escola. As sessões estão organizadas por áreas, de acordo com os 4 agrupamentos existentes no ensino secundário, a saber: Ciências e tecnologias, Ciências sócio-económicas, Artes e Línguas e Humanidades. 

No dia 15 de maio acontecerá a Feira das Escolas e tem como objetivo informar e esclarecer os alunos do 9º ano acerca dos cursos profissionais e agrupamentos de estudo, das Escolas Secundárias e Profissionais existentes.

A Feira contará com a presença das Escolas Secundárias: Jaime Moniz, Francisco Franco, Escola Particular de Ensino Secundário (APEL), Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Dr. Ângelo Augusto da Silva. Na formação profissional estarão presentes as seguintes escolas: Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, Atlântico, Dr. Francisco Fernandes, Cristóvão Colombo, Instituto Profissional de Transportes e Logística (Lda) (IPTL) e Conservatório Escola das Artes.

Clique sobre a imagem para mais informações sobre a Feira da Orientação Vocacional

Ir para o topo

Gincana Cultural 2014

25 de abril – 40 anos

No passado dia 24 de abril realizou-se, pela sétima vez consecutiva, a gincana cultural organizada pelos professores de História da nossa escola.

Este ano o tema principal foi o 25 de abril mas também se lembraram os 100 anos da 1ª guerra mundial e os 500 anos da criação da diocese do Funchal.

A prova contou com a participação de cerca de 500 alunos, 65 professores e 55 encarregados de educação que, divididos por equipas, percorreram algumas ruas da nossa cidade, respondendo a questões sobre os temas em destaque.

O Museu Militar da Madeira, instalado no Palácio de São Lourenço, colaborou nesta edição da prova e os alunos tiveram a oportunidade de visitar, ainda que muito rapidamente, as instalações deste museu.

Mais uma vez os nossos participantes, jovens e menos jovens, tiveram um comportamento exemplar deixando-nos a todos, organização e direcção da escola, orgulhosos pela atitude demonstrada.

                                                                              O Grupo 400 - História

Classificação

1º lugar

  • Cravos Vermelhos (7º1)

  • Clube Amigos Gincana Anual (8º1)

  • 254 (9º1)

2º lugar

  • As M&M’S  (8º3)

  • Os Vingadores (8º3)

  • Unidade Democrática (9º11)

3º lugar

  • Os Cravos (7º9)

Ir para o topo

3ª fase das consultas de nutrição

Ir para o topo

Avaliações antropométricas

Ir para o topo

Dia da Mãe na RECICLARTE

Estes foram alguns trabalhos realizados pelos alunos que participaram na atividades para o dia da Mãe na RECICLARTE. Construíram com muito empenho, com cartão ou papel uma prendinha para a sua Mãe.

A Aluna Beatriz Ceirão fez uma dedicatória para todas as Mães......

…Para o DIA DA MÃE………

 Mãe é AMOR,

Mãe é TERNURA,

Ela é quem me acalma a dor

E quem a minha alma cura.

 

Mãe é CARINHO,

Mãe é AMIZADE,

Ela aconchega-me no meu “ninho”

E eu dou-lhe um beijinho.

 

Ela chama-me de princesa

E eu chamo-lhe de rainha

Ela tem muita beleza

Mas é só minha.

 

Sou o amor da sua vida

É Ela quem o diz

Minha mãe querida

Que me faz muito feliz

 

Vou cuidar dela

Quando ela for velhinha

Como ela cuida de mim

Desde que sou bebezinha

 

Beatriz Ceirão do 7º6

Ir para o topo

Jornadas de Informática

Escola Dr. Horário Bento de Gouveia

As jornadas de Informática irão decorrer na semana de 5 até 9 de maio de 2014, na escola Dr. Horário Bento de Gouveia com Exposições de trabalhos realizados pelos alunos da nossa escola, palestras sobre a Segurança na Internet, divulgação de projeto Caper do Núcleo de Tecnologias Educativas da Região Autónoma da Madeira e uma conferência sobre o Fascínio dos Robots. Os alunos participarão nestas atividades com o acompanhamento dos diretores de turma na disciplina de Formação Social e Pessoal de modo a colaborar com todos os intervenientes na realização da mesma.

 

Planificação

  • Data

    Atividade

    Local

    Convidado da Atividade

    Hora/

    Duração

    Publico Alvo

    De 5 até 9 de maio

    Exposições dos alunos

    Piso 2/Piso1

    Alunos e professores

    Das 9h às 17h

    Comunidade educativa

    06 de maio

    terça-feira

    Apresentação de Projetos de Robótica

    PROJETO CAPER

    Sessão 1

    Auditório

    Núcleo das Tecnologias Educativas

    11:15

    13:00

    Turmas: 9º2, 5º6, professores(90min)

    06 de maio

    Palestra “Segurança na Internet”

    Auditório

    Inspetor Custódio

    9:45 / 11:15

    Turmas: 5º3, 6º5, 7º4 e 9º8 e professores

    07 de maio

    Palestra “Segurança na Internet”

    Auditório

    Inspetor Custódio

    9:45 / 11:15

    Turmas: 5º1, 6º2, 6º3, 7º6 e 9º3 e professores

    08 de maio

    Quinta-feira

    Apresentação de Projetos de Robótica

    PROJETO CAPER

    Sessão 2

    Auditório

    Núcleo das Tecnologias Educativas

    11:30 -13:00

    Turmas: 6º8, 8º1professores(90min)

    09de maio

    O fascínio dos robôs

    Auditório

    Profº Dr. Eduardo Fermê

    9:45 a 11:15

    Turmas: 7º8, 8º2, 8º6 e professores

Ir para o topo

Consultas de Nutrição 2014

Ir para o topo

PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL

Finalizaram todas as ações de formação realizadas a todas as turmas do 6º ano, cuja temática intitulou-se: Hábitos de vida e alimentação saudáveis.

