Consulte aqui dois registos da cerimónia
de entrega de diplomas de Mestrado em Administração da Educação
teve lugar na nossa Escola, no dia 19 de junho de 2014.
Ao longo do ano letivo, os alunos do 2º
Ciclo realizaram Jogos Matemáticos.
Os trabalhos feitos foram expostos no 5º
andar de 23 a 27 de Junho. Esta exposição teve como finalidade
motivar os alunos para a aprendizagem dos conteúdos de
Matemática de uma forma lúdica.
A exposição teve grande adesão e
entusiasmo por parte das turmas.
A
exposição integrou trabalhos dos 2º e 3º ciclos do departamento
das Artes Visuais e Tecnológicas, distribuídos por dois espaços
arquitectónicos da escola, representando o trabalho desenvolvido
nas diversas disciplinas envolvidas.
Esta mostra retrata uma composição de elementos numa superfície,
organizada e pensada no espaço e no tempo, procurando, também
ela, manifestar uma apresentação criativa.
As “obras de arte” apresentadas á comunidades educativa, são o
culminar das aprendizagens, reflectindo as metas curriculares,
desenvolvidas ao longo do ano letivo, pelos alunos.
Nesta exposição exibe-se a linguagem pictural e gráfica,
geradora de comunicação, conseguida através da experimentação e
do domínio da linguagem gráfico-plástica e do alfabeto visual,
como sejam pontos, linhas, texturas, cores, volumes, sombras,
formas bi e tridimensionais, letras, objetos, desenho rigoroso e
expressivo e muito mais, até à exaustão da criatividade, do
pensamento. O importante é que, funcionem em conjunto, o
importante é que haja harmonia contextual.
Os espaços concebidos para o efeito, narram ideias, emoções ou
intenções diferentes, tendo em conta que cada ser humano é
uníssono.
Realizou-se no dia 13 de junho a Festa de
Encerramento do Desporto Escolar.
Pretendeu-se apresentar à comunidade
escolar as modalidades que a escola oferece no âmbito do
desporto escolar e ao mesmo tempo proporcionar a todos os alunos
dos núcleos um convívio mais próximo.
Contamos com a presença da Dr.ª Fátima
Teles, Presidente do Conselho Executivo e restantes membros, bem
como a Presidente da Comunidade Educativa, Dr.ª Arlinda Marques.
Dirigindo-se a todos os presentes, a
Presidente do Conselho Executivo deu os parabéns aos alunos
envolvidos no desporto escolar e reforçou o facto de a escola
ter obtido excelentes resultados desportivos na Festa do
Desporto Escolar. Não esqueceu os que terminam a sua
escolaridade na HBG, desejando-lhes os maiores sucessos no
futuro, destacando a HBG como “ a melhor escola do mundo”.
A cerimónia teve início com o desfile dos
alunos envolvidos nos núcleos de desporto escolar, perante uma
assistência alegre e participativa que encheu por completo as
bancadas do Polivalente três.
Assistimos às apresentações dos núcleos de
Aeróbica da nossa Escola, bem como à de um número de dança
protagonizado por duas alunas do 9º3.
Terminamos com a atribuição dos prémios na
Prova dos Nove e homenageamos as equipas/alunos vencedores na
Festa de Desporto Escolar 2014.
Realizamos o tradicional jogo
professores/alunos, desta vez na modalidade de voleibol.
A todos os que participaram e colaboraram
no sucesso desta atividade o nosso obrigado.
No dia 12 de junho, as turmas 8º1,8º2, 8º3, 8º4, 8º5 e 8º6, dinamizaram uma atividade no
âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, intitulada
“Laboratório de Empreendedorismo” que teve como principal
objetivo incutir nos nossos alunos um espírito empreendedor. A
apresentação da actividade esteve a cargo do aluno Bernardo
Mendes de Almeida, do 8º1 e onde o aluno Diogo Caires da mesma
turma, apresentou e desenvolveu o conceito de Empreendedorismo.
Seguiu-se uma tomada de posse formal dos Presidentes e Vice
Presidentes das várias empresas simuladas em cada turno das
turmas envolvidas. Posteriormente, vários alunos, designadamente
o Afonso Rodrigues do 8º1, Afonso Vieira e Bruno Rodrigues do
8º5 e Beatriz Sousa do 8º6, apresentaram o conteúdo funcional
do cargo que desempenhavam na estrutura organizacional da sua
“empresa”.
No final da cerimónia, a empresa “Sweet Paradise”, liderada pela
aluna Adelaide Borges e coadjuvada pelas colegas Sara Quintas e
Sofia Jardim do 8º1, ofereceu aos presentes os produtos que
pretendem comercializar, cupcakes e sumos naturais, enquanto se
assistia a um momento musical, protagonizado pelo aluno Diogo
Caires.
Esta iniciativa foi antecedida de um trabalho prévio ao longo do
ano, onde foram integrados vários conteúdos da disciplina de
Educação Tecnológica.
Cada turno de cada uma das turmas envolvidas, pensou no produto
ou serviço que queria “vender”, criou a sua estrutura
organizacional representada em organogramas, tendo como base a
eleição de cada um dos elementos que iriam ocupar os vários
cargos da “Empresa”. De seguida criaram os respetivos logótipos
os quais foram objeto de um concurso interno.
Depois, cada aluno realizou e apresentou um trabalho de pesquisa
sobre o conteúdo funcional do seu cargo para ter uma noção das
suas competências e das suas funções o qual, foi depois
apresentado à turma.
Posteriormente, cada aluno aprendeu a elaborar o seu Curriculum
Vitae no modelo clássico e no Europass, bem como a redigir uma
Carta de Candidatura ao 1º emprego.
Os alunos tiveram oportunidade de experimentar dinâmicas de
trabalho cooperativo, fazendo eles a gestão das tarefas,
designadamente, construindo arquivos, elaborando fichas
biográficas, preçários, cartazes publicitários, etc, de forma a
responderem ao desafio lançado.
O grupo da Modalidade Artística de Dança
da HBG participou no dia 17 de Junho às 10H no Jardim Municipal
do Funchal, com "Animals". de Martin Garrix no evento: Semana
Regional das Artes, integrada no Festival do Atlântico da
Secretaria Regional do Turismo.
Esta atividade foi orientada pela
Professora Maria do céu Alves e contagiou de alegria o público
numeroso ali presente.Os discentes envolvidos estão de parabéns
pelo excelente desempenho e com isso também a nossa Escola!
