De 22 a 24 de junho,
na sala 321 da HBG, decorreu, para os alunos de 7º e 8º anos de
escolaridade, um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas –
GEOdesafios - que permitiram o intercâmbio de conhecimentos
interdisciplinares adquiridos nas aulas, ao longo do ano letivo.
Foi uma oportunidade de implementar um espírito de equipa e de
partilha garantindo mais e melhores aprendizagens para todos.
O evento foi
dinamizado pelo Grupo de Geografia com a colaboração do
departamento de Ciências Físico-Químicas e da Natureza.
Na semana de 13 a 17
de junho, no quinto andar, realizou-se uma exposição de
Matemática, com os trabalhos de pesquisa, jogos
matemáticos,…elaborados pelos alunos do 2º Ciclo.
A exposição teve
grande adesão por parte dos alunos que durante os intervalos
observaram os trabalhos e jogaram com os jogos matemáticos.
Terminou mais uma
edição da Semana Náutica HBG, atividade que deliciou todos os
que nela participaram. Ao longo de cinco dias, os alunos tiveram
a oportunidade de experimentar diversas modalidades náuticas,
como Vela, Canoagem, Paddle Board, Pesca Desportiva, Snorkeling,
Mergulho com Escafandro, Caiaque Pólo, Bodyboard, Surf, e Skills
Aquáticos. Estas atividades decorreram simultaneamente em quatro
locais: Varadouro de São Lázaro; Quinta Calaça; Estação de
Biologia Marinha do Funchal / Cais do Carvão e Complexo de
Piscinas Olímpicas do Funchal.
Foi uma semana
diferente nas aulas de Educação Física e que constituiu para a
maior parte dos alunos a primeira experiência com este tipo de
atividades.
A organização revela
satisfação, orgulho e sobretudo muita vontade de dar
continuidade a este projeto que integra os pressupostos da
liderança escolar e da cidadania.
A organização
agradece aos muitos colaboradores que viabilizaram este evento:
Clube Naval do Funchal, Estação de Biologia Marinha, Associação
Regional de Vela da Madeira, Associação Regional de Canoagem da
Madeira, Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira,
Associação Náutica da Madeira, Direção de Serviços do Desporto
Escolar, Direção Regional da Juventude e Desporto, bem como aos
nossos patrocinadores, Prazeres do Mar Atividades Marítimas -
Turísticas, Bónus, Mediação de Seguros e Manica - Soluções
Digitais.
A visita de estudo
ao Engenho do Mel na época de laboração é uma das
atividades interdisciplinares (Físico Química, Geografia e
Ciências Naturais) destinada aos alunos de 8º ano. Esta visita
tem por objetivos: compreender o processo de fabrico de produtos
da fábrica, conhecer as técnicas utilizadas com base na
matéria-prima cana-de-açúcar, saber qual é o aproveitamento que
é feito dos resíduos (por exemplo, adubo natural) e conhecer o
vocabulário geográfico para explicar os padrões de distribuição
dos produtos.
Agradecemos
a adesão, participação e dedicação de todos os alunos
intervenientes, quer na 1.ª quer na 2.ª eliminatória das
Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior 2016. Todos estes
alunos receberam um certificado de participação e queremos
desejar-lhes as maiores felicidades para a sua vida escolar.
Segue-se a
classificação referente à 1.ª e à 2.ª eliminatória.
No mês de Junho, e
segundo o plano anual da disciplina de Físico-Química, os alunos
das turmas de oitavo ano, nomeadamente os 8º9, 8º10 e 8º12,
tiveram a visita de um oftamologista que se disponibilizou em
falar acerca da constituição do olho humano e os problemas dos
defeitos da visão e a sua correção através das lentes e
graduação. O fim da sessão teórica foi marcado por uma atividade
prática que consistiu na verificação da visão dos discentes
envolvidos. Esta atividade desenvolvida pelo grupo de
Físico-Química está de acordo com o currículo da disciplina,
designadamente com o capítulo da Física-Ótica.
Os alunos da
Unidade Especializada têm como uma das atividade socialmente
úteis à disciplina da Bio-Horta, que se orienta segundo o plano
anual das Eco-Escolas. Os objetivos das atividades desenvolvidas
nesta disciplina visam, sobretudo, estimular as habilidades
motoras e cognitivas dos alunos envolvidos através de tarefas
simples do dia-a-dia, relacionadas com as temáticas ecológicas e
agrícolas.
