Publicação da nova edição da revista da
escola “ O divulgador”nº 32, que constitui-se como um
Instrumento de consulta e simultaneamente promove e reforça a
imagem da escola interna e externamente.
Integra e dá ênfase às informações
específicas que veicula . Promove de forma gráfica essa
comunicação particularmente para com todos os elementos
pertencentes à sua organização (discentes, professores,
Encarregados de Educação, Auxiliares Administrativos e outros
Auxiliares Educativos).
Outra dimensão é ser um Instrumento que
reforça a imagem da escola e já refenciado, amplia a comunicação
para com todos os elementos da Comunidade Local.
Os alunos do 9º ano, no âmbito do tema
trabalhado no 3º período na disciplina de Francês Écolos ou pas
trop? elaboraram alguns trabalhos relacionados com o tema do
meio ambiente, poluição e ecologia, alertando assim para a
importância da preservação do meio-ambiente, através de slogans,
e apelando a boas práticas diárias.
No âmbito da Físico Química de 7ºano
decorreu uma observação astronómica no átrio do polivalente com
a presença do professor Arlindo Cruz, que pertenceu ao Grupo de
Astronomia da UMa. Afastado das luzes da cidade e com poucas
nuvens no céu, este lugar oferece boas condições para observar
as estrelas. No entanto, o céu encontrava-se nebulado que só
permitiu uma boa visibilidade perto da meia-noite, para além da
Lua cheia ofuscar com o seu brilho.
Entre
os dias 23 de abril e 2 de maio os alunos das turmas 2, 6,9,10,
12, 13, do 8º ano de escolaridade, realizaram uma visita de
estudo à Fábrica de Mel de cana do Ribeiro Seco. Esta atividade
foi organizada pelo grupo de geografia com a colaboração do
grupo de Ciências da Natureza. A visita teve como objetivos
principais: observar in loco o processo de fabrico do mel
de cana, compreender os fatores de localização industrial,
possibilitar a análise dos impactes da atividade industrial e
promover a interdisciplinaridade.
O QREcoHBG consiste na identificação das
espécies hortícolas da Bio-horta da nossa escola, através do
“Quick Response Code” – Código QR (sigla do inglês Quick
Response, resposta rápida, em português.
O projeto começou a ser desenvolvido em
janeiro de 2018, com a colaboração dos alunos da turma 1 do
7ºano de escolaridade, na disciplina de Geografia.
O trabalho dos alunos recaiu na
caraterização das espécies identificadas.
No passado dia 13 de junho, no âmbito da
disciplina de Geografia, os alunos da turma 8 do 8º ano de
escolaridade visitaram o Observatório Meteorológico do Funchal
OMF, Delegação Regional do Instituto Português do Mar e da
Atmosfera (IPMA).
De 13 a 15 de junho, na sala 215, da HBG
decorreu, para os alunos do 7º e do 8º anos de escolaridade, um
conjunto de atividades lúdico pedagógicas designados por
GEOdesafios. Desta forma os alunos tiveram oportunidade de
aplicar os conhecimentos adquiridos, ao longo do ano letivo, nas
aulas da disciplina de Geografia e simultaneamente desenvolver o
espírito de equipa e de partilha.
No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 8º ano de
escolaridade, turma 13, realizaram uma visita de estudo à
empresa NOS – Madeira. Esta decorreu no dia 11 de junho e teve
como objetivos principais: Perceber o funcionamento de uma
empresa de telecomunicações; compreender a importância das
telecomunicações no mundo global; promover a ligação entre os
conhecimentos lecionados na disciplina e a sua aplicação
prática.
No âmbito das Ciências Físico Químicas, decorreu nos dias 25
maio a 8 de junho uma exposição “Modelos 3D FQ” no piso 3. Os
trabalhos expostos (modelos tridimensionais) foram realizados
pelos alunos de 7.º e 8.º ano dos docentes: Carlos, Orlanda e
Marlin. Como habitual, abrangeram as áreas da Astronomia
(Foguetões, satélites, Planetas), Energia (casa ecológica) e
Química (modelos moleculares), que com a sua criatividade e
estética permitem elucidar sobre as aplicações da FQ.
Decorreu no dia 19 de abril a atividade ”Dia do Cientista”, que
foi da responsabilidade do Departamento de Ciências Naturais e
Ciências Físico-Químicas, em parceria com a disciplina de
Geografia. Esta contemplou diferentes níveis de escolaridade (1º
e 2º Ciclos e a Unidade Especializada).
Foram nossos convidados alunos do Externato Júlio Dinis, de duas
turmas de 5ºano da HBG e da Unidade Especializada. Realizaram-se
várias exposições interativas nos laboratórios científicos das
Ciências, assim como, na bio horta. A atividade foi muito
dinâmica e despertou grande curiosidade e envolvência dos
alunos, tendo superado as expectativas.
O principal objetivo foi despertar o
interesse e o gosto pelas Ciências experimentais
Nos dias 4 e 5 de junho realizou-se a ação de sensibilização
realizada pelo departamento de Ciências FQ/CN em colaboração com
a Óptica da Sé. No programa de FQ do 8º ano há um capítulo que
aborda a Luz e a Visão na qual abordamos temas, tais como: a
constituição do olho humano; As lentes e suas aplicações; lentes
e correção de defeitos de visão.
Houve a disponibilidade em colaborar com o grupo de Ciências
Físico-Químicas da Escola HBG no sentido de enviar um técnico à
escola para abordar este tema e efetuar o rastreio da visão
destes jovens. No cômputo geral, foi muito interessante e muito
importante quer para a saúde dos alunos e escola HBG, quer para
a divulgação da Ótica da Sé e da Ciência.