Realizou-se na passada sexta-feira, 13 de Junho, na Escola
Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, a final da 8.ª
edição do AgenteX – Campeonato Regional de Resolução de
Problemas de Matemática. Participaram neste evento 109 alunos de
23 escolas da região que, na parte da manhã, deram o seu melhor
na prova escrita composta por 6 problemas.
A
nossa escola fez-se representar com uma comitiva de 16 alunos, 7
do 2.º ciclo e 9 do 3.º, acompanhados pelas professoras Filipa
Teixeira e Marta Vieira. Destaca-se o 1.º lugar alcançado no
AgenteXmini pela aluna Carolina Freitas Pires da turma 6.º 6 e o
segundo lugar alcançado no AgenteXmax pela aluna Sara Isabel
Nunes Luís da turma 8.º 5. Ainda no top10 figuram os alunos Igor
Alexandre Brazão da Silva da turma 8.º 5 e a Inês de Vasconcelos
Freitas Leitão da turma 6.º 5.
O
Departamento de matemática agradece a todas as pessoas que
tornaram possível, a participação dos alunos da nossa Escola, no
campeonato e na final.
Para consultar mais informação acerca do evento: álbum de fotos,
provas realizadas e o top15 aceda ao website:
http://agentex.pt.vu
No passado dia 31 de março realizou-se a 2ª eliminatória das
Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014.
Agradecemos, desde já, a participação de
todos os alunos e apresentamos votos das maiores felicidades.
No dia 13 de Junho, em simultâneo com a
festa de encerramento do Desporto Escolar, serão entregues aos
alunos os certificados de participação na 2ª eliminatória das
Olimpíadas Portuguesas da Biologia júnior 2014.
Segue-se a classificação referente à 2ª
eliminatória.
Realiza-se no dia 13 de Junho, pelas 9h45
a Festa de Encerramento do Desporto Escolar.
Pretende-se apresentar à comunidade
escolar as modalidades que a escola oferece no âmbito do
desporto escolar e ao mesmo tempo proporcionar a todos os alunos
dos núcleos um convívio mais próximo.
Neste dia serão homenageadas as equipas
vencedoras da Festa do Desporto Escolar, bem como as turmas que
se classificaram ao 1ºlugar na Prova dos Nove.
A Festa do Desporto Escolar realizou-se, em vários
estabelecimentos escolares do Funchal, entre os dias 27 e 31 de
maio.
A nossa escola esteve representada com 218
alunos, distribuídos pelas modalidades de Atletismo, Andebol,
Basquetebol, Voleibol, Futsal, Ténis de Mesa, Badminton,
Ginástica Aeróbica e Multiatividades.
Nesta competição destacamos os cinco
títulos coletivos conquistados pelas nossas equipas: voleibol
(infantis femininos; iniciadas femininas e iniciados
masculinos), basquetebol (infantis masculinos), e futsal
(iniciadas femininas), bem como as 36 medalhas do Atletismo,
sendo 13 referentes ao 1º lugar. A ginástica aeróbica obteve um
1ºlugar em par feminino, nível 1 e na orientação obtivemos o 1º
lugar em infantis femininos.
Esta Festa é uma oportunidade para os
nossos alunos competirem, conviverem, desenvolverem o espirito
de equipa, o fair play e aprenderem a lidarem com as vitórias e
derrotas.
Parabéns aos alunos e professores que tão
bem nos representaram.
No âmbito interdisciplinar das áreas de Geografia, Ciências
Naturais e Ciências Físico Química decorreu nos dias 6 a 16 de
maio uma exposição “Relevo, Vulcanismo e Energias Renováveis -
Ilha da Madeira“. Os trabalhos expostos (cartazes e modelos)
foram realizados pelos alunos de 7.º e 8.º ano. A acompanhar
esta exposição esteve patente um conjunto de placares
informativos sobre as Energias Renováveis existentes na ilha
(departamento de educação da Câmara Municipal do Funchal).
As disciplinas de Ciências Naturais,
Físico-Químicas e Geografia realizaram nos dias 22 e 23 de maio
de 2014 várias exposições interativas nos laboratórios
científicos da escola. Foram dinamizadas diversas atividades
experimentais, observações, montagens de modelos, jogos
didáticos e outros trabalhos.
Como tem sido habitual esta atividade é
dirigida a alunos de 4º ano com a finalidade de despertar o
interesse pela Ciência e ter um primeiro contacto com uma escola
de 2/3º Ciclos.
Participaram alunos das escolas da Ajuda,
Cruz de Carvalho e Externato do Lisbonense.
No passado dia 23 de maio realizaram-se as consultas de nutrição
da 3ª fase aos alunos que participaram no programa "Viver
Melhor". Estas decorreram no gabinete do Escola Saudável entre
as 9:45 e as 16:00. Contamos com o apoio da empresa UNISELF
através da Dr.ª Geni Alves que tem colaborado e ajudado os
alunos participantes.
No dia 24 de abril realizou-se o VI Encontro Regional dos Alunos
de E.M.R.C no Curral das Freiras. Da nossa escola partiram dois
autocarros com cerca de cem alunos! O dia esteve recheado de
atividades variadas que nos trouxeram alegria e boa disposição!
Ora leiam os nossos testemunhos.
“Este Encontro de E.M.R.C. foi excelente. Adorei conhecer o
Curral das Freiras, é um lugar lindo. De manhã participámos em
diferentes atividades. O almoço foi ótimo, partilhamos e depois
brincámos.”! À tarde, vimos a atuação de diversas escolas com
danças e músicas. Fizemos uma caminhada, onde cantamos “HBG” até
ficarmos quase sem voz! Para o ano, se houver outra vez este
Encontro aconselho-te mesmo a ir”. 6.º5 Filipa
“Eu gostei imenso do Encontro, adorei o peddy-paper, foi muito
divertido. Para mim foi uma experiência inesquecível.” Inês 6.º1
“Foi um dia divertido! Gostei deste encontro entre tantas
escolas para celebrar a disciplina. Vieram muitos alunos
celebrar Educação Moral!” 5º 9 Máxima
“Gostei da viagem de autocarro, toda a gente estava animada.
Quando chegamos ao Curral das Freiras o tempo estava muito bom e
começou a nossa festa. Ofereceram-nos umas pulseiras da
disciplina de EMRC muito fixes! Ao longo da manhã participámos
em jogos tradicionais e peddy-paper que nos permitiu ficar a
saber mais sobre esta linda terra. Gostei principalmente do
facto de ter sido eu a levar o símbolo da nossa escola até a
“árvore dos símbolos”. Foi ótimo o almoço convívio. Da parte da
tarde assisti às atividades apresentadas pelas escolas, foi
altamente! O Encontro de E.M.R.C. foi muito interessante, eu
adorei!” 6.º5 Sara Camacho
“O VI Encontro de EMRC foi divertido e também uma experiência
única. Cantámos, participámos nas atividades e observámos
pequenos filmes. Gostei muito daquele dia.” 6.º1Maria
P.s. Junta-te a este grupo que não para de crescer. Atreve-te!
