De 15 de
julho a 15 de setembro o Observatório Oceânico da Madeira
promove 7 ações em colaboração com entidades parceiras em
diversas áreas distribuídas por 11 datas/horários, de acordo com
o seguinte programa:
No dia 6 de julho de
2017, em Albufeira, a HBG, através do DIFID (Departamento de
Investigação, Formação, Inovação e Desenvolvimento), esteve em
destaque na "3ª Sessão do RoadShow de Boas Práticas de
Valorização de Pessoas 2017", organizada pelo INA (Direção-Geral
da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas).
O DIFID, reconhecido
como Boa Prática pelo INA, fez-se representar através do
seguinte vídeo...
Realizou-se ao longo
do ano letivo as provas de Casting, Eliminatórias, Semifinais e
a Final do referido concurso, envolvendo 51 alunos em 4
categorias: Instrumental, Canto, Dança e Teatro.
A Final do Concurso
realizou-se no dia 17 de maio, tendo como vencedores 2 alunas do
2º Ciclo (5º2, 6º2) e 4 alunos do 3º Ciclo (8º 7 e 9º7).
É de salientar a
participação dos alunos, bem como o empenho e o entusiasmo que
manifestaram nas provas de seleção.
Este evento é uma
oportunidade para os nossos alunos, pois estimula o
aparecimento de novos talentos nos domínios cultural e
artístico. Os prémios serão entregues no dia 17/07/17.
Instrumental:
Marisa Rodrigues Luca s(5º2) e Sofia Miguel Ferreira da Silva
(6º2)
Canto:
Beatriz Alice Dias Rodrigues Pedreira (9º7)
Dança: Filipa
Margarida Figueira Rebelo(8º7)
Teatro: Lara
Catarina Fernandes Oliveira e Luísa Jardim Aveiro(9º7)
O
desafio lançado em Janeiro aos alunos da Unidade Especializada,
mais concretamente a possibilidade de participarem num concurso
intitulado “O meu mealheiro” foi aceite com entusiasmo. Durante
este tempo sete alunos daquela unidade, ajudados pelos
professores, elaboraram um mealheiro reutilizando para o efeito
diversos materiais. O resultado final foi muito interessante e
os mealheiros fizeram parte da exposição na “semana das artes”.
Para a
atribuição de prémios foi pedido a colaboração das professoras
Isabel Morna e Célia Freitas, que selecionaram os três
mealheiros mais criativos. Aos restantes alunos foram entregues
certificados de participação. Ficou um registo fotográfico que
revela as expressões de felicidade daquelas crianças terminando,
desta forma, uma atividade simples mas com certeza
enriquecedora.
No dia 22 de Junho,
realizou-se no auditório da escola, a ação sobre a Astronomia e
a Sessão de Observação Nocturna, que foi organizada pela Física
e Química. Neste evento de promoção da Astronomia, como Ciência
actual e que desperta imensa curiosidade, esteve presente o
professor Arlindo Cruz, que pertence ao Grupo de Astronomia
responsável pelo estudo do local da implantação de um telescópio
astronómico na RAM. Apesar das condições climatéricas adversas,
fez-se a observação noturna no átrio do auditório, que incidiu
sobre os planetas Júpiter e Saturno, embora estivessem visíveis
deste ponto da cidade, apesar da poluição luminosa e a neblina
que encobria o céu noturno. A observação foi precedida de ação
de formação sobre a história de certas constelações e a sua
relação com os signos da Astrologia e como observar o céu com o
auxílio do mapa celeste, orientação e localização das
constelações essenciais para a posição dos astros, usando o
programa Stellarium. Foram montados dois telescópios, de
refracção e newtoniano, de modo a termos perspectivas diferentes
da esfera celeste.
O Departamento de
Ciências Físico – Químicas e da Natureza da escola Dr. HBG
realizou entre os dias 13 e 14 de junho a ação de sensibilização
sobre o tema “ A visão. Lentes e correção dos defeitos de
visão”.
Projeto - construção
de estruturas com materiais reciclados, iluminadas através da
instalação de circuitos elétricos com corrente contínua e
alternada.
Objetivos
principais:
·
Desenvolver uma CULTURA TECNOLÓGICA através da descoberta e
compreensão do mundo tecnológico, dos seus efeitos e da sua
importância na sociedade atual.
· Promover o
conhecimento e a ação com base no estudo do objeto técnico.