Estas formações foram efetuadas pela nutricionista da escola e teve imensa relevância na sensibilização dos alunos para hábitos de vida saudáveis nas suas vidas quotidianas.

Ir para o topo

PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL

Finalizaram os testes antropométricos laboratoriais, destinados aos alunos do terceiro ciclo (8º e 9º anos) nomeadamente índice de massa corporal, glicémia, percentagem de massa gorda e pressão arterial, com a contribuição e ajuda das enfermeiras especializadas do Centro de Saúde do Funchal.

Estes testes foram aplicados, no laboratório da Escola Saudável, para uma amostra de 550 discentes.

No que concerne aos alunos do 2º Ciclo e 7º ano, foram selecionados os que apresentavam dados acima da zona saudável e posteriormente foram direcionados para a nutricionista da nossa escola. Estes alunos são posteriormente acompanhados por um docente especializado na área da saúde e prescrição do exercício.

Ir para o topo

Projeto Green Cork HBG

No âmbito do Projeto Green Cork, o grupo de Ciências Naturais finalizará, no dia 30 de maio, a recolha de rolhas.

Como reconhecimento do empenho dos alunos serão entregues prémios simbólicos aos que mais contribuíram para o sucesso deste projeto.

Ao longo do 2.º e 3.ºPeríodos os alunos do 8.º ano desenvolveram trabalhos teóricos e práticos, recorrendo à aplicação/reutilização de cortiça. O tema principal foi a “A valorização de resíduos, preservação da biodiversidade e reflorestação”.

Convida-se toda a comunidade educativa, a visitar a exposição dos trabalhos supramencionados que irá decorrer na nossa escola de 20 a 30 de maio.

 Na tabela seguinte encontra-se a pesagem referente à recolha efetuada para o 4.ºTOP Rolhas.

 

Solicitamos a colaboração de todos na recolha do maior número possível de rolhas, de modo a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, permitindo a reflorestação.

Ir para o topo

Semana Náutica HBG 3ª edição

5 a 9 maio 2014

A nossa escola lança o desafio, visando contribuir para a sustentabilidade das atividades náuticas na Região. Esta atividade envolve 788 alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade, que irão desfrutar, ao longo de uma semana, de um variadíssimo leque de experiências náuticas, nomeadamente, Vela, Windsurf, Canoagem, Paddle Board, Kayak Polo, Micromagic, Pesca Desportiva e Snorkeling.

Esta será uma semana dedicada às atividades náuticas e vai decorrer de 5 a 9 de maio nas seguintes instalações:

1. Varadouro de São Lázaro.

2. Sede do CNF – Quinta Calaça.

3. Estação de Biologia Marinha do Funchal – Cais do Carvão.

4. Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal – Penteada.

Ir para o topo

Formação Parental - 2013/2014

JUNTOS PARA APRENDER

Encontros de Pais

 

Caro Encarregado de Educação é com enorme prazer que a escola do seu educando o convida a estar presente na sessão «SER FELIZ…NO ESTUDO». Com esta sessão pretende-se que os Encarregados de Educação adotem algumas dicas/estratégias para promover os métodos de estudo dos seus filhos.

                                                   

Tema da Sessão

Tópicos da Sessão

Dia

Local/Hora

Formadora

 

 

SER FELIZ …NO ESTUDO

 

-Importância do estudo;

-Motivação escolar;                     

-Os Tpc’s e o estudo em casa;

-Comunicação escola-família;

-Horário e ambiente de estudo;

-Ansiedade nos momentos de avaliação.

 

 

6 de maio

 

 

Auditório das 18:30 às 20:00

 

 

Drª Luísa Andrade (Psicóloga)

Com a participação das turmas 6º1, 6º3, 6º4 e 5º11 (Modalidade Canto Coral)

Ir para o topo

Easter Bonnet Parade

Inserida no Plano Anual de Escola, departamento de Línguas e no âmbito das atividades propostas "Espaço Multicultural", a HBG acolheu no dia 4 de Abril uma atividade de cariz lúdico pedagógico. Intitulada "Easter Bonnet Parade" envolveu  professores e alunos dos 2º e 3º Ciclos e visou dar a conhecer a toda a comunidade educativa um pouco da cultura inglesa, motivar os alunos para a aprendizagem da língua inglesa através da componente lúdica, assim como promover a boa disposição e entretenimento na escola, proporcionando nomeadamente a interação e convívio entre alunos do 2º Ciclo e 3º Ciclo.

A iniciativa esteve a cargo da docente de Língua Inglesa Lícia Mascarenhas, com a colaboração das docentes Dorinda Ferreira,  Alexandra Melim e Maria Alice Gouveia.