O Clube
Viver a Vida, CVV, participou nos dias 26 de maio e 09 de junho,
em duas atividades de voluntariado na Casa de Saúde de São João
de Deus. Com esta atividade, pretendeu-se desmistificar
preconceitos e estigmas associados à saúde mental junto dos
nossos alunos e, simultaneamente, dar a possibilidade para que
estes, através da prática do voluntariado e do desporto,
desenvolvessem uma consciência social que os conduzisse ao
exercício de uma cidadania ativa. Concretamente, neste dia, o
CVV, juntamente com os seus inúmeros voluntários proporcionou a
alguns utentes da Casa São João de Deus um ambiente de lazer
através de um jogo de futebol culminando com um momento de
convívio e partilha, através de um pequeno lanche.
Na semana de 21 a 25 de maio
realizou-se na escola uma exposição de trabalhos
elaborados pelos alunos de 7º ano, referente ao tema “A
Terra em Transformação”. Em simultâneo, decorreu a Feira
de Minerais, Rochas e Fósseis. Estas atividades foram
organizadas pelo grupo disciplinar Ciências Naturais de 3º
ciclo.
Despertar nos alunos o interesse pelas ciências da Terra e
desenvolver outras estratégias de aprendizagem foram os
principais objetivos. A feira veio dar a conhecer um leque muito
variado de materiais geológicos e a sua aplicabilidade na
bijutaria e peças decorativas.
A
nossa escola recebeu o Certificado de Qualidade Ambiental -
Prata, atribuído pela Câmara Municipal do Funchal,
pelas boas práticas na quantificação e caracterização física aos
resíduos indiferenciados que produzimos. Estamos de parabéns!
Continuemos o bom trabalho na separação do lixo, por um planeta
ecologicamente mais sustentável.
No
âmbito da parceria entre a HBG e o Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas (da Universidade de Lisboa), no dia
29 de maio, pelas 15 horas, teve lugar, no Auditório da nossa
Escola, a transmissão, por streaming, da Conferência
“Administração Pública no Seculo XXI: Desafios do Governo
Digital”, promovida pela referida Instituição de Ensino
Superior, a partir da Aula Magna Professor Adriano Moreira
(ISCSP- Univ. de Lisboa).
Dada a
atualidade e relevância do evento, esta 1ª Conferência contou
com a presença de diversos profissionais da HBG (Docentes e Não
Docentes) e de outras Instituições ou Serviços do Governo
Regional.
O
grupo 230, leva a efeito a “Final do Biomat 6” para os alunos do
6º ano, como já tem acontecido em anos anteriores.
O
"Biomat" permite, de uma forma agradável, consolidar
conhecimentos das disciplinas de Matemática e de Ciências
Naturais desenvolvendo também o interesse e gosto pelas mesmas.
O
evento terá lugar na sala 214 da escola, pelas 17:45 horas no
dia 30 de maio.
Realiza-se no dia 6 de Junho, a Festa de Encerramento do
Desporto Escolar da nossa escola.
Pretende-se apresentar à comunidade escolar as modalidades que a
escola ofereceu no âmbito do desporto escolar e ao mesmo tempo
proporcionar a todos os alunos dos núcleos desportivos um
convívio mais próximo.
Serão
entregues os prémios às turmas vencedoras da “Prova dos Nove”
bem como os troféus ganhos pelas equipas da HBG no Campeonato
Escolar e Festa do Desporto Escolar 2018.
Divulgação de vídeos desenvolvidos pela revista "O
divulgador”. Os vídeos incluem as atividades Lúdico-Pedagógicas de Natal,
atividade Eco-Escola e hastear da bandeira.
A
criação de um grupo de teatro surgiu da ideia de um grupo
multidisciplinar de professores da HBG em dinamizar com os
alunos as áreas artísticas na escola, nomeadamente do Teatro,
considerando que representa um valor inegável no desenvolvimento
de competências pessoais e sociais dos alunos, para além de
desenvolver sensibilidades artísticas nos mais novos.
O
grupo Alforria, a convite das professoras do grupo de teatro da
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Eduardo Brazão de Castro, levou
à cena a peça “O Julgamento”, no dia 17 de maio, pelas 10:00,
uma adaptação da obra homónima de Rogério Luís Bauer, que aborda
a temática da prevenção rodoviária.
Numa semana dedicada a esta forma de arte, os alunos
das turmas 10 e 9 do oitavo ano da HBG fizeram jus ao nome do
grupo, libertaram-se do receio de pisar um palco fora da escola
pela primeira vez e reinventaram-se perante um público juvenil
entusiasmado e cooperante, que, no fim, enquanto jurado,
absolveu o réu.
Com a humildade ministrada pelo palco, os atores e
atrizes agradeceram os aplausos, o almejado prémio por tantas
horas de ensaios e provaram que, com esforço e dedicação, não há
limites e tudo é possível para quem é ousado, pois a coragem é a
matéria de que são feitos os sonhos. Estão todos de parabéns!
Na nossa escola, a Comunidade Educativa é convidada
a assistir à representação desta peça, bem como a uma
demonstração do trabalho desenvolvido neste ano letivo, nos
dias 1, 5 e 13,14 e 15 de junho, no Auditório.