Os alunos do 9º ano
da turma 10 visitaram a Estação de Tratamento das Águas de Santa
Quitéria, no dia 2 de junho, no âmbito da disciplina de
Geografia. Acompanharam os alunos a docente Lígia Faria e a
Encarregada de Educação Sónia Sousa. Esta visita de estudo teve
como principais objetivos o conhecimento da estrutura e
funcionamento de uma ETA e a promoção de uma consciência
ecológica e de preservação dos recursos naturais.
Incluída na Semana
das Ciências Naturais – 3.º ciclo decorreu no auditório, para
alunos de 8.º ano, uma sessão de sensibilização ambiental,
denominada “Pegada Ecológica”, proferida pelo investigador Dr.
Hélder Spínola.
Integrada na Semana
das Ciências – 3.º Ciclo, decorreu no dia 3 de maio uma palestra
intitulada “Nascimento, Crescimento e Envelhecimento geológico
do Arquipélago da Madeira”, proferida pelo conhecido geólogo
madeirense Dr. João Batista, para alunos de 7.º ano.
No âmbito da Semana
das Ciências – 3.º Ciclo, realizou-se no dia 28 de abril no
auditório da Escola, uma ação formativa em Suporte Básico de
Vida para alunos de 9.º ano, ministrada por uma equipa da Cruz
Vermelha Portuguesa.
Realizou-se no dia 3
de junho a Festa de Encerramento do Desporto Escolar após um ano
de intensa atividade.
A cerimónia teve
início com o desfile dos alunos envolvidos nos núcleos de
desporto escolar e turmas vencedoras da Prova dos Nove, perante
uma assistência que encheu por completo as bancadas do
Polivalente três.
Contamos com a
presença da Dr.ª Fátima Teles, Presidente do Conselho Executivo
e restantes membros, bem como a Presidente da Comunidade
Educativa, Dr.ª Arlinda Marques.
Dirigindo-se a todos
os presentes Presidente do Conselho Executivo, Dr.ª Fátima Teles
deu os parabéns aos alunos envolvidos no desporto escolar e
reforçou o facto de a escola ter obtido excelentes resultados
desportivos na Festa do Desporto Escolar. Não esqueceu os que
terminam a sua escolaridade na HBG, desejando-lhes os maiores
sucessos no futuro.
A nossa festa contou
com momentos de dança, música e contorcionismo, bem como a
atribuição dos prémios da Prova dos Nove, e homenagem às
equipas/alunos vencedores na Festa de Desporto Escolar 2016.
A todos os que
participaram e colaboraram no sucesso desta atividade o nosso
obrigado.
Depois do êxito
alcançado nas edições anteriores, a escola HBG leva a efeito
mais uma edição da Semana Náutica. Esta atividade decorrerá
entre os dias 13 e 17 de junho e envolve cerca de quinhentos
alunos do 5º e 6ºanos de escolaridade.
Um dos principais
objetivos desta semana visa proporcionar um variado leque de
experiências náuticas, nomeadamente: vela, canoagem, paddle
board, caiaque polo, iniciação ao surf e body board, skills
aquáticos, pesca desportiva, snorkeling e mergulho com
escafandro.
Estas atividades
decorrerão no Varadouro de São Lázaro (Vela, canoagem e paddle
board), Sede do CNF – Quinta Calaça (Snorkeling e mergulho com
escafandro), Estação de Biologia Marinha do Funchal /Cais do
Carvão (Pesca Desportiva) e Complexo de Piscinas Olímpicas do
Funchal – Penteada (Caiaque Polo, surf, body board e skills
aquáticos).
A apresentação
oficial acontecerá hoje, dia 9 de junho pelas 18h30, a bordo do
Catamarã Sea Nature com a presença da Presidente do Conselho
Executivo Dr.ª Fátima Teles, representantes dos patrocinadores e
entidades envolvidas na organização.
Durante o mês de
janeiro, os alunos das turmas 1, 4, 6 e 10 do 9.º ano realizaram
uma visita de estudo ao Serviço de Sangue e de Medicina
Transfusional do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Integrada no
desenvolvimento do conteúdo programático Sistema Circulatório da
disciplina de Ciências Naturais, a visita teve como objetivos a
promoção da Dádiva de Sangue e o conhecimento do Serviço de
Sangue e de Medicina Transfusional (práticas laboratoriais
pré-transfusionaise análises de Imuno-Hematologia).
A visita consistiu
num breve diálogo entre alunos e médicos que visou a
sensibilização para a necessidade da dádiva de sangue, aumentar
os conhecimentos nesta área, aumentar a consciência social e
promover hábitos e condutas saudáveis.
Os alunos tiveram
ainda a oportunidade de acompanhar o percurso do dador e do
sangue doado, visitando os laboratórios e o processo que envolve
a separação dos constituintes sanguíneos, bem como o seu destino
e aplicação.