Esta atividade começou dento da sala de aula com os alunos do 9º ano da turma 4, que escreveram pequenos cartões de Páscoa, numa pequena brincadeira que consistiu em apresentarem-se em Inglês aos seus pretensos afilhados, para que no dia do desfile cada um soubesse um pouco acerca do seu suposto padrinho ou madrinha. Por sua vez, os alunos do 5º ano da turma 4 “responderam da mesma forma descrevendo algumas das suas características físicas e psicológicas, vindo esta atividade mesmo a propósito, uma vez que tinham acabado de aprender este tipo de vocabulário”, como referiu a professora de Inglês Alice Gouveia.

No dia 4 de abril após a chegada da Cônsul honorária do British Council, Mrs Joy Murray Meneses, alguns alunos das turmas 1 e 2 do 6º ano, assim como alunos do coro da escola interpretaram a canção "Hot Cross Buns" alusiva a uma das iguarias típica da Páscoa Britânica. De seguida, os alunos do 5º e 9º anos turmas 4 respetivamente  e  os alunos da  Unidade Especial desfilaram e encantaram com os seus criativos "chapéus de Páscoa". Por último um grupo de professores entusiastas e bem dispostos também desfilou exibindo os seus lindos "easter bonnets" denunciando algum dom para a passerelle.

No seguimento desta atividade, a Cônsul honorária do Consulado Britânico, Joy Murray Meneses, visitou ainda a exposição junto ao Conselho Executivo, que exibia Easter bonnets executados com alguma mestria e muita criatividade pelos alunos do 7º ano turmas 6 e 7. Após a visita à exposição a Presidente do Conselho Executivo, Fátima Teles, mostrou alguns espaços da nossa escola e descreveu alguns dos projetos em vigor neste ano letivo. Por último foi servido um chá, na sala de professores, onde não puderam faltar os tão afamados hot cross buns.

Agradecimentos

Joy Murray Meneses

Dorinda Ferreira

Alexandra Melim

Alice Gouveia

Ana de Jesus

António Garcês

Diva Castro

Júlia Rocha

Manuela Antunes

Maria José Martins

Sílvia Gomes

Susana Caldeira

Telmo Costa

Lícia Pinto

Luís Relva 

Célia Freitas

Teresa Catarina Santos

Ana Luísa Rodrigues

Catarina Ferreira

Fátima Cunha

Ricardo Gouveia

 

Alunos e pais do 5º4, 7º6, 7º7, 9º4 e 9º5

Alunos da Unidade especial e Auxiliares Rita e Helena

 

Duarte Marote

Jorge Conduto

 

Conselho Executivo

Funcionários da HBG

O meu sincero agradecimento a todos quantos deram o seu contributo para que esta  atividade fosse um sucesso, um convívio alegre e salutar para toda a comunidade educativa.

 Lícia Mascarenhas

Ir para o topo

 

CAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS  - SUPERMERCADOS

Para mais informações sobre esta ação de recolha de alimentos clique aqui...

Para transferir o documento para a autorização do Encarregado de Educação...

Ir para o topo

Final do Campeonato de Abalone

No dia 4 de Abril, realizou-se a “Final do Campeonato de Abalone”, às 11 horas no Laboratório de Matemática.

O campeonato, organizado pelo grupo 500 (Matemática) decorreu durante o 2º período nas turmas do 3º Ciclo. Este campeonato foi disputado pelos alunos com muito empenho e motivação. No entanto, apenas 24 alunos foram apurados para a final. Em primeiro lugar, ficou o aluno Óscar Francisco Santos Gonçalves do 8º4; em segundo lugar, o aluno Igor Alexandre Brazão da Silva do 8º5; em terceiro lugar, o aluno João Manuel Silva Pestana do 7º10.

Ir para o topo

Projeto «Ler com Amor»

A Associação «Companhia Contigo Teatro» tem desenvolvido, em coordenação com a DRE, o Projeto «Ler com Amor», que visa dinamizar a leitura em voz alta, dramatizada e performativa, nas escolas, dentro da sala de aula.

Aquando da formação «Dinâmicas de Leitura na Sala de Aula», a professora responsável pelo projeto na escola HBG, Cristina Guedes Azevedo, realizou várias atividades, ao longo dos primeiros períodos, nomeadamente a leitura expressiva e dramatizada de cartas, contos e poemas.

No dia 24 de março, alguns alunos do 7º8 ( Ana Carolina Pereira, Carla Teixeira, Laura Fabiana Chaves, Laura Raquel Carvalho, Sara Isabel Silva, Sara Patrícia Gomes e Tânia Ferreira), 7º9 (Bárbara Freitas, Beatriz Góis, Inês Pão, Laura Andrade, Linda Inês Campos, Mário Fernandes, Nícia Ferreira e Paulo Belim) e 7º12 (Ana Catarina Andrade, Catarina Freitas, Melânia Ramos e Patrícia Ribeiro) participaram na atividade, no Infantário «As Capuchinhas» e no jardim do Museu da Quinta das Cruzes. Este evento consistiu, numa primeira fase, na leitura dramatizada do Conto «Elmer- o elefante xadrez», de David Mckee, dirigida para as crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. De facto, a interação entre as crianças e os jovens, no infantário, revelou-se profícua e a leitura, enquanto ato de partilha, deu vida ao elefante Elmer, num ambiente descontraído e acolhedor. Depois, foram declamados os poemas: «Ler com Amor», de Fátima Pitta Dionísio; «Canção» e «Urgentemente», de Eugénio de Andrade e  «Amigo», de Alexandre O'Neill. Por fim, os «pequenos leitores» cantaram o «Hino da HBG», da autoria de Fátima Pitta Dionísio. 

