“PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE
DA TERRA”
A Escola Horácio Bento de Gouveia, no seu
Projeto Educativo, sempre contemplou a vertente ecológica na
aprendizagem dos alunos, concretizando-a através de atividades que
validam a sustentabilidade ambiental e promovem hábitos de vida que
vão melhorar a qualidade de interacção com o meio ambiente.
O Clube de Fotografia que sempre teve um papel
ativo no registo e divulgação das mais variadas atividades
desenvolvidas pela nossa escola ao longo dos anos, resolveu ir um
pouco mais longe, promovendo um concurso, destinado às escolas dos
2.º,3.º ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira, com o
intuito de partilharimagens, que revelam a existência de uma
consciencialização cada vez maior para o uso de práticasambientais
responsáveis.
A nossa escola orgulha-se da qualidade e
quantidade de fotos recebidas, estas são o testemunho do
envolvimento das comunidades educativas regionais, mostrando o
compromisso que cada um assume, na preservação do ambiente e da
sustentabilidade da terra.
Asimagens aqui presentes poderiam simplesmente
divulgar ou denunciar práticas ambientais. No entanto,o gosto pela
fotografia, levou osparticipantes a criarem uma poesia visual entre
a camara fotográfica e a natureza.
Os registos aqui apresentados enaltecem a
beleza do meio ambienteconservadoe estimulam desta forma o ser
humano, para a preservação da natureza através da apreciação e do
prazer estético.
Esta
exposição revela que a Fotografia e a Educação Ambiental compõem um
terreno fértil na elaboração de uma nova relação homem e natureza e
do homem com sua própria natureza, na consolidação de uma
consciência ecológica que reconheça a importância e o valor de todas
as formas de vida e na responsabilidade da formulação de um novo
pensamento coletivo e planetário.
À medida que a fotografia permite o ato de
“enxergar a si próprio” e o mundo em que vivemos, podemos agir rumo
à construção do mundo que sonhamos e queremos, com uma sociedade
mais justa.
Queríamos agradecer a todas as pessoas
envolvidas neste projeto, pois sem elas este seria muito difícil de
concretizar.
Ao apoio e disponibilidade da escola, e dos
seus intervenientes;
Aos convidados que muito nos honram com a sua
presença;
Aos participantes e às escolas envolvidas;
Ao júri;
E por ultimo mas não menos importante, aos
nossos patrocinadores.