· Construir
através da realização de diversas técnicas objetos de forma
criativa e artística.
·
Sensibilizar os alunos para a importância da reutilização e
reciclagem dos materiais, redução do consumo e promoção da
educação para a sustentabilidade.
SENSIBILIZAR OS
ALUNOS PARA O IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL DA TECNOLOGIA É
FUNDAMENTAL.
A mudança de atitude
é uma forma inteligente e poderosa que pode contribuir para
melhorar o meio que nos rodeia e preservar o que é de todos, o
nosso Planeta.
Decorreu, no dia 17
de Maio, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Scratch
HBG. Esta iniciativa, promovida no âmbito na Semana da
Informática, visou extender a prática da programação de
computadores para além da lecionação das TIC, proprondo aos
alunos do 8º ano a criação de um jogo ou animação, usando a
linguagem de programação Scratch.
Todos os jogos e
animações apresentados revelaram, por parte dos alunos
envolvidos, criatividade e competências de programação, ainda
assim, a votação impôs-se, e o Júri do concurso deliberou a
classificação da seguinte forma:
A bio-horta da nossa
escola participou no 22º concurso " Uma Escola, Um Jardim"
promovido pela Câmara Municipal do Funchal e ficou em primeiro
lugar na categoria de Escolas dos 2 e 3º Ciclos do Ensino Básico
e Secundário.
Realizou-se no dia 6
de junho a Festa de Encerramento do Desporto Escolar após um ano
de intensa atividade.
A cerimónia teve
início com o desfile dos alunos envolvidos nos núcleos de
desporto escolar e turmas vencedoras da Prova dos Nove, perante
uma assistência que encheu por completo as bancadas do
Polivalente três.
Contamos com a
presença da Dra. Fátima Teles, Presidente do Conselho Executivo
e restantes membros, bem como a Presidente da Comunidade
Educativa, Dra. Arlinda Marques.
A nossa festa contou
com momentos de dança e música, bem como a atribuição dos
prémios da Prova dos Nove, e homenagem às equipas/alunos
vencedores na Festa de Desporto Escolar 2017. Assistimos às
apresentações dos núcleos de Aeróbica e Massiva da nossa Escola,
e terminamos com um Flash Mob.
A todos os que
participaram e colaboraram no sucesso desta atividade o nosso
obrigado.
Inserido no Plano
Individual de Transição do aluno Alexandre Rodrigues do 8º 11,
com medida educativa- Currículo Específico Individual e com o
objectivo de capacitar o mesmo de competências para a inserção
na vida ativa, o aluno, desenvolveu ao longo deste ano letivo,
uma experiência laboral, no contexto escolar, na área da
horticultura e jardinagem. Neste sentido, foi desenvolvido um
projeto de requalificação de mais um espaço da nossa escola,
destinado a horta pedagógica.
As actividades de
promoção da capacitação estão inseridas na matriz curricular
para os alunos com medida educativa- Currículo Específico
Individual, neste sentido, os alunos que frequentam a Unidade de
Ensino Especializado da nossa escola, desenvolveram ao longo
deste ano letivo, atividades de vida diária em estreita
colaboração com a Biohorta, no âmbito da culinária- preparação,
confeção de refeições simples, limpeza e organização de espaços,
com o objetivo de promover a autonomia pessoal destes alunos nos
diferentes contextos da vida diária.
No âmbito do Prémio
Linka-te aos Outros - Fundação AMI, o Clube Viver a Viva
desenvolveu uma ação de formação intitulada " A Escola
Altruísta na promoção da Cidadania Ativa e Global". A ação,
dinamizada nos dias 29 de abril e 03 de junho, contou com a
preciosa colaboração do Professor Doutor Fernando Serra do
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas -
Universidade de Lisboa e outros formadores nomadamente da Escola
HBG, Fundação AMI e Escola Básica Cónego João Jacinto Gonçalves
de Andrade (Campanário). A ação acolheu docentes da Escola HBG
bem como de outras escolas e organizações da RAM.
A Festa do Desporto
Escolar chegou ao fim após quatro dias de intensa atividade.
A nossa escola
esteve representada com trezentos e oito alunos, distribuídos
pelas modalidades de Atletismo, Andebol, Basquetebol, Voleibol,
Futsal, Ténis de Mesa, Badmínton Ginástica Massiva, Ginástica
Aeróbica, Multiatividades e Desporto Adaptado.