Os intervenientes demonstraram uma entrega total e um empenho contagiante na atividade, o que se refletiu numa evolução significativa, quer nas competências da leitura, quer nas competências sociais.

  Este evento mereceu rasgos elogios por parte de alguns elementos presentes da «Companhia Contigo Teatro», nomeadamente, Hugo Andrade e Sandro Nóbrega. Os Diretores das turmas 7º8, Maria Cruz, e  7º9, Cecília Pontes, acompanharam os alunos e contribuiram para o sucesso desta iniciativa.

  O projeto «Ler com Amor» quer agradecer aos professores Carlos Gomes, que se disponibilizou logo a filmar e fotografar a atividade, tendo posteriormente trabalhado na apresentação final do vídeo; o Professor Vasco Rodrigues, que adaptou o trecho musical para o «Hino da HBG» e ensaiou, com entusiasmo, os alunos. O Museu Quinta das Cruzes e o infantário «As Capuchinhas» abriram gentilmente as suas portas e acolheram este evento, disponibilizando os materiais necessários à sua realização. A Poetisa da escola, Fátima Pitta Dionísio, acarinhou o pedido que lhe foi feito, tendo criado um poema  sobre os temas «Ler com Amor» e a Escola HBG.

     Finalmente, contribuiu com empenho e dedicação incansáveis a professora Magda Saraiva.

Para ver as fotos desta atividade clique aqui...

Ir para o topo

Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior

A edição de 2014, das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior contou com a participação de cerca de 9 000 estudantes de 319 escolas. Apenas 21% dos participantes foram apurados para a 2ª eliminatória.

A nossa escola, contou com a participação de 34 alunos, 9 dos quais, passaram à 2ª eliminatória.

Aproveitamos para agradecer a participação dos alunos nesta iniciativa.

Aos apurados para a 2ª eliminatória, relembramos que esta decorrerá no próximo dia 31 de março às 14:30h e terá a duração de 120 minutos.

Lista dos alunos apurados, por ordem de classificação obtida:

Afonso Leonardo Vieira Andrade

9º2

Madalena Susana Vieira Spínola

9º1

Bruno Andrade Marcos

9º2

João Alberto Silva Teixeira

9º8

Margarida Castro Palermo

9º4

Tiago Favila Faria de Assis Correia

9º1

Matilde Clode Figueira da Silva Freitas

9º3

Pedro António Abreu Pestana

9º5

Maria Leonor Escórcio Rebolo

9º4

Podes consultar os resultados gerais aqui

Ir para o topo

 

Concurso de fotografia HBG

O Clube de Fotografia está a promover um concurso para todas as escolas da região (2º 3º Ciclos e Secundário).

 

Consulte aqui o regulamento do Concurso de fotografia HBG...

Ir para o topo

 

Decorações alusivas ao carnaval

Ir para o topo

Exame de Inglês
"Key for Schools"

Informação aos pais e encarregados de educação...

Ir para o topo

Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira 7º5

Os alunos do 7.º ano da turma 5 visitaram o Museu de Eletricidade  da Madeira no passado dia 18 de fevereiro, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais. Esta visita de estudo teve como principais objetivos conhecer os princípios básicos de produção, distribuição e utilização da eletricidade, assim como adquirir  conhecimentos importantes sobre as fontes de energia renováveis e não renováveis.

Ir para o topo

FORMAÇÃO PARENTAL «JUNTOS PARA APRENDER»

A Internet é uma grande fonte de aprendizagem e entretenimento. Porém, assim como os pais desde cedo orientam os filhos para não conversarem com estranhos, olharem para os dois lados ao atravessar a rua e não aceitarem boleia de desconhecidos, eles também devem estar conscientes dos riscos da Internet.

Neste sentido, vimos, por este meio, convidar os Encarregados de Educação e toda a Comunidade Escolar a participar na sessão de esclarecimento «Internet Segura para Pais e Filhos», no dia 10 de março, às 18:30, no auditório da escola. A formação será orientada pelo professor Licínio Silva e pelo chefe Telo da Polícia Escola Segura e será uma excelente oportunidade para esclarecer algumas das suas dúvidas

Contamos com a Sua presença.

Ir para o topo

Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira

Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira dos alunos do 7º3 que decorreu no passado dia 27 de fevereiro. A turma foi acompanhada pelos professores Alda Matos Rosário e Jorge Garanito.

Ir para o topo

Exposição – “Acontecimentos da História da Terra”

Na nossa escola decorreu uma exposição onde puderam ser observados vários modelos de espécies de dinossauros e cartazes alusivos aos Acontecimentos da História da Terra. Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do 7.º ano. Esta exposição teve lugar no piso 1, entre os dias 21 a 31 de janeiro. Simultaneamente, foi projetado um filme: “A sombra dos dinossauros”. A atividade faz parte da lecionação do conteúdo programático “A Terra conta a sua História”.

Conjuntamente, realizou-se uma feira/exposição de amostras de minerais, rochas e fósseis nas suas mais variadas formas, cores e aplicações.