Os
docentes da disciplina de Ciências Naturais convidaram o
Instituto de Florestas e Conservação da Natureza para ministrar
algumas palestras sobre as áreas protegidas na RAM, de forma a
promover a interligação entre os conteúdos programáticos de
8ºano e a instituição responsável por esta temática na Região
Autónoma da Madeira. Estas decorreram nos dias 11 e 17 de abril
e foram acompanhadas de uma exposição referente à Floresta
Laurissilva.
Objetivos principais:
Conhecer as áreas protegidas da RAM e o trabalho efetuado
pelo Parque Natural da Madeira
Sensibilizar para a proteção e conservação das áreas
protegidas
Desenvolver uma atitude responsável e uma aprendizagem
diversificada.
Foram
superados os objetivos propostos, atendendo ao grau de
satisfação manifestado pelos participantes.
Os
docentes da disciplina de Ciências Naturais - 3ºciclo convidaram
entidades exteriores à escola para a realização de palestras em
Suporte Básico de Vida, destinadas a algumas turmas de 9.º ano.
Esta
atividade promoveu a interligação entre a teoria e a prática, a
escola e a realidade, complementando os conhecimentos previstos
nos conteúdos programáticos da unidade “Suporte Básico de vida”
e teve como principais objetivos:
Explicar a importância da cadeia de sobrevivência.
Executar procedimentos de suporte básico de vida, seguindo
os algoritmos do European Resuscitation Council.
As
palestras decorreram nos dias 18 de abril, tendo sido nossos
convidados o Dr. Gonçalo Félix, presidente da Madeira Emergência
e no dia 2 de maio, o
Dr.
Gregório Freitas professor adjunto da Universidade da Madeira.
A
Banda Militar da Madeira esteve no passado dia 03 de maio na HBG
a convite dos Grupos Física e Química e Educação Musical. O
Concerto, que teve a duração de cerca de 50 minutos, foi
orientado pelo Sargente Chefe Nélio Silva e a narrativa ficou a
cargo do Sargento Ajudante Joel Oliveira.
Testemunho dos alunos:
Este
concerto foi de encontro ao capítulo do "Som", dado recentemente
em Física e Química, falando sobre a produção do som, que varia
de instrumento para instrumento, e sobre a maneira como se
propaga e da sua perceção. Também ajudou-nos na compreensão de
sons altos e baixos e de sons fortes e sons fracos.No início do
concerto, também foi feita uma "chamada de atenção" sobre a
frequência e período de oscilação. Beatriz Vieira (8º2)
As
músicas tocadas pela banda eram fantásticas e foram muito bem
tocadas por todos os membros da banda e as mini-aulas sobre os
instrumentos foram magníficas, bem como as demonstrações do som
de cada instrumento. Afonso Baltazar (8º2)
Caso a
atividade acontecer para o próximo ano letivo, seria algo
exelente! As turmas que não puderam assistir a esta atividade (e
também as que só para o ano poderão assistir) não podem perder
uma atividade tão divertida e interessante! Apenas aconselho que
o tema dentro da Área de Física ou Química fosse abordado mais
profundamente para a próxima. Lara Beatriz (8º2)
Se eu
ouvi as bonitas músicas tocadas pela banda militar foi porque:
1) Um som foi produzido. Isto significa que um elemento
vibratório da fonte sonora de um instrumento entrou em vibração
em resposta a um estímulo ou perturbação; 2) O meu ouvido
externo conseguiu captar as ondas sonoras que vinham do
instrumento musical; 3) Ocorreu propagação do som no auditório
da escola. Para isso a vibração ou oscilação de uma fonte sonora
transmite através de um meio material.Anita Borges (8º3)
Avalio
a atualção da Banda Militar em 5 valores (SP) porque considero
que após o estudo teórico da temática do som, a realização do
concerto dinamizado pela Banda Militar da Madeira foi uma
excelente forma de assistirmos a um belo espetáculo com músicas
conhecidas e adequadas à nossa idade.Permitiu ainda ver os
diferentes instrumentos musicais e os respetivos sons de cada
um,bem como a interação dos instrumentos no seu todo. Leonor
Abreu (8º3)
Inserido nas atividades de Departamento “Semana das Artes”, o
grupo 700, educação especial, promoveu uma experiência artística
“Arte para todos”, nos dias 8, 9 e 10 de maio no Polivalente.
Aqui fica o registo da atividade.
5.1- APRESENTAÇÃO DA ALUNA FILIPA MARGARIDA REBELO, 9º
7, VENCEDORA DO ANO PASSADO NA CATEGORIA DE DANÇA.
5.2- APRESENTAÇÃO DA BEATRIZ RODRIGUES PEDREIRA, ALUNA
JÁ NO 10º ANO E FOI A VENCEDORA NA CATEGORIA DE CANTO.
6. APRESENTAÇÃO DO JÚRI E DOS RESPETIVOS RESULTADOS.
DE REFERIR, QUE A ENTREGA DE PRÉMIOS E CERTIFICADOS SERÃO
DISTRIBUÍDOS EM JUNHO, NA AUDIÇÃO FINAL.
A
Festa do Desporto Escolar decorre de 22 a 25 de maio. A escola
faz se representar em 17 núcleos 8 modalidades diferentes
individuais e coletivas, cerca de 350 alunos irão ter jogos e
atividades desportivas.
O
grupo 230, leva a efeito a “Final do Biomat 5” dirigida aos
alunos do 5º ano, como já tem acontecido em anos anteriores.
O
"Biomat" permite, de uma forma agradável, consolidar
conhecimentos das disciplinas de Matemática e de Ciências
Naturais desenvolvendo também o interesse e gosto pelas mesmas.