Nesta competição
destacamos os dois títulos coletivos conquistados pelas nossas
equipas: andebol (infantis femininos),futsal (iniciadas
femininas), bem como as dezanove medalhas do Atletismo, sendo
dez referentes ao primeiro lugar, três de segundo lugar e seis
de terceiro e ainda um primeiro lugar no Badmínton (Infantis
femininos).
Parabéns aos alunos
e professores que tão bem nos representaram.
Decorre na semana de
29 de maio a 2 de junho uma exposição de trabalhos realizados
pelos alunos do 9º ano, sobre o tema - Jogos Tradicionais. A
exposição é organizada pelo grupo de Educação Física do 3º ciclo
e está presente ao no hall do piso 3.
O Departamento de
Investigação, Formação, Inovação e Desenvolvimento (DIFID), da
Escola HBG, é reconhecido como BOA PRÁTICA pelo
INA (Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções
Públicas).
“Na quinta-feira,
dia 18, foi testado o plano de prevenção e emergência da Escola
Dr. Horácio Bento de Gouveia, após ter sido simulado um incêndio
num dos laboratórios existente no edifício. De forma ordeira e
disciplinada, demonstrando um bom planeamento, as cerca de 1600
pessoas que estavam no edifício conseguiram fazer a evacuação
total em cerca de 8 minutos, o que segundo as autoridades
presentes terá sido um tempo excelente.” – In Tribuna da
Madeira, Edição de 19 Maio 2017.
O Encontro Regional
desta disciplina ocorreu no mês de abril. Este ano tivemos a
oportunidade de nos reunir, na Escola Básica e Secundária de
Santana, pela manhã. Depois do almoço convívio, demos
continuidade ao nosso encontro e passamos uma excelente tarde no
Parque Temático em Santana. Mais um ano em que os alunos das
diversas escolas da Região se reencontraram e festejaram o dia
de EMRC em pleno! Espreitem as fotografias.
O uso das plantas,
quer para fins alimentares quer medicinais é tão antiga como o
próprio Homem.
Muitas das mezinhas
das nossas avós, a que é usual chamar “medicina tradicional”,
“natural” ou “verde”, coexistem, afinal, com a medicina
convencional, dos médicos, na qual abundam cocktails químicos
injetáveis, xaropes industriais e drageias de todas as cores e
feitios.
A naturopatia está
em crescimento, pois quando se trata de acalmar a alma,
fortalecer o corpo e aliviar a dor, ninguém se importa de onde
vem o remédio, desde que se revele eficaz.
Os alunos de 9º
ano, na disciplina de Ciências Naturais, efetuaram
trabalhos no âmbito da utilização das plantas no bem estar do
Homem. Os trabalhos estão expostos no átrio do piso um, no
período compreendido entre 22 e 26 de maio.
A Peace Run é um
evento humanitário de cariz mundial que procura promover a
amizade e a compreensão. Conta com o apoio de inúmeras
individualidades a nível internacional, nomeadamente o Papa
Francisco e Dalai Lama.
No âmbito da
Atividade Interna, realizou-se no dia 15 de maio a “Prova dos
Nove” para as turmas do 5ºano. Participaram cento e cinquenta e
três alunos distribuídos pelas várias modalidades.
A “Prova dos Nove” é
uma competição coletiva, constituída por nove modalidades
(Basquetebol, Badminton, Futsal, Voleibol, Ténis de Mesa, Peddy
Paper, corta-mato e velocidade).
Para ler o texto
vencedor do concurso, da autoria da nossa aluna Daniela Jardim
do 8º2, clique aqui...
Esta edição de
CRIAPOESIA envolveu a participação de 400 alunos (em poesia e em
poesia visual) de escolas do 3º ciclo e secundárias dos
arquipélagos da Madeira e dos Açores.
“O 1º Prémio de
Poesia foi para Daniela Jardim, de 14 anos, da EB23 Dr Horácio
Bento de Gouveia, com o poema “Sorriso de Negra”; o segundo
prémio, para Carla Figueira, de 14 anos, da EB123/PE do Porto da
Cruz, com “O momento”; já o primeiro prémio de Poesia Visual foi
para o aluno da Escola dos Louros, Tiago Branco, de 17 anos, com
o trabalho “sem título”; Maria Laura Quintal de 17 anos, com
“Labirinto”, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, ficou
com o 2º prémio. Houve ainda diversas menções honrosas
atribuídas, a José Armando Silva, de 16 anos, da Escola dos
Louros, e a Laura Martins, 15 anos, do mesmo estabelecimento de
ensino…”
Texto vencedor do 1º
prémio de Poesia/3º ciclo, da 3ª Edição do concurso CriaPOESIA –
Encontro Juvenil do Atlântico, promovido pela associação CRIAMAR
(Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e
Apoio a Crianças e Jovens), cuja iniciativa foi apadrinhada pelo
escritor Valter Hugo Mãe.