Terminou mais uma edição da Semana Náutica, atividade que
deliciou todos os que nela participaram e cujo sucesso os alunos
fizeram questão de confirmar.
Foi uma semana diferente, onde os alunos puderam vivenciar um
conjunto de experiências diferentes daquelas que habitualmente
têm nas aulas de Educação Física.
A
organização da Semana Náutica agradece a todos os que tornaram
possível a realização desta 3ª edição.
Durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC) os alunos dos 8º ano planearam
e elaboram jogos de computador utilizando o
Scratch. Fazendo parte da nova estrutura curricular de TIC,
o Scratch é uma linguagem de programação de computadores
adequada aos níveis de ensino em questão, e permite desenvolver
competências de criatividade, planeamento e raciocínio lógico e
abstrato.
Eis aqui um vídeo com alguns dos jogos criados pelos nossos
alunos:
Em Educação Visual, no domínio do
“Discurso” e na exploração do conteúdo “Património”, os alunos
da turma 6º1,desenvolveramo seu projeto “Viagem das plantas – o
Contributo dos Portugueses no Mundo”, com uma visita de estudo
ao Museu de Arte Sacra do Funchal.
Enquadraram assim, a arte enquanto
património cultural e artístico e desenvolveram ações orientadas
para o estudo de trajetórias históricas, reconhecendo a sua
influência na perceção do futuro.
Oportunamente nesta visita foram
explorados diversos aspetos relacionados com o património imóvel
regional (no percurso da rua da carreira), assim como, a
toponímia, e ainda mais especificamente a arte flamenga no séc.
XVI (trípticos: “São Tiago Menor e S. Filipe” e “Descida da
Cruz”).
Durante a visita ao museu, foi iniciado um
trabalho prático resultante da interpretação ao nível do
suporte: o tríptico.
Esta tarefa, envolveu elementos alusivos
ao séc. XVI, numa composição visual de recorte/colagem, que
invocou aprendizagens realizadas na escola em diversas
disciplinas intervenientes no projeto, nomeadamente: Ed. Visual,
Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal, Ciências
da Natureza e Língua Portuguesa.
Os suportes do trabalho, pertencentes ao
museu, (2 trípticos), vieram à escola e a atividade teve
continuidade nas aulas de Ed. Visual, (a composição visual dos
trípticos) e de Educação Tecnológica, (a aplicação de operadores
mecânicos de transmissão e de transformação de movimento).
Como forma de complementar o projeto, foi
igualmente recriada uma charola, elemento representativo do
património regional, que agrega um conjunto de frutos, raízes,
vegetais e especiarias desenhados pelos alunos para o projeto da
turma “Viagem das Plantas - O contributo dos Portugueses no
mundo”. Esta representação visual recria um postal publicitário
do Grémio dos Exportadores de Frutas e Produtos Hortícolas da
Ilha da Madeira, desenho de Mário Costa.
Visto que se aproxima o dia internacional dos museus (dia 18
de Maio) a exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito
deste projeto pretende também comemorar este dia e passar a
mensagem à comunidade educativa de que vale a pena visitar
Museus, “lugares de cruzamento de conhecimentos, projetos e
emoções”. Convidando todos à participação ativa na descoberta de
uma herança cultural.
De 12 a 15 de Maio o Gabinete de
Psicologia e Orientação Vocacional dinamiza a Semana da
Orientação Vocacional, previsto no programa anual da Escola de
2º/3º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia e inserida no Programa de
Orientação Vocacional, que foi desenvolvido ao longo do 2º
período.
Esta semana tem como propósito sensibilizar e dar a conhecer
algumas profissões de maior interesse e que suscitam maior
curiosidade. Para tal, no programa desta semana, estão previstas
um conjunto de Tertúlias Temáticas, onde os alunos contatarão
com profissionais de diferentes áreas, maioriamente pais de
alunos do 9º ano, que gentilmente se disponibilizaram a
colaborar com a escola. As sessões estão organizadas por áreas,
de acordo com os 4 agrupamentos existentes no ensino secundário,
a saber: Ciências e tecnologias, Ciências sócio-económicas,
Artes e Línguas e Humanidades.
No dia 15 de maio
acontecerá a Feira das Escolas e tem como objetivo informar e
esclarecer os alunos do 9º ano acerca dos cursos profissionais e
agrupamentos de estudo, das Escolas Secundárias e Profissionais
existentes.
A
Feira contará com a presença das Escolas Secundárias: Jaime
Moniz, Francisco Franco, Escola Particular de Ensino Secundário
(APEL), Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Dr. Ângelo
Augusto da Silva. Na formação profissional estarão presentes as
seguintes escolas: Profissional de Hotelaria e Turismo da
Madeira, Atlântico, Dr. Francisco Fernandes, Cristóvão Colombo,
Instituto Profissional de Transportes e Logística (Lda) (IPTL) e
Conservatório Escola das Artes.
No passado dia 24 de abril realizou-se,
pela sétima vez consecutiva, a gincana cultural organizada pelos
professores de História da nossa escola.
Este ano o tema principal foi o 25 de
abril mas também se lembraram os 100 anos da 1ª guerra mundial e
os 500 anos da criação da diocese do Funchal.
A prova contou com a participação de cerca
de 500 alunos, 65 professores e 55 encarregados de educação que,
divididos por equipas, percorreram algumas ruas da nossa cidade,
respondendo a questões sobre os temas em destaque.
O Museu Militar da Madeira, instalado no
Palácio de São Lourenço, colaborou nesta edição da prova e os
alunos tiveram a oportunidade de visitar, ainda que muito
rapidamente, as instalações deste museu.
Mais uma vez os nossos participantes,
jovens e menos jovens, tiveram um comportamento exemplar
deixando-nos a todos, organização e direcção da escola,
orgulhosos pela atitude demonstrada.
Estes foram alguns trabalhos realizados pelos alunos que
participaram na atividades para o dia da Mãe na RECICLARTE.
Construíram com muito empenho, com cartão ou papel uma prendinha
para a sua Mãe.
A
Aluna Beatriz Ceirão fez uma dedicatória para todas as
Mães......