O
evento terá lugar na sala 214 da escola, pelas 17:45 horas no
dia 16 de maio.
Decorreram esta sexta-feira, dia 04 de maio, as finais do
torneio de futsal da nossa escola.
O
torneio de futsal é uma atividade organizada pelos professores
de Educação Física que, ao longo do ano letivo, permitem a todas
as turmas da escola participar nesta atividade.
A
participação dos alunos é grande e, mesmo decorrendo os jogos
durante o período de almoço, há sempre um grande ambiente, como
uma considerável população estudantil a apoiar as suas turmas.
Na
primeira fase, entre outubro e abril, apuram-se os finalistas
(uma turma da manhã e uma turma) que passam à final.
Inserido nas atividades de Departamento “Semana das Artes”, o
grupo 700, educação especial, promoverá uma experiência
artística “Arte para todos”, nos dias 8, 9 e 10 de maio no
Polivalente das 9:30h às 12:30h e das 14:00h às 16:00h. O grupo
convida toda a comunidade educativa a participar.
À
semelhança dos anos anteriores, pois já vamos na 7ª edição, a
Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia organiza a Semana Náutica
para os alunos dos 6º e 7º anos, onde durante a semana de 7 a 11
de maio, poderão desfrutar de um leque variado de experiências
náuticas, nomeadamente, canoagem, caiaque polo, pesca
desportiva, mergulho com escafandro, vela, stand up e uma
experiência de mar a bordo de um catamaran.
Estas
atividades serão desenvolvidas no CNF, na Estação de Biologia
Marinha e no Cais de S. Lázaro e na piscina do Lido.
Decorreram este sábado, dia 28 de abril, as últimas jornadas dos
campeonatos do Desporto Escolar e da Taça de Benjamins em
Atletismo.
Ao
longo do ano, os cerca de 30 alunos do núcleo de atletismo
puderam vivenciar experiências desportivas, onde a competição e
a pedagogia estiveram de mãos dadas. A HBG, como é tradição,
voltou a obter bons resultados nos saltos, nas corridas, nos
lançamentos e também no fairplay. Os nossos alunos foram
vencedores, mas também souberam perder nos momentos em que isso
aconteceu.
No que
respeita à Taça de Benjamins, a nossa escola, numa competição
que incluía os melhores clubes de Atletismo da Madeira,
sagrou-se campeã nesta última e derradeira jornada.
Já
para Maio, voltamos à ação, na semana do Desporto Escolar. Vai
ser mais um grande momento para as nossos alunos, numa altura do
ano em que já estão cansados das atividades letivas, e em que
vão aproveitar este momento para continuar a sua aprendizagem
através do Desporto!
No
âmbito da XIX semana dos Clubes e Projetos organizada pela
Escola Secundária Jaime Moniz, o Clube Viver a Vida participou,
no passado dia 24 de abril, numa ação de sensibilização sobre o
Voluntariado em contexto escolar, partilhando a sua longa
experiência ao longo destes, quase, 15 anos de existência. As
professoras Alda, Teresa e Maria José Martins foram acompanhadas
por oito alunas voluntárias do 8º ano, turma 6, que tão bem
partilharam, junto dos seus colegas mais velhos, as
potencialidades do voluntário e as oportunidades de
enriquecimento que este clube lhes tem proporcionado.
A
Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, sob a coordenação do seu Clube
Europeu recebe a partir de hoje, dia 29 de Abril 24 alunos e 10
professores Romenos, Gregos, Espanhóis e Italianos.
A
sinergia entre os Encarregados de Educação e a escola permite
que os alunos estrangeiros sejam acolhidos por famílias, cujos
educandos a frequentam, representando esta integração uma
inequívoca mais-valia para a concretização do que é preconizado
neste tipo de mobilidades.
No dia
30 de Abril pelas 9h, realiza-se a cerimónia de abertura e
boas-vindas aos parceiros, na qual para além dos procedimentos
habituais se poderão assistir a algumas manifestações artísticas
dos nossos alunos. Durante a semana, inclusive no dia 1 de Maio,
os parceiros terão um conjunto de actividades que lhes irão
proporcionar oportunidade para comunicar na língua comum ao
projecto, o Inglês enquanto participam em jogos tradicionais ou
num workshop de artes, ou ainda, são desafiados a conhecer a
Zona Velha do Funchal numa gincana cultural ( 2 de maio).
A
“prática colaborativa” tão incentivada na nossa escola,
concretizou-se na planificação desta programação, já que o Grupo
de professores de Geografia antecipou a comemoração da SEMANA DA
EUROPA, dada a calendarização desta mobilidade, tornando mais
significativas as vivências dos alunos relativamente à
diversidade cultural e ao que simultaneamente nos une. Assim,
estará patente nas instalações da escola, uma exposição “ Viajar
pela Europa” e “… na minha terra” desde o dia 30 ao dia 11 de
maio. No dia 3 de maio, realizar-se-á uma saída de campo a São
Vicente para conhecer pontos fulcrais como as Grutas de São
Vicente e outros pontos paisagísticos (em termos humanos e
geográficos) que tanto nos distinguem. No dia 4 de maio, os
parceiros terão oportunidade de ver trabalhar na nossa escola
uma Bordadeira.