Na semana de 8 a 12
de maio realizou-se a 6ª Edição da Semana Náutica HBG.
Esta atividade
juntou cerca de 600 alunos, dos 6º e 7º anos de escolaridade,
numa experiência de atividades náuticas. Estas atividades foram
desenvolvidas no Cais do Carvão, na Estação de Biologia Marinha,
no Clube Naval do Funchal e no Cais de S. Lázaro.
Entre os dias 23 e
26 de maio decorrerá a Festa do Desporto Escolar. A cerimónia de
abertura terá lugar no Estádio do Marítimo (Barreiros), no dia
23 de maio pelas 20h30.
A nossa escola
faz-se representar nas modalidades de andebol, futsal,
basquetebol, voleibol, atletismo, badmínton, ténis de mesa,
ginástica aeróbica e multiatividades.
Esta Festa é uma
oportunidade para os nossos alunos competirem, conviverem,
desenvolverem o espirito de equipa, o fair play e aprenderem a
lidarem com as vitórias e derrotas.
Realizou-se ao longo
do ano letivo o torneio inter-turmas de futsal para todos os
anos de escolaridade, envolvendo mais de quatrocentos alunos.
As finais
disputaram-se no dia 17 de maio, tendo como vencedores as
seguintes turmas: 5º6; 6º13;7º7; 8ºPCA e 9º10.
É de salientar a
participação dos alunos, bem como o desportivismo que
manifestaram nos jogos, todos eles bem disputados e com muito
empenho por parte das turmas intervenientes.
O grupo de português
de 2º Ciclo informa que, no decorrer desta semana (de 15 a 19 de
maio), realiza-se a Semana Cultural, subordinada ao tema “ Tanto
mar, tanta terra!”.
Os alunos e toda a
Comunidade Educativa podem participar nas atividades conforme o
programa afixado nos Pisos 1 e 2 e divulgado na página da
Escola.
Os livros do Plano
Nacional de Leitura estão disponíveis na Feira do Livro a um
preço acessível a todos.
Estes são os últimos
dias dos alunos de 9º ano na nossa escola. Concluído o 3º
período, estes alunos terão que tomar opções, quer no que diz
respeito ao curso que irão seguir, quer na escolha da escola
para onde irão para dar continuidade ao seu percurso escolar.
De forma, a que esta
mudança seja uma etapa tranquila e positiva, nos dias 2, 3 e 10
de Maio os alunos tiveram a oportunidade de visitar as Escolas
Secundárias Francisco Franco e Jaime Moniz. Esta atividade,
dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação da escola, em
colaboração com os diretores de turma, pretende auxiliá-los na
tomada de decisão, de forma consciente e informada.
A informação acerca
dos cursos profissionais foi disponibilizada na Feira das
Escolas, que aconteceu em Abril.
No passado dia 10 de
maio, o Clube Viver a VIda visitou a Escola Básica dos 2º e 3º
Ciclos de Santo António. A visita decorreu no âmbito da
comemoração da Semana da Europa daquela escola subordinada ao
tema "Valores"
O Clube agradece o
convite que lhe foi dirigido pela professora Paula Garanito e
aos alunos voluntários HBG que participaram na referida
sensibilização.
Na semana de 8 a
12 de maio decorre na escola uma exposição de trabalhos
feitos pelos alunos de 7º ano acompanhada pela feira de
minerais, rochas e fósseis (Empresa Mineralia). A atividade
é organizada pelo grupo disciplinar Ciências Naturais de 3º
ciclo e está presente no átrio do piso 1.
Nesta atividade
pretende-se dar a conhecer e divulgar os materiais que
constituem a Crosta Terrestre (variedade de rochas, minerais e
fósseis); perceber que é possível aproveitar os recursos
minerais e aplica-los por exemplo, em peças decorativas e joias;
despertar nos alunos o interesse pelas ciências da Terra, de
forma a gerir um futuro sustentável no planeta em que vivemos;
interatividade entre a comunidade escolar e o meio envolvente,
contemplando uma vertente didática-cultural, lúdica e económica.