A seleção, organização e exposição dos cartazes foram da responsabilidade das professoras de Ciências Naturais e das Atividades Culturais.

A atividade despertou o interesse de toda a comunidade escolar. Os alunos foram participativos e demostraram muito entusiasmo, principalmente ao visitar a feira e os modelos de dinossauros expostos.

Ir para o topo

Clube Europeu HBG recebe parceiros de 6 países

 Na semana de 24 a 28 de Fevereiro de 2014, a nossa escola receberá as escolas parceiras de um dos projetos de parceria, para a organização da mobilidade na Madeira do projeto ”HealthyChildhood, BeautifulLife”.

O programa da semana de mobilidade na Madeira conta com a realização de apresentações artísticas por parte de alunos da escola Horácio Bento, sessões de trabalho de professores e alunos, observação de aulas por parte dos alunos estrangeiros, visitas de estudo a diversos pontos da Ilha da Madeira, passeio de Catamarã e no teleférico do Funchal. Terá, ainda, o envolvimento e participação de entidades locais e de personalidades da Região, designadamente, receção na Câmara Municipal do Funchal pelo Senhor Presidente Paulo Cafofo, receção na Secretaria Regional do Turismo, onde será visualizado um filme sobre “O Destino Madeira” e presença na escola, do Senhor Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos Jaime Freitas, e do Eurodeputado Nuno Teixeira.

As mobilidades, ou visitas de estudo, são momentos únicos de partilha e de enriquecimento pessoal. Os alunos participantes ficam alojados em casas de colegas do país de destino, facto que enriquece a experiência e promove o desenvolvimento de competências diversas a nível cognitivo e socio-afetivo. A abordagem interdisciplinar do projeto oferece aos alunos a possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social. Além disso, a cooperação internacional entre os estudantes favorece a motivação para a aprendizagem, nomeadamente das línguas estrangeiras, conduzindo a uma melhor compreensão da diversidade cultural, sob todos os aspetos.

Ser família de acolhimento significa acolher e proporcionar ao aluno acolhido uma vivência quotidiana normal e a possibilidade de conhecer e desenvolver laços com colegas e famílias do país visitado. Ao longo da semana, o aluno acolhido acompanhará o colega de acolhimento para a escola e, no final do dia, para casa.

Site: www.hbg.pt/ceuropeu.htm

Facebook: www.facebook.com/clubeeuropeuHBG

Ir para o topo

Decorações alusivas ao Dia de São Valentim

Ir para o topo

PROVA DOS NOVE - 9ºano

Realizou-se no dia 11 de fevereiro a última Prova dos Nove, para as turmas de 9ºano, cumprindo mais uma atividade do Plano Anual de Atividades, no âmbito da Atividade Interna. Participaram 81 alunos distribuídos pelas modalidades: Basquetebol, Voleibol, Orientação, Ténis de mesa, Badminton e Salto em altura.

Ir para o topo

Semana da Internet Segura

Por forma, a assinalar as comorações da Semana da Segurança na Internet, o coordenador das Tecnologias de Informação e Comunicação da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia dinamizou um Workshop para professores e alunos, de modo apresentar riscos e vantagens de uma navegação na Internet associada ao tema ”Juntos vamos criar uma Internet melhor”. Relembramos que o Workshop destinado aos pais e encarregados de educação será realizado a 10 de março de 2014 no auditório da Escola Dr. Horário Bento de Gouveia.

Ir para o topo

Semana da Internet Segura

Estão a decorrer as comemorações da semana da Internet Segura.

Consulte as seguintes ligações sobre o tema da segurança na Internet.

 

https://www.internetsegura.pt

 

https://www.facebook.com/internetsegura.pt

 

Ir para o topo

"A Matemática e o Amor"

O grupo 500 convida todos os alunos da escola a participarem na atividade  "A Matemática e o Amor" que decorrerá no dia de São Valetim no Laboratório de Matemática (Pol 1).

O principal objetivo é fazer uma construção em origami (corações, flores, ...com as dobras geométricas de uma peça de papel) para oferecer à "cara metade".

Contamos com a tua Presença!!

Ir para o topo

Prova dos Nove - 9º Ano

Ir para o topo

Consultas Nutrição

Nos dias 27 e 28 iniciou-se a primeira fase das consultas de nutrição aos alunos selecionados para o programa Viver Melhor. Estas decorreram no gabinete do Escola Saudável entre as 9:00 e as 17:00. Em março e maio serão marcadas novas consultas de acompanhamento e controlo.

Ir para o topo

PROVA DOS NOVE 5º E 6ºANOS

  No âmbito da Atividade Interna, realizou-se no dia 22 de janeiro a “Prova dos Nove” para as turmas do 5º e 6ºanos.

A atividade decorreu em dois turnos: o primeiro entre as 11h15 e 13h00 para as turmas da manhã e o segundo das 13h15 às 14h45 para as turmas da tarde.

Participaram trezentos e cinquenta alunos distribuídos por várias modalidades: Basquetebol, Voleibol, Peddy Paper, Ténis de mesa, Badminton e Salto em altura.

Foi bonito observar a alegria dos nossos alunos durante a realização dos jogos e quando assim acontece vale a pena todo o esforço que é feito pelos professores em proporcionar aos alunos um leque variado de experiências motoras.

A todos os professores e funcionários que colaboraram na atividade o nosso obrigado.