Este
projecto que é coordenado pelo parceiro Romeno, visa oferecer
novas oportunidades de aprendizagem e motivação para o
conhecimento a alunos com dificuldades nessas áreas,
proporcionando através de estratégias diversificadas, “fora de
portas”, o verdadeiro conhecimento “ OUTDOOR LEARNING- REAL
LEARNING” e estará em desenvolvimento até Dezembro de 2019,
tendo vindo a revelar-se uma excelente oportunidade de
“flexibilização do currículo”, com carácter significativo para
as turmas envolvidas.
O
Clube Viver a Vida, CVV, esteve no passado Sábado, dia 21 de
abril, na Casa de Saúde São João de Deus a participar numa
atividade de voluntariado em parceria com a Associação
Entrelaços. Desta vez, o CVV, contou com a presença dos
voluntários da turma 6 do 8º Ano: Bernardo Bettencourt, Diogo
Fernandes, Pedro Pereira e Pedro Gomes. A dinamizar e orientar a
atividade, esteve a Professora e Voluntária Teresa Castro,
também Presidente da Associação Entrelaços.
O
Clube informa, que esta atividade decorre aos Sábados entre as
14:30h e as 17:00h estando aberta à participação de qualquer
pessoa que deseje ter uma experiência enriquecedora: Pais,
Encarregados de Educação, alunos, professores, funcionários ou
demais interessados.Os voluntários interessados em participar
nas referidas atividades, devem manifestar o seu interesse
através do endereço eletrónico: clubeviveravida@gmail.com
O
grupo de Francês, no âmbito das atividades delineadas para este
ano letivo, algumas em colaboração com o Clube Viver a Vida, tem
vindo a participar em ações de solidariedade, que em muito
contribuiram e contribuem para melhorar o dia a dia das famílias
da nossa comunidade escolar. Pretende-se, com estas iniciativas,
sensibilizar os alunos para a importância da solidariedade e da
intervenção e ajuda na/à sociedade civil.
Foram
várias as formas de solidariedade desenvolvidas: recolha de
alimentos, recolha de papel, cujo peso reverte em alimentos na
mesma proporção, participação direta em ações de solidariedade,
assim como exposições de trabalhos, alertando para esta
temática, no placard do grupo. Todas estas iniciativas têm
contado com a colaboração dos alunos do 3º ciclo, encarregados
de educação e comunidade.
Na
passada 2ª
feira (16 de abril de 2018), no Auditório da Casa das Mudas, na
Calheta, a HBG, a convite da Secretaria Regional de Educação,
partilhou com todas as Escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino
Básico e do Ensino Secundário o nosso Modelo
Integrado de Gestão Estratégica (apresentação
em pdf), conforme
o vídeo seguinte:
É com
enorme satisfação que na nossa escola, treze alunos tenham
participado na 2ª eliminatória do concurso “Olimpíadas
Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela Ordem dos
Biólogos. Esta realizou-se no dia 21 de março, pelas 14h:30.
O
principal objetivo é estimular o interesse pela ciência, na área
da Biologia.
Esta
iniciativa culmina com uma cerimónia de entrega de prémios aos
10 melhores alunos, a nível nacional, que terá lugar no lugar no
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.
Decorreu, no dia 13 de abril, a cerimónia de entrega de prémios
do Concurso Scratch HBG. Objetivada como uma extensão (ato de
estender) da prática da programação de computadores à aula de
TIC, esta iniciativa, promovida no âmbito na Semana da
Informática, propôs, aos alunos do 8º ano, a criação de um jogo
ou animação, usando a linguagem de programação Scratch.
Todos
os jogos e animações apresentados revelaram, por parte dos
alunos envolvidos, criatividade e competências de programação,
ainda assim, a votação impôs-se, e o Júri do concurso deliberou
a classificação da seguinte forma:
De 9 a
13 de Abril, a Escola de 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento
Gouveia, através do Serviço de Psicologia e Orientação, dinamiza
a Semana da Orientação Vocacional. Esta é uma semana dirigida a
todos os alunos de 9º ano que se encontram a concluir o 3º ciclo
e da qual consta várias atividades.
Após a
conclusão do programa de orientação vocacional, que decorreu ao
longo do 2º período e foi dinamizado pela psicóloga da escola,
esta semana, dá aos alunos a oportunidade de contatar de perto
com profissionais de diferentes áreas, alguns encarregados de
educação dos alunos da escola, que em momentos de tertúlia irão
partilhar com os alunos as suas experiências e vivências
profissionais, escolares, mas também pessoais.
A
semana conta com a participação de convidados de diferentes
áreas, entre eles o Diretor Regional de Educação, Dr. Marco
Gomes, a jornalista Tânia Spínola e os atletas internacionais
Luís Fernandes e João Rodrigues.
No dia
12 de abril a Escola organiza a Feira da Escolas que conta com a
participação das escolas Profissionais e Secundárias do Funchal
que apresentarão as suas ofertas formativas e dão a conhecer as
suas instituições aos alunos da Escola Horácio Bento Gouveia.
Consulte aqui o programa da Semana da Orientação Vocacional...
O
torneio de Basquetebol Escolar 3x3 (fase Funchal) realizou-se do
passado dia 21 de março na nossa escola. Contou com a
participação de 15 equipas dos diferentes escalões ficando
algumas apuradas para a fase Regional no dia 2 de maio.
No dia
1 de março de 2018, o grupo de Educação Especial promoveu, no
auditório da escola, uma sensibilização com o tema “Perturbação
de Hiperatividade com Défice de Atenção”. A ação foi dinamizada
pelo professor Rómulo Neves com o objetivo de sensibilizar os
alunos para esta problemática. Estiveram presentes as turmas:
6.º11, 7.º7, 8.º4, 8.º8, 8.º12, 9.º13 e os alunos da Unidade
Especializada.