As jornadas de Informática irão decorrer
na semana de 5 até 9 de maio de 2014, na escola Dr. Horário
Bento de Gouveia com Exposições de trabalhos realizados pelos
alunos da nossa escola, palestras sobre a Segurança na Internet,
divulgação de projeto Caper do Núcleo de Tecnologias Educativas
da Região Autónoma da Madeira e uma conferência sobre o Fascínio
dos Robots. Os alunos participarão nestas atividades com o
acompanhamento dos diretores de turma na disciplina de Formação
Social e Pessoal de modo a colaborar com todos os intervenientes
na realização da mesma.
Finalizaram todas as ações de formação realizadas a todas as
turmas do 6º ano, cuja temática intitulou-se: Hábitos de vida e
alimentação saudáveis.
Estas formações foram efetuadas pela nutricionista da escola e
teve imensa relevância na sensibilização dos alunos para hábitos
de vida saudáveis nas suas vidas quotidianas.
Finalizaram os testes antropométricos laboratoriais, destinados
aos alunos do terceiro ciclo (8º e 9º anos) nomeadamente índice
de massa corporal, glicémia, percentagem de massa gorda e
pressão arterial, com a contribuição e ajuda das enfermeiras
especializadas do Centro de Saúde do Funchal.
Estes testes foram aplicados, no laboratório da Escola Saudável,
para uma amostra de 550 discentes.
No que concerne aos alunos do 2º Ciclo e 7º ano, foram
selecionados os que apresentavam dados acima da zona saudável e
posteriormente foram direcionados para a nutricionista da nossa
escola. Estes alunos são posteriormente acompanhados por um
docente especializado na área da saúde e prescrição do
exercício.
No âmbito do Projeto Green Cork, o grupo
de Ciências Naturais finalizará, no dia 30 de maio, a recolha de
rolhas.
Como reconhecimento do empenho dos alunos
serão entregues prémios simbólicos aos que mais contribuíram
para o sucesso deste projeto.
Ao longo do 2.º e 3.ºPeríodos os alunos do 8.º ano desenvolveram
trabalhos teóricos e práticos, recorrendo à
aplicação/reutilização de cortiça. O tema principal foi a “A
valorização de resíduos, preservação da biodiversidade e
reflorestação”.
Convida-se toda a comunidade educativa, a
visitar a exposição dos trabalhos supramencionados que irá
decorrer na nossa escola de 20 a 30 de maio.
Na tabela seguinte encontra-se a pesagem
referente à recolha efetuada para o 4.ºTOP Rolhas.
Solicitamos a colaboração de todos na recolha do maior número
possível de rolhas, de modo a contribuir para a
sustentabilidade do nosso planeta, permitindo a
reflorestação.
A
nossa escola lança o desafio, visando contribuir para a
sustentabilidade das atividades náuticas na Região. Esta
atividade envolve 788 alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade,
que irão desfrutar, ao longo de uma semana, de um variadíssimo
leque de experiências náuticas, nomeadamente, Vela, Windsurf,
Canoagem, Paddle Board, Kayak Polo, Micromagic, Pesca Desportiva
e Snorkeling.
Esta será uma semana dedicada às atividades náuticas e vai
decorrer de 5 a 9 de maio nas seguintes instalações:
1. Varadouro de São Lázaro.
2. Sede do CNF – Quinta Calaça.
3. Estação de Biologia Marinha do Funchal – Cais do Carvão.
4. Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal – Penteada.
Caro Encarregado de Educação é com enorme prazer que a escola do
seu educando o convida a estar presente na sessão «SER FELIZ…NO
ESTUDO». Com esta sessão pretende-se que os Encarregados de
Educação adotem algumas dicas/estratégias para promover os
métodos de estudo dos seus filhos.
Tema da Sessão
Tópicos da Sessão
Dia
Local/Hora
Formadora
SER FELIZ …NO ESTUDO
-Importância do
estudo;
-Motivação escolar;
-Os Tpc’s e o estudo
em casa;
-Comunicação
escola-família;
-Horário e ambiente
de estudo;
-Ansiedade nos
momentos de avaliação.
6 de maio
Auditório das 18:30
às 20:00
Drª Luísa Andrade
(Psicóloga)
Com a participação das turmas 6º1, 6º3,
6º4 e 5º11 (Modalidade Canto Coral)
Inserida no Plano Anual de Escola,
departamento de Línguas e no âmbito das atividades propostas
"Espaço Multicultural", a HBG acolheu no dia 4 de Abril uma
atividade de cariz lúdico pedagógico. Intitulada "Easter Bonnet
Parade" envolveu professores e alunos dos 2º e 3º Ciclos e
visou dar a conhecer a toda a comunidade educativa um pouco da
cultura inglesa, motivar os alunos para a aprendizagem da língua
inglesa através da componente lúdica, assim como promover a boa
disposição e entretenimento na escola, proporcionando
nomeadamente a interação e convívio entre alunos do 2º Ciclo e
3º Ciclo.
A iniciativa esteve a cargo da docente de
Língua Inglesa Lícia Mascarenhas, com a colaboração das docentes
Dorinda Ferreira, Alexandra Melim e Maria Alice Gouveia.
Esta atividade começou dento da sala de
aula com os alunos do 9º ano da turma 4, que escreveram pequenos
cartões de Páscoa, numa pequena brincadeira que consistiu em
apresentarem-se em Inglês aos seus pretensos afilhados, para que
no dia do desfile cada um soubesse um pouco acerca do seu
suposto padrinho ou madrinha. Por sua vez, os alunos do 5º ano
da turma 4 “responderam da mesma forma descrevendo algumas das
suas características físicas e psicológicas, vindo esta
atividade mesmo a propósito, uma vez que tinham acabado de
aprender este tipo de vocabulário”, como referiu a professora de
Inglês Alice Gouveia.
No dia 4 de abril após a chegada da Cônsul
honorária do British Council, Mrs Joy Murray Meneses, alguns
alunos das turmas 1 e 2 do 6º ano, assim como alunos do coro da
escola interpretaram a canção "Hot Cross Buns" alusiva a uma das
iguarias típica da Páscoa Britânica. De seguida, os alunos do 5º
e 9º anos turmas 4 respetivamente e os alunos da Unidade
Especial desfilaram e encantaram com os seus criativos "chapéus
de Páscoa". Por último um grupo de professores entusiastas e bem
dispostos também desfilou exibindo os seus lindos "easter
bonnets" denunciando algum dom para a passerelle.