Ir para o topo

Feira/Exposição De Minerais, Rochas e Fósseis

(clique para aumentar)

Ir para o topo

 Ação de Formação 6º ano

 

 A 2ª fase da formação “Nutrição e Hábitos de Vida Saudáveis” decorre nos dias 30, 31 de Janeiro e 17, 18 de fevereiro para todos os alunos do 6º ano. A ação será ministrada pela Sr.ª Engª. Geni Alves (Uniself).  

Ir para o topo

 Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior 2014

A escola convida, os alunos de 9º ano, a participar no concurso: “Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela Ordem dos Biólogos. O principal objetivo é estimular o interesse pela ciência, na área da Biologia.

Este concurso consta de duas provas eliminatórias. A primeira realizar-se-á a 7 de fevereiro e a segunda (final) a 31 de março. Desta última, serão selecionados os 10 melhores classificados que receberão um troféu e um conjunto de prémios.

Para mais informações consulte o sítio web oficial – Ordem dos Biólogos

Ir para o topo

 
 

Concurso de fotografia HBG

O Clube de Fotografia está a promover um concurso para todas as escolas da região (2º 3º Ciclos e Secundário).

 

Consulte aqui o regulamento do Concurso de fotografia HBG...

Ir para o topo

Decorações de Natal

Ir para o topo

Prova dos Nove – 5º e 6ºanos

Realiza-se no dia 22 de janeiro a Prova dos Nove para as turmas do 5º e 6ºanos de escolaridade.

As turmas do turno da manhã realizam as atividades, entre as 11h15 – 13h00, e as do turno da tarde das 13h15 às 14h45.

Ir para o topo

 

 

SER ECOLÓGICO É SER SOLIDÁRIO

 O Clube Viver a Vida implementou na nossa escola a recolha de tampinhas com o objetivo de ajudar a Associação Portuguesa de Deficientes na Madeira.

Refira-se que a campanha das tampinhas é nacional, sendo promovida pela Sociedade Ponto Verde. Depois da recolha, as tampas são entregues numa empresa de reciclagem pela Sociedade Ponto Verde que lhes envia o valor correspondente (cada tonelada corresponde a pouco mais de 600 euros). Este valor, por sua vez reverte para a compra de material ortopédico, nomeadamente cadeiras de rodas, próteses….

No início do ano letivo anterior, as Atividades Culturais da escola lançaram o lema “Ser ecológico é ser solidário” dando assim mais visibilidade à campanha de recolha de tampas. O objetivo proposto era atingir os 2000 garrafões com tampas.

No 3.º período, os grupos disciplinares de Ciências de 2.º e 3.º Ciclos tomaram a iniciativa de lançar um desafio aos alunos - Top Turmas, de modo incentivar uma maior recolha de tampas e assim contribuir para alcançar os objetivos propostos. Os professores de Ciências recolheram as tampas dos alunos das suas turmas, e periodicamente procediam à contagem dos garrafões.

Este desafio superou as expectativas, pois foram contabilizados 2863 garrafões, o que demonstrou um grande espírito de solidariedade e responsabilidade ambiental de toda a comunidade escolar. Um agradecimento a todos os que contribuíram: professores, funcionários, encarregados de educação e, sobretudo, os alunos.

O culminar do desafio Top Turmas - “Ser ecológico é ser solidário” permitiu oferecer duas cadeiras de rodas a duas alunas da Unidade Especializada da nossa escola.

Alunos Supersolidários do 9.º 4

As Atividades Culturais tiveram a iniciativa de construir uma Árvore de Natal Ecológica, no jardim da nossa escola, utilizando os garrafões com tampas. A decoração da árvore foi realizada com a colaboração dos alunos das turmas que recolheram mais tampas este ano letivo. Esta iniciativa está a ser muito apreciada por toda a comunidade local.

Árvore de Natal Ecológica

Um gesto tão simples como guardar uma tampa plástica contribui para uma vida melhor e mais digna, sendo um ato de generosidade.

O Clube Viver a Vida continuará com a campanha das tampinhas. Continuem a colaborar!

Ir para o topo

Visita de estudo à Escola de Condução Infante

Cinco turmas do nono ano de escolaridade (9º2, 9º3, 9º6, 9º7 e 9º12) da Escola Básica Dr. Horácio Bento Gouveia fizeram uma visita à Escola de Condução Infante, no âmbito dos conteúdos programáticos de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia. O objetivo desta ação visa sensibilizar os jovens alunos para o bom comportamento rodoviário, bem como avaliar aspetos de segurança associados, quer à utilização de aparelhos e equipamentos, quer a infraestruturas e trânsito, para que depois transmitam esses mesmos conhecimentos aos seus familiares e amigos. A atividade revelou-se produtiva e enriquecedora, pois os alunos complementaram os conhecimentos adquiridos nas aulas com os da ação de formação.  

Ir para o topo

Alunos de E.M.R.C. assinalam o Dia Internacional dos Direitos Humanos

 

Os alunos de E.M.R.C. assinalam o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, com os seus trabalhos que ilustram sobretudo os Direitos da Criança. Veja aqui as fotos.

 

Ir para o topo

Fotos da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

No âmbito da celebração da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, a nossa escola desenvolveu um conjunto de atividades. Veja aqui as fotos dessas atividades.