No
passado dia nove de fevereiro à tarde, os alunos do 3.º ciclo
participaram no MatCaching.
Esta
atividade foi desenvolvida pelos professores de Matemática do
3ºciclo e pelos professores do Plano Regional de Educação
Rodoviária. O principal objetivo foi desafiar os alunos a
utilizar a matemática/prevenção rodoviária, de forma lúdica e
divertida.
A
competição foi composta por um percurso no recinto da escola, no
qual os alunos tinham que encontrar "caches". Cada "cache"
apresentava um desafio da matemática ou da prevenção rodoviária.
Participaram no MatCaching cerca de 350 alunos distribuídos por
88 equipas.
As
equipas vencedoras foram as seguintes:
·1º Lugar: Joana Raquel Oliveira Velosa, 9º12; Luís Miguel
Gonçalves Sousa, 9º12; Maria Inês Gonçalves Camacho, 9º12; Nuno
José Abreu Pereira, 9º12
O
Grupo 500, à semelhança dos anos anteriores, realizou a Final do
Campeonato de Abalone no dia 12 de dezembro pelas 14h no
Laboratório de Matemática.
O
Abalone é um jogo que atrai cada vez mais alunos. Trata-se de um
jogo muito interessante, desenvolve a capacidade de encontrar
estratégias para superar dificuldades assim como o gosto e a
confiança pessoal para realizar atividades que envolvam a
Matemática.
Esta
atividade, que já faz parte da cultura da HBG, contou com a
participação de 143 alunos do 3º ciclo dos quais 36 foram
apurados para a final.
Os
alunos participaram com entusiasmo e mesmo depois de serem
eliminados ficaram para apoiar os seus colegas.
Os
alunos vencedores foram os seguintes:
1º
lugar: João Henrique Freitas Rodrigues, nº11, 7º3
2º
Lugar: Nuno Lourenço, nº 20, 8º4
3º
Lugar: Pedro Afonso Prioste Teixeira, nº17, 8º8.
O
Clube Europeu da HBG promove mais uma mobilidade entre os dias
10 a 18 de março, no âmbito do projeto ERASMUS+, “Let’s Be a
Rainbow”, sete alunos e os professores Helena Baeta e Rómulo
Neves estão de partida para Tirgu Neamt com paragem em Londres.
Despediram-se hoje da Direção da Escola na pessoa da sua
Presidente, a professora Fátima Teles, que os congratulou pelo
bom trabalho realizado e desejou que cumpram com alegria o
desígnio habitual destas delegações de pequenos viajantes,
representando a Madeira e a sua escola ao melhor nível.
Na sua
bagagem levam os trabalhos efetuados nas disciplinas de
Português e Inglês, e transportam a vontade de aprender sobre
novas culturas, novos modelos de ensino, novas amizades e um
enorme espírito de aventura. É certo que, sendo a primeira vez,
partem com o nervosismo normal de quem irá conhecer uma nova
família. A ansiedade acompanha a alegria imensa por fazerem
parte desta primeira comitiva a integrar esta semana de ensino-
aprendizagem numa escola diferente e com pessoas de diversos
países;Turquia, Suécia, Itália e claro os anfitriões romenos. Na
escola Colegiul Tehnic “Ion Creanga”, os parceiros no projecto
que visa realçar o diálogo intercultural, a inclusão social, a
tolerância e os projetos interdisciplinares serão agraciados com
apresentações de música, dança, teatro e outros aspectos
culturais.
O
programa da semana contempla ainda atividades diversificadas:
aulas, conferências, visitas às entidades locais, e a visita
cultural à cidade que os acolhe, bem como à sua capital.
No
regresso alunos e professores irão disseminar junto dos colegas
as vivências e as tarefas a serem concluídas até à mobilidade
seguinte, que ocorrerá em Outubro deste ano. Boa Viagem!
Os
docentes da disciplina de CiênciasNaturais
organizaram visitas de estudo ao Serviçode
Imunohemoterapia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, para
algumas turmas de 9.º ano. Esta atividade promove a interligação
entre a teoria e a prática, a escola e a realidade,
complementando os conhecimentos previstos nos conteúdos
programáticos da unidade “Sistema cardiovascular”
(Constituição e função do sangue).
Esta
atividade teve como objetivos principais:
Conhecer o processo de recolha, separação e conservação dos
constituintes sanguíneos;
Consciencializar para a importância e necessidade da doação
de sangue.
As
visitas decorreram entre os dias 21 e 28 de fevereiro,
desenvolvendo nos alunos uma cidadania responsável e
participativa, uma aprendizagem mais rica e variada e uma
cultura de doação gratuita, voluntária e anónima.
Segundo o investigador Brown, uma actividade funcional “é
aquela que se não for realizada pelo aluno terá de ser
realizada por outra pessoa.” Num planeamento educativo
equilibrado é necessário que constem inúmeras actividades
funcionais que são úteis e que contribuem para o auto-estima
do aluno que tem consciência de que a sua participação é
necessária. Contudo, é igualmente importante que a sua
educação passe pelas actividades artísticas, pelo desporto ou
pelo jogo que, obviamente, não têm um carácter funcional, mas
que contribuem para o enriquecimento global do ser humano.