No seguimento desta atividade, a Cônsul
honorária do Consulado Britânico, Joy Murray Meneses, visitou
ainda a exposição junto ao Conselho Executivo, que exibia Easter
bonnets executados com alguma mestria e muita criatividade pelos
alunos do 7º ano turmas 6 e 7. Após a visita à exposição a
Presidente do Conselho Executivo, Fátima Teles, mostrou alguns
espaços da nossa escola e descreveu alguns dos projetos em vigor
neste ano letivo. Por último foi servido um chá, na sala de
professores, onde não puderam faltar os tão afamados hot cross
buns.
Agradecimentos
Joy Murray Meneses
Dorinda Ferreira
Alexandra Melim
Alice Gouveia
Ana de Jesus
António Garcês
Diva Castro
Júlia Rocha
Manuela Antunes
Maria José Martins
Sílvia Gomes
Susana Caldeira
Telmo Costa
Lícia Pinto
Luís Relva
Célia Freitas
Teresa Catarina Santos
Ana Luísa Rodrigues
Catarina Ferreira
Fátima Cunha
Ricardo Gouveia
Alunos e pais do 5º4, 7º6, 7º7, 9º4 e 9º5
Alunos da Unidade especial e Auxiliares
Rita e Helena
Duarte Marote
Jorge Conduto
Conselho Executivo
Funcionários da HBG
O meu sincero agradecimento a todos
quantos deram o seu contributo para que esta atividade fosse um
sucesso, um convívio alegre e salutar para toda a comunidade
educativa.
No dia 4 de Abril, realizou-se a “Final do Campeonato de
Abalone”, às
11
horas no Laboratório de Matemática.
O
campeonato, organizado pelo grupo 500 (Matemática) decorreu
durante o 2º período nas turmas do 3º Ciclo. Este campeonato foi
disputado pelos alunos com muito empenho e motivação.
No entanto, apenas 24 alunos foram apurados para a final. Em
primeiro lugar, ficou o aluno Óscar Francisco Santos Gonçalves
do 8º4; em segundo lugar, o aluno Igor Alexandre Brazão da Silva
do 8º5; em terceiro lugar, o aluno João Manuel Silva Pestana do
7º10.
A Associação «Companhia Contigo Teatro»
tem desenvolvido, em coordenação com a DRE, o Projeto «Ler com
Amor», que visa dinamizar a leitura em voz alta, dramatizada e
performativa, nas escolas, dentro da sala de aula.
Aquando da formação «Dinâmicas de Leitura
na Sala de Aula», a professora responsável pelo projeto na
escola HBG, Cristina Guedes Azevedo, realizou várias atividades,
ao longo dos primeiros períodos, nomeadamente a leitura
expressiva e dramatizada de cartas, contos e poemas.
No dia 24 de março, alguns alunos do 7º8 (
Ana Carolina Pereira, Carla Teixeira, Laura Fabiana Chaves,
Laura Raquel Carvalho, Sara Isabel Silva, Sara Patrícia Gomes e
Tânia Ferreira), 7º9 (Bárbara Freitas, Beatriz Góis, Inês Pão,
Laura Andrade, Linda Inês Campos, Mário Fernandes,
Nícia Ferreira e Paulo Belim) e 7º12 (Ana Catarina Andrade,
Catarina Freitas, Melânia Ramos e Patrícia Ribeiro) participaram
na atividade, no Infantário «As Capuchinhas» e no jardim do
Museu da Quinta das Cruzes. Este evento consistiu, numa primeira
fase, na leitura dramatizada do Conto «Elmer- o elefante
xadrez», de David Mckee, dirigida para as crianças com idades
compreendidas entre os 3 e 5 anos. De facto, a interação entre
as crianças e os jovens, no infantário, revelou-se profícua e a
leitura, enquanto ato de partilha, deu vida ao elefante Elmer,
num ambiente descontraído e acolhedor. Depois, foram declamados
os poemas: «Ler com Amor», de Fátima Pitta Dionísio; «Canção» e
«Urgentemente», de Eugénio de Andrade e «Amigo», de Alexandre
O'Neill. Por fim, os «pequenos leitores» cantaram o «Hino da HBG»,
da autoria de Fátima Pitta Dionísio.
Os intervenientes demonstraram uma entrega
total e um empenho contagiante na atividade, o que se refletiu
numa evolução significativa, quer nas competências da leitura,
quer nas competências sociais.
Este evento mereceu rasgos elogios por
parte de alguns elementos presentes da «Companhia Contigo
Teatro», nomeadamente, Hugo Andrade e Sandro Nóbrega. Os
Diretores das turmas 7º8, Maria Cruz, e 7º9, Cecília Pontes,
acompanharam os alunos e contribuiram para o sucesso desta
iniciativa.
O projeto «Ler com Amor» quer agradecer
aos professores Carlos Gomes, que se disponibilizou logo a
filmar e fotografar a atividade, tendo posteriormente trabalhado
na apresentação final do vídeo; o Professor Vasco Rodrigues, que
adaptou o trecho musical para o «Hino da HBG» e ensaiou, com
entusiasmo, os alunos. O Museu Quinta das Cruzes e o infantário
«As Capuchinhas» abriram gentilmente as suas portas e acolheram
este evento, disponibilizando os materiais necessários à sua
realização. A Poetisa da escola, Fátima Pitta Dionísio,
acarinhou o pedido que lhe foi feito, tendo criado um poema
sobre os temas «Ler com Amor» e a Escola HBG.
Finalmente, contribuiu com empenho e
dedicação incansáveis a professora Magda Saraiva.
A
edição de 2014, das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior
contou com a participação de cerca de 9 000 estudantes de 319
escolas. Apenas 21% dos participantes foram apurados para a 2ª
eliminatória.
A
nossa escola, contou com a participação de 34 alunos, 9 dos
quais, passaram à 2ª eliminatória.
Aproveitamos para agradecer a participação dos alunos nesta
iniciativa.
Aos apurados para a 2ª eliminatória, relembramos que esta
decorrerá no próximo dia 31 de março às 14:30h e terá a duração
de 120 minutos.
Lista dos alunos apurados, por ordem de classificação obtida:
Os alunos do 7.º ano da turma 5 visitaram
o Museu de Eletricidade da Madeira no passado dia 18 de
fevereiro, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Químicas
e Ciências Naturais. Esta visita de estudo teve como principais
objetivos conhecer os princípios básicos de produção,
distribuição e utilização da eletricidade, assim como adquirir
conhecimentos importantes sobre as fontes de energia renováveis
e não renováveis.
A
Internet é uma grande fonte de aprendizagem e entretenimento.
Porém, assim como os pais desde cedo orientam os filhos para não
conversarem com estranhos, olharem para os dois lados ao
atravessar a rua e não aceitarem boleia de desconhecidos, eles
também devem estar conscientes dos riscos da Internet.