Durante o mês de
abril, decorreram as palestras sobre a biodiversidade no
concelho do Funchal, nas turmas de 5.º ano, proferidas pelo
técnico Bruno Teixeira, do departamento de educação da Câmara
Municipal do Funchal.
O Clube Viver a
Vida, em parceria com o DIFID e o ISCSP - Cidadania -
Universidade de Lisboa, promoveu, no âmbito do Prémio Linka-te
aos Outros/Fundação AMI, uma conferencia intitulada " A Escola
Altruísta na promoção da Cidadania Ativa e Global". A
conferencia contou com a presença de 25 formandos de várias
escolas da RAM e 5 formadores. e teve como principal objetivo
sensibilizar e desafiar os estabelecimentos de ensino da RAM
para a necessidade de se adotar novas práticas educativas em
contexto escolar, de modo a que a escola (em função dos valores
organizacionais que preconiza) seja, por um lado, profícua no
cumprimento da sua missão e, por outro lado, altruísta e
promotora de uma cidadania ativa e global, nomeadamente no
âmbito do voluntariado.
No mês de abril, o
grupo disciplinar de Francês realizou a exposição
“Eco-Parfum”. Esta, contou com trabalhos elaborados pelos alunos
do 3º ciclo, que transformaram frascos e embalagens originais de
perfume, utilizando materiais recicláveis, conferindo-lhes desta
forma, quer uma nova apresentação, quer um novo nome,
completamente originais.
No dia 26 de abril.
a nossa escola içou a sua Bandeira Verde.
Foram várias as
atividades desenvolvidas:
- Exposição ecoHBG
onde esteve patente o trabalho que o projeto tem desenvolvido
nos últimos anos.
- Palestra sobre o
Parque Ecológico do Funchal proferida pelo Diretor do Parque -
Dr. João Nunes.
- Entrega dos
prémios do concurso "Cria um Espantalho" promovido pelas
Atividades Culturais.
- Hastear da
Bandeira Verde, onde contamos com a presença: dos alunos
voluntários do ecoHBG; dos alunos das turmas 7º5, 7º10, 8º6, 8º7
e 9º1; do Diretor do Parque Natural - João Nunes; do
Representante da Câmara Municipal do Funchal - Vereador Miguel
da Silva Gouveia; do Representante do Instituto das Florestas e
da Conservação da Natureza - Dr. José Manuel Rodrigues; da
Presidente do Conselho Executivo - Fátima Teles e dos
Funcionários e professores que colaboram no projeto.
- Durante o içar da
Bandeira Verde os alunos do 5º1 e do 5º2 cantaram uma música
alusiva ao ambiente.
- Lanche onde foi
servido um chá em que utilizou-se as ervas aromáticas produzidas
na bio horta.
- Visita à bio horta
onde foi possível visualizar todo o trabalho que tem sido
desenvolvido neste espaço.
Foi proporcionado
aos alunos do 7º ano da turma 13 uma Ação de Formação sobre o
EURO, no dia 24 de Março, no âmbito da disciplina de Geografia e
do Projeto de Educação Financeira. A sessão foi orientada por
dois técnicos do Banco de Portugal e teve como principal
objetivo o conhecimento das notas Euro, mais propriamente as
suas caraterísticas, os elementos de segurança e a contrafação.
Realizou-se no
passado dia 22 de fevereiro o ”Dia do Cientista”, atividade do
Departamento de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas em
parceria com a disciplina de Geografia. Esta foi dirigida a
alunos de 4º ano com a finalidade de despertar o interesse pela
Ciência e ter um primeiro contacto com uma escola de 2/3 Ciclos.
Foram nossas convidadas as escolas: D.Olga de Brito, Escola da
Ajuda e o colégio da Apresentação de Maria. Realizaram-se várias
exposições interativas nos laboratórios científicos nos pisos
três e quatro, assim como, na bio-horta. Esta atividade foi
muito produtiva, tendo superado as expectativas dos alunos.
De 27 a 31 de março
aconteceu na Escola Horácio Bento Gouveia, a Semana da
Orientação Vocacional, uma atividade organizada pelo Serviço de
Psicologia e Orientação e dirigida a todos os alunos de 9º ano.
Durante a referida
semana, os alunos tiveram a oportunidade de contactar de perto
com profissionais de diferentes áreas, a maioria encarregados de
educação de alunos das diversas turmas de 9ºano, que partilharam
a sua experiência de vida, enquanto alunos do secundário e
universitário. Tempo também, para alguns conselhos, dicas e
orientações.