Bibliografia:
Brown,
L. (2005).
The
Stories of Lou Brown. Bloomington: University of
Indiana,The Forum on Education. This manuscript is contained on
Video Disc #2 of Lou Brown Unplugged: A Lifetime of Experiences
Advocating for Individuals With Disabilities, Their Family
Members and the Professionals Who Serve Them. It can also be
down loaded from -
http://www.forumoneducation.organd
http://www.education.wisc.edu/rpse/faculty/lbrown.
No dia
7 de fevereiro, pelas 14:30, realizou-se a 1ª eliminatória do
concurso “Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado
pela Ordem dos Biólogos. Participaram 24 alunos de 9º ano da
escola Dr. Horácio Bento de Gouveia.
O
principal objetivo foi estimular o interesse pela ciência, na
área da Biologia.
Entre
os dias 20 e 23 de fevereiro, no âmbito do projeto ERASMUS+,
“News from a greener Europe”, as alunas Carolina Borges e a
Mariana Freitas do 7º7, os alunos António Dias e o Tiago Abreu
do 7º8 e duas professoras da escola estão de partida para
Viterbo.
Na sua
bagagem levam os trabalhos efetuados nas disciplinas de
Português, Ciências, Geografia e Inglês e transportam a vontade
de aprender sobre novas culturas, novos modelos de ensino, novas
amizades e um enorme espírito de aventura. É certo que, sendo a
primeira vez, partem com o nervosismo normal de quem irá
conhecer uma nova família. A ansiedade acompanha a alegria
imensa por fazerem parte desta primeira comitiva a integrar esta
semana de ensino- aprendizagem numa escola diferente e com
pessoas de diversos países; Letónia, Lituânia, Espanha e Itália.
Na escola Italiana será concretizado o primeiro noticiário a ser
produzido e realizado pelos alunos.
O
programa da semana contempla atividades diversificadas: aulas,
conferências, visitas às entidades locais, e a visita cultural à
cidade que os acolhe, bem como à sua Capital.
No seu
regresso alunos e professores irão disseminar junto dos colegas
as vivências e as tarefas a serem concluídas até à mobilidade
seguinte que ocorrerá em Maio deste ano. Boa Viagem!
O
Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM reforçou a
informação sobre as medidas a implementar na prevenção da
transmissão do vírus da gripe. Salientam-se:
· As regras de etiqueta respiratória (como tossir ou
espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço).
· A higiene frequente das mãos (lavagem com água e sabão
ou uso de solução alcoólica).
· A adoção de um estilo de vida saudável (como dormir
bem, ser fisicamente ativo, controlar o stresse, beber muitos
líquidos e ter uma alimentação equilibrada).
· O distanciamento social perante os sintomas de gripe
(evitar contactos próximos com outras pessoas e locais pouco
ventilados ou com aglomerados de pessoas, e ficar em casa, se
possível).
Com o
objetivo de incrementar a difusão desta informação, o IASAÚDE,
IP-RAM divulgou 3 vídeos com conteúdo alusivo à prevenção da
transmissão da gripe, disponíveis através dos links abaixo:
Já se
encontra disponível o relatório, elaborado pelo Núcleo de
Investigação da HBG, que procura sistematizar a informação
publicada, a 03 fevereiro de 2018, por alguns dos órgãos de
comunicação social: o Público, o Expresso e o Jornal de
Notícias.
Inscreve-te até ao
dia 28 de fevereiro no seguinte link...
O Scratch, incluído
no programa curricular de 8ºano, é uma ferramenta para a
aprendizagem de programação de forma simples e eficiente.
Com este concurso
pretende-se fomentar o desenvolvimento de competências de
programação e de resolução de problemas; estimular a memória, a
atenção/concentração e o raciocínio lógico; promover a
criatividade e a inovação e divulgar e partilhar, com a
comunidade educativa, recursos educativos desenvolvidos na
escola.
Para saberes mais
sobre o concurso lê a regulamento...
Declaração de
autorização a entregar ao professor de TIC...
O
Grupo 500 e os Professores de Educação Física do Plano Regional
de Prevenção Rodoviária, à semelhança do ano anterior, vão
realizar a atividade MatCaching no dia dia 9 de fevereiro pelas
15:00h no recinto escolar.
A
atividade pretende desafiar os alunos a utilizar a matemática/
prevenção rodoviária, de forma lúdica e divertida, na realização
de uma competição interturmas, incutir hábitos de vida saudável
e reavivar tradições convidando os alunos a trazer um adereço
alusivo ao Carnaval.
A
Equipa Editorial da Revista “O divulgador” convida toda a
Comunidade da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos a
participar no concurso Frases Slogan para o presente ano.
No dia
6 de fevereiro de 2018, comemora-se o Dia da Internet Mais
Segura. Para que este dia seja vivido pela comunidade escolar,
convidamos alunos e professores a promoverem a segurança na
navegação na internet, na nossa escola. Salienta-se que durante
o mês de fevereiro, serão apresentadas outras ações de
sensibilização sobre a segurança na Internet.
Esta é
a oportunidade perfeita para introduzir ou reforçar, os temas da
segurança digital entre alunos, professores, assistentes
operacionais, encarregados de educação e pais.
Mais
uma vez, a escola HBG participará no concurso “Olimpíadas
Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela Ordem dos
Biólogos.
O
principal objetivo é estimular o interesse pela ciência, na área
da Biologia.
Este
concurso destina-se aos alunos de 9º ano e consta de duas provas
eliminatórias. A primeira realizar-se-á a 07 de fevereiro de
2018 (4ª feira), às 14:30h, e a segunda a 21 de março de 2018
(4ª feira), às 14:30h.