A visita foi
organizada pelos docentes de Ciências Naturais.
A nossa escola
esteve representada com duzentos e vinte e dois alunos,
distribuídos pelas modalidades de Atletismo, Andebol,
Basquetebol, Voleibol, Futsal, Ténis de Mesa, Badmínton
Ginástica Massiva, Multiatividades e Desporto Adaptado.
Parabéns aos alunos
e professores que tão bem nos representaram.
A Prova dos Nove é
uma competição composta por um conjunto de nove provas
desportivas, disputada pelas diversas turmas da Escola ao longo
do ano letivo.
As turmas vencedoras
foram: 5º4 (86 pontos); 6º1 (83 pontos); 7º1 (79 pontos); 8º11
(71 pontos) e 9º7 (78 pontos).
A entrega dos
prémios referente a esta competição será no dia 3 de junho, na
Festa de Encerramento das Atividades do Desporto Escolar.
O grupo de
informática analisou e refletiu sobre as atividades
desenvolvidas nas jornadas de informática e constatou o
seguinte: As várias sessões sobre a segurança da internet
dinamizadas pelo coordenador de TIC ao segundo de ciclo foram
gratificantes para os alunos, onde estes colocaram dúvidas e
ficaram esclarecidos com imagens, vídeos e conceitos claros e
objetivos. A “Demonstração da robótica”, dinamizada por alunos
da Universidade da Madeira, excedeu todas as expetativas, na
envolvência e cooperação entre alunos e dinamizadores. O
Workshop dinamizado pelas professoras doutoras da universidade
de Aveiro foi enriquecedor quanto aos cuidados a ter na
segurança na internet. Na apresentação de projetos da escola
Francisco Franco, Robótica e Pc Help Center foram uma novidade
cativante para os alunos do segundo e terceiro ciclos. Nestes
projetos os alunos demonstraram muita motivação e empenho em
ouvir a explicação, na construção de robôs e participação da
demonstração dos mesmos. Também existiu, a oportunidade de
construir um robô com ajuda de orientadores bem como desmontar e
montar as variadas peças de computador. A palestra “o que fazem
Robôs e como se torna um robô inteligente”, não foi realizada
por falta de apoio por parte da organização do evento. A
exposição foi uma atividade que esteve em exibição durante uma
semana, tendo muitos visitantes e participantes nos jogos de
Scratch. Esta continha muitos trabalhos em cartazes, panfletos
sobre a segurança na internet, novos tapetes de ratos
recicláveis elaborados por alunos e professores e objetos de com
material reciclável, tais como, relógios e porta canetas e
lápis. As atividades mencionadas foram enriquecedoras para o
grupo disciplinar, para os alunos e para toda a comunidade
educativa, sendo alguma desta informação publicada na página e
na revista da escola “O Divulgador”.
O grupo de teatro
Alforria (constituído por alunos das turmas 10, 11 e PCA do
nono ano) revisitou Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela
Espanca, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Gil Vicente e
construiu um espetáculo intitulado “Ao fim e ao cabo”. Esta
atividade inseriu-se na semana do Departamento de Línguas e foi
levado a cena nos dias 19 e 20 de abril, repetindo-se nos dias 4
e 5 de maio.
O mar, tema
transversal na nossa literatura, fonte inesgotável de inspiração
para artistas intemporais, une a alma do povo lusitano espalhado
pelo mundo, a sua voz ecoa nos acordes da guitarra portuguesa e
fixa o olhar das mulheres do cais. Salgado pelas lágrimas de
muitos, espelha o céu de todos e, sempre fascinante, qual
“sereia rouca” desafia os Portugueses a desvendarem o além da
linha do horizonte. Vozes há que se opõem categoricamente:
terras e mares povoados de monstros, trevas e nevoeiros,
impossíveis de transpor não devem nunca ser desvendados. O
castigo espreita, terrivelmente presente. À segunda tentativa,
Gil Eanes dobra o Cabo Bojador e traz prova de terra conquistada
ao mar tenebroso. A condição humana limita, o sonho, porém,
transcende. Ao fim e ao cabo, venceu a coragem estoica de uma
“gente ousada”, o Mostrengo rendeu-se, a sua fúria foi aplacada
pelas palavras do Homem do Leme e, depois, a Índia revelou-se
ante os olhos de Gama. A missão cumprida abriu as portas do
Oriente, tem o perfume de especiarias e a essência do sonho, “o
bicho da terra tão pequeno” agigantou-se e tocou o céu. Nasceram
os “heróis do mar”.