Neste sentido, vimos, por este meio,
convidar os Encarregados de Educação e toda a Comunidade Escolar
a participar na sessão de esclarecimento «Internet Segura para
Pais e Filhos», no dia 10 de março, às 18:30, no auditório da
escola. A formação será orientada pelo professor Licínio Silva e
pelo chefe Telo da Polícia Escola Segura e será uma excelente
oportunidade para esclarecer algumas das suas dúvidas
Visita de Estudo ao Museu de eletricidade da Madeira dos alunos
do 7º3 que decorreu no passado dia 27 de fevereiro. A turma foi
acompanhada pelos professores Alda Matos Rosário e Jorge
Garanito.
Na nossa escola decorreu uma
exposição onde puderam ser observados vários modelos de espécies
de dinossauros e cartazes alusivos aos Acontecimentos da
História da Terra. Os trabalhos foram elaborados pelos
alunos do 7.º ano. Esta exposição teve lugar no piso 1,
entre os dias 21 a 31 de janeiro. Simultaneamente, foi projetado
um filme: “A sombra dos dinossauros”. A atividade faz parte da
lecionação do conteúdo programático “A Terra conta a sua
História”.
Conjuntamente, realizou-se uma
feira/exposição de amostras de minerais, rochas e fósseis nas
suas mais variadas formas, cores e aplicações.
A seleção, organização e
exposição dos cartazes foram da responsabilidade das professoras
de Ciências Naturais e das Atividades Culturais.
A atividade despertou o
interesse de toda a comunidade escolar. Os alunos foram
participativos e demostraram muito entusiasmo, principalmente ao
visitar a feira e os modelos de dinossauros expostos.
Na semana de 24 a 28 de
Fevereiro de 2014, a nossa escola receberá as escolas parceiras
de um dos projetos de parceria, para a organização da mobilidade
na Madeira do projeto ”HealthyChildhood, BeautifulLife”.
O programa da semana de
mobilidade na Madeira conta com a realização de apresentações
artísticas por parte de alunos da escola Horácio Bento, sessões
de trabalho de professores e alunos, observação de aulas por
parte dos alunos estrangeiros, visitas de estudo a diversos
pontos da Ilha da Madeira, passeio de Catamarã e no teleférico
do Funchal. Terá, ainda, o envolvimento e participação de
entidades locais e de personalidades da Região, designadamente,
receção na Câmara Municipal do Funchal pelo Senhor Presidente
Paulo Cafofo, receção na Secretaria Regional do Turismo, onde
será visualizado um filme sobre “O Destino Madeira” e presença
na escola, do Senhor Secretário Regional da Educação e Recursos
Humanos Jaime Freitas, e do Eurodeputado Nuno Teixeira.
As mobilidades, ou visitas de
estudo, são momentos únicos de partilha e de enriquecimento
pessoal. Os alunos participantes ficam alojados em casas de
colegas do país de destino, facto que enriquece a experiência e
promove o desenvolvimento de competências diversas a nível
cognitivo e socio-afetivo. A abordagem interdisciplinar do
projeto oferece aos alunos a possibilidade de um maior
desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social. Além
disso, a cooperação internacional entre os estudantes favorece a
motivação para a aprendizagem, nomeadamente das línguas
estrangeiras, conduzindo a uma melhor compreensão da diversidade
cultural, sob todos os aspetos.
Ser família de acolhimento
significa acolher e proporcionar ao aluno acolhido uma vivência
quotidiana normal e a possibilidade de conhecer e desenvolver
laços com colegas e famílias do país visitado. Ao longo da
semana, o aluno acolhido acompanhará o colega de acolhimento
para a escola e, no final do dia, para casa.
Realizou-se no dia 11 de
fevereiro a última Prova dos Nove, para as turmas de 9ºano,
cumprindo mais uma atividade do Plano Anual de Atividades, no
âmbito da Atividade Interna. Participaram 81 alunos distribuídos
pelas modalidades: Basquetebol, Voleibol, Orientação, Ténis de
mesa, Badminton e Salto em altura.
Por forma, a assinalar as
comorações da Semana da Segurança na Internet, o coordenador das
Tecnologias de Informação e Comunicação da Escola Dr. Horácio
Bento de Gouveia dinamizou um Workshop para professores e alunos,
de modo apresentar riscos e vantagens de uma navegação na
Internet associada ao tema ”Juntos vamos criar uma Internet
melhor”. Relembramos que o Workshop destinado aos pais e
encarregados de educação será realizado a 10 de março de 2014 no
auditório da Escola Dr. Horário Bento de Gouveia.
O grupo 500 convida todos os alunos da
escola a participarem na atividade "A Matemática e o Amor" que
decorrerá no dia de São Valetim no Laboratório de Matemática
(Pol 1).
O principal objetivo é fazer uma
construção em origami (corações, flores, ...com as dobras
geométricas de uma peça de papel) para oferecer à "cara metade".
Nos dias 27 e 28 iniciou-se a primeira fase das consultas de
nutrição aos alunos selecionados para o programa Viver Melhor.
Estas decorreram no gabinete do Escola Saudável entre as 9:00 e
as 17:00. Em março e maio serão marcadas novas consultas de
acompanhamento e controlo.
No âmbito da Atividade Interna, realizou-se no dia 22 de janeiro
a “Prova dos Nove” para as turmas do 5º e 6ºanos.
A
atividade decorreu em dois turnos: o primeiro entre as 11h15 e
13h00 para as turmas da manhã e o segundo das 13h15 às 14h45
para as turmas da tarde.
Participaram trezentos e cinquenta alunos
distribuídos por várias modalidades: Basquetebol, Voleibol,
Peddy Paper, Ténis de mesa, Badminton e Salto em altura.
Foi bonito observar a alegria dos nossos alunos durante a
realização dos jogos e quando assim acontece vale a pena todo o
esforço que é feito pelos professores em proporcionar aos alunos
um leque variado de experiências motoras.
A
todos os professores e funcionários que colaboraram na atividade
o nosso obrigado.
A 2ª fase da formação “Nutrição e Hábitos de Vida Saudáveis”
decorre nos dias 30, 31 de Janeiro e 17, 18 de fevereiro para
todos os alunos do 6º ano. A ação será ministrada pela Sr.ª
Engª. Geni Alves (Uniself).
A
escola convida, os alunos de 9º ano, a participar no concurso:
“Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela
Ordem dos Biólogos. O principal objetivo é estimular o interesse
pela ciência, na área da Biologia.