No dia 29 de maio,
recebemos as Escola Profissionais e Secundárias do Funchal na
nossa escola, que apresentaram as suas ofertas formativas e
deram-nos a conhecer as suas instituições.
Foi uma semana rica
em partilhas e experiências novas.
O dia Mundial da
Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de Março, foi
assinalado na nossa escola, pelo grupo de Ciências Naturais - 3º
Ciclo, com palestras e exposições.
A palestra
intitulada “Floresta Laurissilva – Património Mundial
Natural” foi proferida por um técnico do Parque Natural da
Madeira e dirigida a alunos de 8º ano.
"Abrir a Escola para
todos não é uma escolha entre outras: é a própria vocação
dessa instituição, uma exigência consubstancial de sua
existência, plenamente coerente com seu princípio funda-
mental. Uma escola que exclui não é uma escola [...]. A
Escola, propriamente, é uma instituição aberta a todas as
crianças, uma instituição que tem a preocupação de não
descartar ninguém, de fazer com que se compartilhem os saberes
que ela deve ensinar a todos. Sem nenhuma reserva (Meirieu, 2005
cit.in , Filho,T.; Miranda, T. , 2012)."
Referências
Bibliográficas: Filho,T.; Miranda, T (2012). “ O professor e
a Educação Inclusiva- Formação, Prática e Lugares". Editora da
Universidade Federal da Bahia.
A
roda dos alimentos é uma ferramenta de educação alimentar
largamente reconhecido pela população portuguesa pela sua
utilização desde 1977 na campanha “Saber comer é saber
viver”, funcionando como guia para a seleção do que
integramos diariamente na nossa alimentação.
O progresso dos
conhecimentos científicos e as diversas alterações na
situação alimentar portuguesa conduziram à necessidade da sua
reestruturação e adaptação à realidade actual. Assim, em
2003, ao abrigo do programa Saúde XXI, um projecto desenvolvido
por protocolo entre a FCNAUP e o Instituto do Consumidor, lança
a Nova Roda dos Alimentos, agora sob o lema “Coma bem, Viva
melhor”.
A Nova Roda dos
Alimentos mantém o seu formato original, pois este é já
facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente
utilizado às refeições. Por sua vez, e ao contrário da
pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos mas
atribui-lhes igual importância.
Referência Bibliográfica: Ciência. Inovação (2010). Guia
para o professor: “ Nutribrinca- a Busca dos sete (7) poderes. A
roda dos alimentos como ferramenta para educação alimentar.”
Universidade Católica Portuguesa Porto. Escola Superior de
Biotecnologia.
Realizou-se no dia
24 de março nas instalações desportivas da nossa escola, a Fase
Regional do IV Torneio Escolar de Basquetebol 3x3.
A organização deste
evento foi da responsabilidade da Associação de Basquetebol da
Madeira, em parceria com a Direção de Serviços do Desporto
Escolar. Participaram cerca de quatrocentos alunos das várias
escolas da região e Porto Santo. A nossa escola participou com
onze equipas e conquistou cinco primeiros lugares nos escalões
de infantis 1 femininos, infantis 2 femininos, infantis 1
masculinos, iniciadas femininas e iniciados masculinos.
Os jogos decorreram
num clima de festa e de grande competição.
Parabéns aos alunos
e professores que tão bem nos representaram.
É com enorme
satisfação que na nossa escola, dezasseis alunos tenham ficado
apurados para a 2ª eliminatória do concurso “Olimpíadas
Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela Ordem dos
Biólogos Esta realizou-se no dia 22 de março, pelas 14:30.
O principal
objetivo é estimular o interesse pela ciência, na área da
Biologia.
Esta iniciativa
culmina com uma cerimónia de entrega de prémios aos 10 melhores
alunos, a nível nacional, que terá lugar no lugar no Pavilhão do
Conhecimento – Ciência Viva.