 

Ir para o topo

Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais

No âmbito da celebração da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, a nossa escola desenvolverá atividades com os seguintes objetivos:

- Sensibilizar a comunidade educativa para as Necessidades Educativas Especiais;

- Promover a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais no contexto escolar;

- Promover a participação ativa da comunidade escolar em atividades que envolvem os alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Programa

(clique para aumentar)

Árvore de Natal Inclusiva

(clique para aumentar)

Desporto Adaptado

(clique para aumentar)

Ir para o topo

Ano Internacional da Cooperação pela Água - Projeto de Natal

 Água é vital para a vida, indispensável para o desenvolvimento humano, e necessária para a conservação do nosso ecossistema. Assim, a água potável é o denominador comum entre os desafios mais urgentes enfrentados na atualidade, como saúde, alimentação e energia.

As Nações Unidas (UNESCO) proclamaram 2013, o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Diversas atividades estão a ser desenvolvidas em todo o mundo com o objetivo de sensibilizar a população e os seus governantes para esta causa.

A cooperação pela água significa reunir todos (cientistas, políticos, governos, entidades público/privadas, especialista em gestão de recursos hídricos e sociedade civil) para garantir que a água potável seja uma realidade ao alcance de todos.

Desta forma, convidamos toda a comunidade educativa a participar nesta causa. Não é apenas com grandes ações que se muda o mundo, por vezes um pequeno gesto é suficiente para mudar mentalidades.

Vamos fazer deste Natal, um Natal cooperante!

Lançamos o desafio à comunidade educativa para participar numa instalação coletiva, a realizar no átrio da nossa escola. Para isso, convidamos cada pessoa a fazer um floco de neve, como forma de assinalar a importância da preservação e conservação da água e assim cooperar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

Ir para o topo

A ambiguidade dos rankings

No legítimo exercício de funções executivas e pedagógicas deste estabelecimento de educação, cabe a oportunidade de refletir conjuntamente na hierarquização da qualidade das organizações escolares imposta pelos rankings nacionais. Numa atitude ousada particularizam contextos de ensino e aprendizagem, que previamente se revelam incomparáveis na subjetividade que os carateriza, priorizando os índices de sucesso das instituições privadas em detrimento das escolas públicas.

Neste quadro de referências enaltecem exclusivamente o resultado organizacional traduzido na percentagem da avaliação externa das provas finais de Língua Portuguesa e de Matemática, o que susceptibiliza a formulação de juízos de valor pouco conclusivos sobre a adequação do sistema de ensino ministrado a nível nacional. Por outro lado, desvalorizam a dimensão populacional da comunidade discente, variável merecedora de reconhecimento e vinculativa do posicionamento de autêntico êxito escolar, a par de outras que deveriam ser discutidas e analisadas.

Face às observações expostas, propõe-se a objetividade dos parâmetros a estimar no enquadramento dos rankings, de modo a uniformizar os argumentos de melhoria do sistema educativo regional, comprometedora de dinâmicas de liderança motivadoras, responsáveis e interventivas dos elementos da comunidade escolar na prossecução do fim comum. Para clarificar sensibiliza-se para a importância do papel dos líderes administrativos que tem principalmente a ver com a capacidade de melhorar as competências e os conhecimentos das pessoas dentro da organização, criando uma cultura comum de expectativas em redor do uso dessas mesmas competências e conhecimento, mantendo unidos os vários bocados da organização numa relação produtiva uns com os outros e, ao mesmo tempo, responsabilizando os indivíduos pelos seus contributos para o resultado colectivo (Elmore, 2000, p. 15 citado por Fullan, 2003, p. 58).

Nesta dimensão de liderança e sem falsas modéstias encara-se o posicionamento da escola Horácio Bento de Gouveia revelador de sucesso e efetivo desempenho, que credibiliza as linhas orientadoras do Projeto Educativo e que nos eleva no panorama regional, pelo que se remete para a partilha da informação que se destaca.

Parabéns à comunidade educativa!

                                                             A presidente do Conselho Executivo

Ir para o topo

BioHorta HBG

No âmbito do projeto eco-escolas tem vindo a desenvolver-se na escola uma horta biológica. Recuperou-se um espaço e começou-se a organizar a área de modo a plantar ervas aromáticas e algumas hortaliças. A colaboração de todos tem sido incansável desde, encarregados de educação, alunos, funcionários, algumas entidades regionais e professores. A equipa agradece o empenho!

No vídeo que se segue apresenta- se a evolução do projeto até à presente data.

 

Ir para o topo

Nutrição e Hábitos de Vida Saudáveis

No próximo dia 11 de novembro terá inicio um ciclo de formações destinadas a todos os alunos do 6.º ano com o tema "Nutrição e Hábitos de Vida Saudáveis". Esta formação será ministrada pela Sr.ª Eng Geni Alves e decorrerá na aula de Ciências da Natureza, com duração de 45 minutos. Serão abordados temas como a roda dos alimentos, a importância de uma alimentação saudável e equilibrada... Esta formação tem o apoio e colaboração da "UNISELF" empresa de restauração.     

Ir para o topo

Desafio Halloween

Para aumentar o cartaz...

Ir para o topo

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação e com uma oportunidade para relembrar a importância de uma alimentação saudável, os alunos das turmas 6.º1, 2 e 5 participaram num desafio dirigido aos ensinos básico e secundário/profissional, lançado pela DECO Jovem, que consistiu em aliar uma foto e uma frase relacionadas com a importância de incluirmos as frutas e os legumes na nossa dieta alimentar.