Este concurso consta de duas provas eliminatórias. A primeira
realizar-se-á a 7 de fevereiro e a segunda (final) a 31 de
março. Desta última, serão selecionados os 10 melhores
classificados que receberão um troféu e um conjunto de prémios.
O Clube Viver a Vida implementou
na nossa escola a recolha de tampinhas com o objetivo de ajudar
a Associação Portuguesa de Deficientes na Madeira.
Refira-se que a campanha das tampinhas é
nacional, sendo promovida pela Sociedade Ponto Verde. Depois da
recolha, as tampas são entregues numa empresa de reciclagem pela
Sociedade Ponto Verde que lhes envia o valor correspondente
(cada tonelada corresponde a pouco mais de 600 euros). Este
valor, por sua vez reverte para a compra de material ortopédico,
nomeadamente cadeiras de rodas, próteses….
No início do ano letivo anterior, as
Atividades Culturais da escola lançaram o lema “Ser
ecológico é ser solidário” dando assim mais visibilidade à
campanha de recolha de tampas. O objetivo proposto era atingir
os 2000 garrafões com tampas.
No 3.º período, os grupos disciplinares
de Ciências de 2.º e 3.º Ciclos tomaram a iniciativa de
lançar um desafio aos alunos - Top Turmas, de modo incentivar
uma maior recolha de tampas e assim contribuir para alcançar os
objetivos propostos. Os professores de Ciências recolheram as
tampas dos alunos das suas turmas, e periodicamente procediam à
contagem dos garrafões.
Este desafio superou as expectativas, pois
foram contabilizados 2863 garrafões, o que demonstrou um grande
espírito de solidariedade e responsabilidade ambiental de toda a
comunidade escolar. Um agradecimento a todos os que
contribuíram: professores, funcionários, encarregados de
educação e, sobretudo, os alunos.
O culminar do desafio Top Turmas - “Ser
ecológico é ser solidário” permitiu oferecer duas cadeiras de
rodas a duas alunas da Unidade Especializada da nossa escola.
Alunos Supersolidários do 9.º 4
As Atividades Culturais tiveram a
iniciativa de construir uma Árvore de Natal Ecológica, no jardim
da nossa escola, utilizando os garrafões com tampas. A decoração
da árvore foi realizada com a colaboração dos alunos das turmas
que recolheram mais tampas este ano letivo. Esta iniciativa está
a ser muito apreciada por toda a comunidade local.
Árvore de Natal Ecológica
Um gesto tão simples como guardar uma
tampa plástica contribui para uma vida melhor e mais digna,
sendo um ato de generosidade.
Cinco turmas do nono ano de escolaridade (9º2, 9º3, 9º6, 9º7 e
9º12) da Escola Básica Dr. Horácio Bento Gouveia fizeram uma
visita à Escola de Condução Infante, no âmbito dos conteúdos
programáticos de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia.
O objetivo desta ação visa sensibilizar os jovens alunos para o
bom comportamento rodoviário, bem como avaliar aspetos de
segurança associados, quer à utilização de aparelhos e
equipamentos, quer a infraestruturas e trânsito, para que depois
transmitam esses mesmos conhecimentos aos seus familiares e
amigos. A atividade revelou-se produtiva e enriquecedora, pois
os alunos complementaram os conhecimentos adquiridos nas aulas
com os da ação de formação.
Os alunos de E.M.R.C. assinalam o Dia Internacional dos
Direitos Humanos, 10 de dezembro, com os seus trabalhos
que ilustram sobretudo os Direitos da Criança. Veja aqui
as fotos.
No âmbito da celebração da Semana Regional da Pessoa com
Necessidades Especiais, a nossa escola desenvolveu um conjunto
de atividades. Veja aqui as fotos dessas atividades.
Água
é vital para a vida, indispensável para o desenvolvimento
humano, e necessária para a conservação do nosso ecossistema.
Assim, a água potável é o denominador comum entre os desafios
mais urgentes enfrentados na atualidade, como saúde, alimentação
e energia.
As Nações Unidas (UNESCO) proclamaram 2013, o Ano Internacional
da Cooperação pela Água. Diversas atividades estão a ser
desenvolvidas em todo o mundo com o objetivo de sensibilizar a
população e os seus governantes para esta causa.
A
cooperação pela água significa reunir todos (cientistas,
políticos, governos, entidades público/privadas, especialista em
gestão de recursos hídricos e sociedade civil) para garantir que
a água potável seja uma realidade ao alcance de todos.
Desta forma, convidamos toda a comunidade educativa a participar
nesta causa. Não é apenas com grandes ações que se muda o mundo,
por vezes um pequeno gesto é suficiente para mudar mentalidades.
Vamos fazer deste Natal, um Natal cooperante!
Lançamos o desafio à comunidade educativa para participar numa
instalação coletiva, a realizar no átrio da nossa escola. Para
isso, convidamos cada pessoa a fazer um floco de neve, como
forma de assinalar a importância da preservação e conservação da
água e assim cooperar no desenvolvimento de uma sociedade mais
sustentável.
No legítimo exercício de funções executivas e pedagógicas deste
estabelecimento de educação, cabe a oportunidade de refletir
conjuntamente na hierarquização da qualidade das organizações
escolares imposta pelos rankings nacionais. Numa atitude ousada
particularizam contextos de ensino e aprendizagem, que
previamente se revelam incomparáveis na subjetividade que os
carateriza, priorizando os índices de sucesso das instituições
privadas em detrimento das escolas públicas.
Neste quadro de referências enaltecem exclusivamente o resultado
organizacional traduzido na percentagem da avaliação externa das
provas finais de Língua Portuguesa e de Matemática, o que
susceptibiliza a formulação de juízos de valor pouco conclusivos
sobre a adequação do sistema de ensino ministrado a nível
nacional. Por outro lado, desvalorizam a dimensão populacional
da comunidade discente, variável merecedora de reconhecimento e
vinculativa do posicionamento de autêntico êxito escolar, a par
de outras que deveriam ser discutidas e analisadas.
Face às observações expostas, propõe-se a objetividade dos
parâmetros a estimar no enquadramento dos rankings, de modo a
uniformizar os argumentos de melhoria do sistema educativo
regional, comprometedora de dinâmicas de liderança motivadoras,
responsáveis e interventivas dos elementos da comunidade escolar
na prossecução do fim comum. Para clarificar sensibiliza-se para
a importância do
papel dos líderes administrativos que tem principalmente a ver
com a capacidade de melhorar as competências e os conhecimentos
das pessoas dentro da organização, criando uma cultura comum de
expectativas em redor do uso dessas mesmas competências e
conhecimento, mantendo unidos os vários bocados da organização
numa relação produtiva uns com os outros e, ao mesmo tempo,
responsabilizando os indivíduos pelos seus contributos para o
resultado colectivo (Elmore, 2000, p. 15 citado por Fullan,
2003, p. 58).