Representar dá aos
atores a oportunidade de serem outros e de se superarem,
proporcionando ao público uma viagem no tempo. A emoção percorre
a plateia porque nos corre nas veias o sangue dos nossos
“egrégios avós”. A peça é um tributo a todos eles, uma homenagem
singela à alma lusitana, que urge reanimar nos tempos que
correm.
No âmbito das
atividades do Departamento de Línguas, subordinadas ao tema
“anos 60”, o grupo de Francês apresentou, no Auditório da
escola, uma passagem de modelos da época, contando para tal com
a colaboração, presença e participação dos
alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, assim como da
Comunidade Escolar e de alguns Encarregados de Educação.
Canções, danças (francesas e inglesas) música instrumental e uma
exposição, tambem fizeram parte do espetáculo. E, como não
podia deixar de ser, a presença e a entrevista à estilista
madeirense, Patrícia Pinto, contribuiram para recriar toda uma época, de certa forma
desconhecida dos alunos.
Vimos, por este
meio, convidar os Encarregados de Educação a participar na
sessão de Formação Parental «ATIVIDADE FÍSICA E SUCESSO
ESCOLAR», a realizar-se no dia 24 de maio, às 18:30, no
auditório da escola. A formação será orientada pela Drª Ana
Rodrigues e pelo Prof. Nuno Rodrigues.
Para encerrar a
Semana das Línguas, o Grupo de Português de 3º Ciclo dinamizou
um Sarau Literário acompanhado de cocktail. Vários membros da
Comunidade Escola compareceram e puderam apreciar, ao sabor de
um vinho Madeira, momentos de declamação de poesia, musicais e
pequenas dramatizações protagonizadas pelos vários elementos do
Grupo. De salientar a presença inesperada do consagrado poeta
português Fernando Pessoa e da sua amada Ofélia.
Entre os dias 17
e 20 de maio decorrerá a Festa do Desporto Escolar. A
cerimónia de abertura terá lugar no Estádio do Marítimo
(Barreiros), no dia 17 de maio pelas 20h30.
A nossa escola
faz-se representar nas modalidades de futsal, basquetebol,
voleibol, atletismo, badmínton, ténis de mesa e multiatividades.
Esta Festa é uma
oportunidade para os nossos alunos competirem, conviverem,
desenvolverem o espirito de equipa, o fair play e
aprenderem a lidarem com as vitórias e derrotas.
No passado dia 29 de
abril realizou-se na cidade do Funchal mais uma gincana cultural
organizada pelos professores de História da nossa escola, cujo
tema foi Portugal na I Guerra Mundial: 100 anos.
Foram cerca de 800
os participantes, entre alunos, encarregados de educação,
professores e funcionários.
Promover o
conhecimento e as aprendizagens fora da sala de aula,
proporcionando momentos de salutar convívio entre todos os
envolvidos foram os principais objectivos de todos os que
planearam e levaram a efeito esta actividade que vai já na sua
nona edição.
A comunidade
educativa da HBG, numa demonstração de grande responsabilidade
cívica, levou brilho, colorido, alegria e muito movimento para a
rua, proporcionando uma manhã diferente na cidade do Funchal.
A todos os
envolvidos agradecemos a participação.
Brevemente serão
divulgados os resultados, estejam atentos!
O Clube Viver a
Vida, CVV, promove em parceria com a Escola de Voluntariado -
Pista Mágica, a ação de formação " Educar para uma Cidadania
Global na Escola: uma abordagem inicial.
A ação, de 6H, (aguarda validação da DRE) decorre no âmbito do
Prémio "Linka-te aos Outros/AMI", um prémio ganho por este
clube, neste ano letivo, e terá lugar no dia 28 de maio (Sábado)
das 9:30H às 12:30H e das 14:30H às 17:30H, na nossa escola
(Polivalente - sala 4).
O Clube Viver a Vida
conta com a presença de professores, alunos, pais, funcionários,
encarregados de educação, alunos, ex alunos e demais
interessados intra e extra escola.
DATA: 28 de Maio
de 2016 (Sábado) * 6 horas (aguarda por validação/ DRE -
Professores e Educadores)
DESTINATÁRIOS:
Professores, Educadores, Alunos,Pais, Encarregados de Educação e
Funcionários e comunidade em geral.
No âmbito do "Prémio
Linka-te aos Outros/AMI", o Clube Viver a Vida promoveu, nos
passados dias 29 e 30 de abril e em parceria com a associação
Conversa Amiga (ACA), uma Ação de sensibilização para alunos
do 2º ciclo intitulada - O que é o voluntariado? Princípios
fundamentais e a ação de formação intitulada "A importância do
Voluntariado na Educação e na Cidadania Global" (I Parte)
dirigida a professores, funcionários, alunos ex alunos da
Escola HBG