O Clube Viver a
Vida, em parceria com a Associação Entrelaços, têm criado
condições ao longo deste ano letivo, para que alunos,
professores e funcionários da Escola HBG participem em
atividades de voluntariado na Casa de Saúde São João de Deus. As
atividades que decorrem no âmbito do Prémio Linka-te aos
Outros/AMI ganho pelo clube neste ano letivo, tem dado a
possibilidade aos alunos de conhecerem a missão da Casa de
Saúde e escutarem experiências de vida por parte de alguns
utentes, com o objetivo de promover e desenvolver competências
pessoais e sociais nos alunos voluntários. As inscrições para
esta atividades, que decorrem aos Sábados entre as 15H e as 17H,
encontram-se abertas ao longo de todo o ano letivo devendo os
alunos ( e pessoas interessadas) preencherem um documento que
se encontra na Sra. telefonista (2º andar).
TESTEMUNHOS DOS
ALUNOS VOLUNTÁRIOS:
"O que mais
gostei na ação de sensibilização foi saber, o que a instituição
faz diariamente com os utentes, saber quais as doenças
tratadas,entre muita coisas. Pois para mim era tudo uma
interrogativa, era tudo novo." Aluna do 9º4
"Eu,
Luísa Aveiro, fiz voluntariado duas vezes na Casa São João de
Deus acompanha pela professora Teresa Castro e foi uma das
melhores experiências de sempre. Estar lá presente, com quem
precisa de companhia, falar, de ajuda... Espero repetir muito
mais vezes."
"Fazer
voluntariado na Casa São João de Deus foi uma experiência
diferente, única e interssante. Conheci pessoas diferentes com
uma personalidade singular. Percebi que, ao fazer voluntariado
ajudei as pessoas a passarem um tempo divertido." Lara
Oliveira - Voluntária
Segunda-feira, dia
13 de março, uma equipa da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia
tomou o lugar dos deputados da Assembleia Regional durante um
dia no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”. A equipa
constituída por: Inês Leitão, Madalena Figueira, Sebastião Van
Zee e Martim Pereira havia sido eleita na sessão escolar desta
mesma iniciativa. Sendo recompensados pelo seu empenho, a
comitiva da nossa escola foi uma das sufragadas pelos seus pares
para representar o Círculo da Madeira na Assembleia Nacional nos
dias 22 e 23 de Maio. Foi eleita também a aluna Inês Leitão para
ser a porta-voz do Círculo da Madeira, do qual fazem parte mais
duas escolas da Região.
A escritora Graça
Alves, numa aula de Português do 8º2, em uma palestra sobre o
seu livro CONTRA A CORRENTE, obra selecionada por uma aluna para
a apresentação da sua Leitura Recreativa. Momento muito
interessante de partilha de informações e de interpretações por
parte da autora e da aluna. Momento igualmente partilhado, pelo
resto da turma, através do diálogo, acompanhado de
perguntas/respostas.
No dia 7 de março,
um grupo de 20 alunos de 9º ano acompanhados por 3 professoras
de Ciências Naturais visitou o centro de Simulação Clínica da
Madeira, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Durante a atividade, os
participantes puderam visitar as instalações deste centro e
participar numa ação de sensibilização exemplificando
procedimentos de um correto alarme em caso de emergência, assim
como, aplicar o algoritmo de Suporte Básico de Vida. Os alunos
participaram ativamente nas simulações, com o uso de manequins,
permitindo, deste modo, ganhar competências teóricas, técnicas e
comportamentais. A Visita da Escola ao Centro de Simulação
Clínica da Madeira foi uma oportunidade única para professores e
alunos contactarem o mundo da simulação em Suporte Básico de
Vida. A rápida e correta aplicação das medidas de reanimação
cardiorrespiratória poderá ajudar a garantir a sobrevivência da
vítima, enquanto não chega ajuda especializada. Pretende-se que
a população estudantil possua as noções básicas de emergência,
de modo que todos sejam capazes de tomar corretamente as
primeiras atitudes de emergência. Esta iniciativa revelou-se
muito positiva com elevado sucesso.
No passado dia 7 de
março, tivemos na nossa escola uma ação de sensibilização sobre
o tema "Prevenção Rodoviária", organizada pelo PRER e pelo grupo
de Físico-Química.
A primeira parte da
sensibilização foi feita no auditório, onde 3 polícias fizeram
uma pequena apresentação sobre as principais regras de trânsito
para peões e para ciclistas e na segunda parte foi feita uma
intervenção direta aos condutores, no portão sul, com entrega de
um folheto com frases alusivas à Prevenção Rodoviára.
Realizou-se no dia
10 de março mais uma Prova dos Nove, para as turmas de 6ºano,
cumprindo mais uma etapa do Plano Anual de Atividades, no âmbito
da Atividade Interna.