Nesta dimensão de liderança e sem falsas modéstias encara-se o
posicionamento da escola Horácio Bento de Gouveia revelador de
sucesso e efetivo desempenho, que credibiliza as linhas
orientadoras do Projeto Educativo e que nos eleva no panorama
regional, pelo que se remete para a partilha da informação que
se destaca.
No âmbito do projeto eco-escolas tem vindo a desenvolver-se na
escola uma horta biológica. Recuperou-se um espaço e começou-se
a organizar a área de modo a plantar ervas aromáticas e algumas
hortaliças. A colaboração de todos tem sido incansável desde,
encarregados de educação, alunos, funcionários, algumas
entidades regionais e professores. A equipa agradece o empenho!
No vídeo que se segue apresenta- se a evolução do projeto até à
presente data.
No próximo dia 11 de novembro terá inicio um ciclo de formações
destinadas a todos os alunos do 6.º ano com o tema "Nutrição e
Hábitos de Vida Saudáveis". Esta formação será ministrada pela
Sr.ª Eng Geni Alves e decorrerá na aula de Ciências da Natureza,
com duração de 45 minutos. Serão abordados temas como a roda dos
alimentos, a importância de uma alimentação saudável e
equilibrada... Esta formação tem o apoio e colaboração da "UNISELF"
empresa de restauração.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial
da Alimentação e com uma oportunidade para relembrar a
importância de uma alimentação saudável, os alunos das turmas
6.º1, 2 e 5 participaram num desafio dirigido aos ensinos básico
e secundário/profissional, lançado pela DECO Jovem, que
consistiu em aliar uma foto e uma frase relacionadas com a
importância de incluirmos as frutas e os legumes na nossa dieta
alimentar.
Tendo em conta que nas aulas de Ed.
Visual, estivemos a observar os frutos e a registar as suas
formas cores e texturas, decidimos juntar o útil ao agradável e
colaborar com a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES),
realizando uma pequena instalação, na sala de convívio dos
alunos, intitulada “A Magia da cor, na fruta tem o seu sabor”.
Convidamos toda a comunidade educativa a consultar a galeria de
fotos que se encontra no sítio
http://www.decojovem.pt/os-desafios
a fim de poderem visualizar os trabalhos realizados pelos alunos
da nossa escola.
A nossa Escola, pela primeira vez, está
inscrita no Projeto Green Cork Escolas. Este Projeto da
Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza),
em parceria com a Amorim, o Continente e o Dolce Vita, tem
como principais objetivos:
-
recolher rolhas de cortiça para reciclagem;
- reduzir
a quantidade de rolhas enviadas para aterro e inceneração;
-
diminuir a quantidade de CO2 libertado para a
atmosfera;
-
financiar a reflorestação (plantação de espécies autóctones).
O valor
angariado com a reciclagem de rolhas de cortiça permitirá à
Quercus realizar ações de reflorestação, plantando
milhares de árvores, entre as quais carvalhos, azinheiras e
sobreiros (Quercus suber – árvore de onde se extrai as
rolhas de cortiça).
As rolhas são
amigas do ambiente pois são um produto 100% natural e fixam
partículas de CO2
mas se forem decompostas ou incineradas, o CO2é
libertado na atmosfera e vai contribuir para o aquecimento
global. A reciclagem permite prolongar a capacidade de
retenção de CO2
da cortiça.
A crescente consciência ambiental motivou
a iniciativa estruturada de recolha e reciclagem de rolhas que
já não têm uso, com o intuito de dar uma segunda vida à rolha de
cortiça. Separar rolhas é um
gesto simples e ajuda muito o meio ambiente. As rolhas
recolhidas são tratadas e trituradas em Portugal desde 2009, na
Amorim Cork Composites, e são transformadas em granulados,
voltando assim a ser matéria-prima.Embora nunca mais seja incorporada em rolhas, a cortiça
reciclada pode integrar revestimentos, isolamentos,
kayaksde
alta competição, raquetes debadminton,
bolas de ténis,
componentes de automóveis/aviões, peças dedesigne
de moda e uma multiplicidade de outros fins.
As rolhas de cortiça recolhidas na nossa Escola
serão entregues num hipermercado Continente e depois
encaminhadas para reciclagem.
O desafio que
propomos aos alunos da nossa Escola é recolher o maior número de
rolhas possível. De modo a incentivá-los lançamos o seguinte
desafio:
“O rato roeu uma rolha e a turma recolheu as outras!”
1-
Cada turma recolhe o maior número de rolhas de cortiça possível
(em sacos), com a colaboração dos docentes da turma.
2-
Na última sexta-feira de cada mês, as rolhas de cada turma são
pesadas (primeira pesagem é no dia 29 de Novembro).
3-
É afixada, em vários locais da escola, uma tabela com o peso das
rolhas de cada turma - Top rolhas (por nível de
escolaridade).
4-
Nas portas das salas das turmas vencedoras
é colocado um “documento” a valorizar o esforço dos alunos –
Turma SuperECO.
Este projeto está a ser promovido pelos docentes de Ciências
Naturais, os quais também recolhem os sacos com rolhas de
cortiça nas suas turmas.
Vídeo: “Green Cork - As suas rolhas pela nossa floresta”
Solicitamos o empenho, de toda a comunidade educativa, na
recolha do maior número possível de rolhas, permitindo a
promoção da cortiça enquanto material natural, ecológico,
biodegradável, renovável e reciclável. Urge, pois, que cada um
de nós seja um condómino da Terra responsável mediante o
desenvolvimento de atitudes que visem a sustentabilidade
do nosso planeta.
Docentes: Carla Velosa, Nélia de Freitas e Rita Jardim.
Realiza-se no dia 5 de novembro a Prova dos Nove para as turmas
do 7º e 8ºanos de escolaridade.
As turmas do turno da manhã realizam as atividades, entre as
11h15 – 13h00, e as do turno da tarde das 13h15 às 14h45.
A Prova dos Nove é uma competição coletiva, constituída por nove
modalidades (Basquetebol, Badminton, Futsal, Voleibol, Ténis de
Mesa, Orientação e Mega Sprinter).
Nota: As inscrições deverão ser feitas no horário, que o
aluno pretende frequentar, no polivalente, devendo dirigir-se às
funcionárias D. Salete ou D. Zerlina, até dia 11 de outubro
próximo.