Tendo em conta que nas aulas de Ed. Visual, estivemos a observar os frutos e a registar as suas formas cores e texturas, decidimos juntar o útil ao agradável e colaborar com a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES), realizando uma pequena instalação, na sala de convívio dos alunos, intitulada “A Magia da cor, na fruta tem o seu sabor”.

Convidamos toda a comunidade educativa a consultar a galeria de fotos que se encontra no sítio http://www.decojovem.pt/os-desafios a fim de poderem visualizar os trabalhos realizados pelos alunos da nossa escola.

Ir para o topo

A nossa Escola, pela primeira vez, está inscrita no Projeto Green Cork Escolas. Este Projeto da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), em parceria com a Amorim, o Continente e o Dolce Vita, tem como principais objetivos:

- recolher rolhas de cortiça para reciclagem;

- reduzir a quantidade de rolhas enviadas para aterro e inceneração;

- diminuir a quantidade de CO2 libertado para a atmosfera;

- financiar a reflorestação (plantação de espécies autóctones).

 

O valor angariado com a reciclagem de rolhas de cortiça permitirá à Quercus realizar ações de reflorestação, plantando milhares de árvores, entre as quais carvalhos, azinheiras e sobreiros (Quercus suber – árvore de onde se extrai as rolhas de cortiça).

As rolhas são amigas do ambiente pois são um produto 100% natural e fixam partículas de CO2 mas se forem decompostas ou incineradas, o CO2 é libertado na atmosfera e vai contribuir para o aquecimento global. A reciclagem permite prolongar a capacidade de retenção de CO2 da cortiça.

A crescente consciência ambiental motivou a iniciativa estruturada de recolha e reciclagem de rolhas que já não têm uso, com o intuito de dar uma segunda vida à rolha de cortiça. Separar rolhas é um gesto simples e ajuda muito o meio ambiente. As rolhas recolhidas são tratadas e trituradas em Portugal desde 2009, na Amorim Cork Composites, e são transformadas em granulados, voltando assim a ser matéria-prima. Embora nunca mais seja incorporada em rolhas, a cortiça reciclada pode integrar revestimentos, isolamentos, kayaks de alta competição, raquetes de badminton, bolas de ténis, componentes de automóveis/aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins.

            As rolhas de cortiça recolhidas na nossa Escola serão entregues num hipermercado Continente e depois encaminhadas para reciclagem.

 

O desafio que propomos aos alunos da nossa Escola é recolher o maior número de rolhas possível. De modo a incentivá-los lançamos o seguinte desafio:

“O rato roeu uma rolha e a turma recolheu as outras!”

1-  Cada turma recolhe o maior número de rolhas de cortiça possível (em sacos), com a colaboração dos docentes da turma.

2-  Na última sexta-feira de cada mês, as rolhas de cada turma são pesadas (primeira pesagem é no dia 29 de Novembro).

3-  É afixada, em vários locais da escola, uma tabela com o peso das rolhas de cada turma - Top rolhas (por nível de escolaridade).

4-  Nas portas das salas das turmas vencedoras é colocado um “documento” a valorizar o esforço dos alunos – Turma SuperECO.

Este projeto está a ser promovido pelos docentes de Ciências Naturais, os quais também recolhem os sacos com rolhas de cortiça nas suas turmas.

 

Vídeo: “Green Cork - As suas rolhas pela nossa floresta”

 

Solicitamos o empenho, de toda a comunidade educativa, na recolha do maior número possível de rolhas, permitindo a promoção da cortiça enquanto material natural, ecológico, biodegradável, renovável e reciclável. Urge, pois, que cada um de nós seja um condómino da Terra responsável mediante o desenvolvimento de atitudes que visem a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Docentes: Carla Velosa, Nélia de Freitas e Rita Jardim.

Ir para o topo

Prova dos Nove – 7º e 8ºanos

Realiza-se no dia 5 de novembro a Prova dos Nove para as turmas do 7º e 8ºanos de escolaridade.

As turmas do turno da manhã realizam as atividades, entre as 11h15 – 13h00, e as do turno da tarde das 13h15 às 14h45.

A Prova dos Nove é uma competição coletiva, constituída por nove modalidades (Basquetebol, Badminton, Futsal, Voleibol, Ténis de Mesa, Orientação e Mega Sprinter).

Ir para o topo

Inscrições Clube de Teatro

Para ver o cartaz...

Ir para o topo

Aulas de Fitness

Ir para o topo

Clube de Fotografia

Para ver o cartaz...

Ir para o topo

Peditório de Rua - AMI

Atenção!!: adiado para os dias 5,6,7 e 8 de dezembro.

Para transferir a autorização do Enc. de Ed...

Ir para o topo

“Ser Ecológico é Ser Solidário”

Ir para o topo

Aulas de fitness

Ir para o topo

19/09/2013 - Inscrições em atividades de música e dança

Nota:  As inscrições deverão ser feitas no horário, que o aluno pretende frequentar, no polivalente, devendo dirigir-se às funcionárias D. Salete ou D. Zerlina, até dia 11 de outubro próximo.

Ir para o topo

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 

 

 

 

Escola Horácio Bento de Gouveia - webmaster@hbg.pt