Foi bonito observar
a alegria e o empenho dos nossos alunos durante a realização dos
jogos e quando assim acontece vale a pena todo o esforço que é
feito pelos professores em proporcionar aos alunos um leque
variado de experiências motoras.
A atividade decorreu
num único turno (12h15 – 14h00), permitindo a competição direta
entre as turmas da manhã e as da tarde.
Participaram cento e
cinquenta e oito alunos distribuídos por várias modalidades:
Basquetebol, Voleibol, Peddy Paper, Ténis de Mesa, Badmínton e
Salto em Altura.
Organizado pela
Direção de Serviços do Desporto Escolar decorreu no dia 8 de
março o Corta-mato Regional Escolar no Complexo Desportivo do
Nacional (Choupana).
Participaram
quatrocentos alunos em representação de dezassete
estabelecimentos de ensino da região.
A prova foi
destinada a todos os escalões e a nossa escola evidenciou-se nos
de benjamins, infantis e iniciados, com o 1ºlugar de Mafalda
Travassa nos benjamins femininos, Catarina Fernandes nos
infantis femininos, Vasco Soares nos infantis masculinos e Laura
Rodrigues nas iniciadas femininas.
Coletivamente a HBG
conquistou o 1ºlugar nos escalões de infantis masculinos e
femininos.
Parabéns a todos os
alunos que mais uma vez tão bem nos representaram.
Realizou-se no
passado dia 3 de março, na Praça do Povo, o dia da Proteção
Civil. Os alunos do 5ºano turma 8 participaram na visita à
exposição.
O Serviço Regional
de Proteção Civil organizou, juntamente com todos os parceiros,
agentes de proteção civil, uma exposição dinâmica sobre a
atividade com várias demonstrações práticas, envolvendo
simulacros de resgate/ salvamento com a participação de diversas
equipas: emergência pré-hospitalar, resgate em montanha, meios
marítimos, viaturas de combate a incêndios, etc. Com o
envolvimento direto deste serviço estiveram presentes inúmeras
corporações de bombeiros, a Cruz Vermelha, o Sanas, a Polícia
Florestal, a PSP, o Camando Operacional da Madeira, a Autoridade
Marítima e a GNR.
Esta sexta-feira (10
de março) realizar-se-á um encontro literário com a escritora
Ana Maria Magalhães, coautora da coleção juvenil Uma Aventura, e
os alunos de 2.º ciclo.
Os Encarregados de
Educação e toda a comunidade escolar interessada estão
convidados a assistir a este encontro, no qual os alunos poderão
aproveitar esta oportunidade para adquirir livros da autora a um
preço convidativo e solicitar à mesma um autógrafo.
Contamos com a sua
presença!
A sessão terá lugar
no auditório da nossa escola, pelas 16h45.
O homem que não lê
bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe
ler.
No passado dia 24 de
fevereiro à tarde, os alunos do 3º ciclo participaram no
Matcaching.
Esta atividade foi
desenvolvida pelos professores de Matemática do 3º ciclo e pelos
professores do Plano Regional de Educação Rodoviária, que
pretendeu desafiar os alunos a utilizar a matemática/prevenção
rodoviária, de forma lúdica e divertida.
A competição foi
composta por um percurso no recinto da escola, no qual os alunos
tinham que encontrar "caches". Cada "cache" apresentava um
desafio da matemática ou da prevenção rodoviária.
Participaram no
Matcaching cerca de 280 alunos distribuídos por 70 equipas.
Para além desta
atividade, no último tempo da tarde, tivemos ainda a
oportunidade de ver atuações de alguns dos Talentos HBG e do
grupo de Aeróbica do Desporto Escolar.
De 20 a 22 de
fevereiro, o grupo 300 apresentou as atividades alusivas ao
tema “GENTES DA MINHA TERRA”.
Os alunos
empenharam-se em divulgar usos, costumes, tradições da
Madeira através de exposições, uma palestra e encenações. As
representações foram feitas em diversos espaços da escola:
salas de aula, corredores, átrio, sala dos professores e
serviços administrativos.
Figuras relevantes
da ilha foram homenageadas através do “Passeio da Fama” –
estrelas espalhadas por todos os pisos da escola.
As atividades
terminaram com um sarau literário protagonizado pelos
professores de Português do 3º ciclo. Os convidados ouviram
canções tradicionais madeirenses e assistiram à representação
de quadros vivos sobre algumas das profissões mais antigas da
Madeira.