A
Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar no Pavilhão do
Conhecimento – Ciência Viva. Esta cerimónia é o culminar de todo
o processo das OPB 2017/2018 que reúne os 10 melhores alunos a
nível nacional.
O
grupo 230 – Matemática, leva a efeito a final do campeonato de
SUDOKU dirigida aos alunos do 6º ano, como já tem acontecido em
anos anteriores.
O
Sudoku é um jogo de lógica que permite, de uma forma agradável,
treinar e desenvolver estratégias de resolução de problemas, o
raciocínio lógico, a atenção e a concentração.
O
evento terá lugar no refeitório da escola, pelas 17:45 horas no
dia 31 de janeiro.
A
Prevenção Rodoviária Portuguesa tem por objetivo a prevenção dos
acidentes rodoviários e a redução das suas consequências. A
Educação Rodoviária deverá ser entendida como uma vertente da
formação do cidadão. Por essa razão, a Escola, como espaço de
ação educativa, deverá assumir um papel determinante junto da
criança e do jovem, não só no tocante à sua formação, enquanto
pessoa, mas também no desenvolvimento de atitudes e
comportamentos adequados a uma segura inserção em ambiente
rodoviário.
Os
acidentes rodoviários são uma das principais causas de morte em
todo o Mundo. Só em Portugal, todos os anos se perdem centenas
de vidas em acidentes rodoviários, às quais se somam um número
elevado de feridos.
“O
complementar dos conteúdos abordados nas aulas sobre a prevenção
rodoviária de 9ºano FQ com uma visita de estudo ao Centro de
Controlo da VIAEXPRESSO, foi um dos objetivos da temática, assim
como conhecer a base tecnológica de algumas técnicas de
vigilância, sinalização e segurança rodoviárias, que decorreu
durante os meses de novembro e dezembro de 2017.
As
finalidades da visita incluíam o conhecer as aplicações da
Física e Química no quotidiano; a discussão de assuntos
polémicos nas sociedades atuais sobre os quais os cidadãos devem
ter uma opinião fundamentada e a avaliação de aspetos de
segurança associados, quer à utilização de aparelhos e
equipamentos, quer a infraestruturas.”
Decorreu
este sábado, dia 20 de janeiro, na pista de Atletismo de Câmara
de Lobos, o 3º Encontro da Taça de Benjamins de Atletismo,
evento organizado pela escola Horácio Bento de Gouveia em
parceria com a Associação de Atletismo da Madeira e a escola da
Camacha.
No
total dos vários clubes e escolas envolvidos participaram
setenta e três alunos com idades entre os 8 e os 10 anos. A
nossa escola participou com quinze alunos, todos do 5.º ano,
divididos por três equipas.
A Taça
de Benjamins é um evento desportivo e festivo, onde crianças de
vários clubes e escolas se juntam e fazem uma competição
saudável, envolta em alegria. No final das quatro provas deste
evento, as classificações foram muito satisfatórias para a nossa
escola, embora não sejam os resultados que nos movem, mas sim
proporcionar às crianças novas experiências desportivas.
Das
dezasseis equipas participantes, as equipas da HBG obtiveram os
seguintes resultados: Equipa A- 1.ª classificada; Equipa C – 4.ª
classificada; Equipa B - 6.ª classificada
No
geral dos oito clubes e escolas presentes, a HBG foi a grande
vencedora, seguida no pódio pelo CS Marítimo e o Jardim da
Serra.
Simultaneamente decorreu mais uma concentração de Atletismo do
Desporto Escolar, tendo a nossa escola marcado presença nos
escalões de infantis e iniciados, com alguns bons resultados
alcançados.
Mais
uma vez, o desporto da Escola Horácio Bento de Gouveia está de
Parabéns!
No
passado dia 10 de janeiro decorreu o Corta-Mato regional Escolar
no Estádio do Clube Desportivo do Nacional entre as 13:30 e as
17:00
A
Escola fez se representar nos escalões de Benjamins Infantis e
Iniciados Masculinos e Femininos. Seis centenas de alunos de
toda a região participaram em representação de 21 escolas.
Destaca-se o espírito competitivo que foi demonstrado pelos
nossos alunos, bem como os resultados obtidos:
O
Projeto Escola Saudável tem como principais objetivos
incutir hábitos de vida saudáveis e promover o gosto pela
prática regular de atividade física assegurando a compreensão da
sua importância como fator de saúde.
A
infância e a adolescência são as melhores fases da vida para se
intervir ao nível comportamental, prevenindo ou mesmo
contrariando a tendência para o excesso de peso. A
experimentação e consciencialização para a importância do
conhecimento e controlo de determinados indicadores de saúde
pode ser um incentivo na adoção de hábitos mais saudáveis.
%
Massa Gorda - Adolescentes com percentagens de gordura fora
da Zona Saudável apresentam um maior risco de doença das
artérias coronárias, trombose e diabetes.
Índice Massa Corporal - Disponibiliza uma estimativa
apropriada da relação Peso/Estatura. IMC= Peso/ (Estatura) ²
Perímetro Cintura - Estes valores são frequentemente usados
para identificar crianças em risco de síndrome metabólica
cardiovascular e são considerados um bom indicador de saúde
cardiovascular. Um fenótipo carateristicamente abdominal tende a
estar mais associado ao risco cardiovascular durante todo o
ciclo de vida, com possível início durante a infância. Por estes
motivos, e complementarmente pelo facto da medição ser simples,
o perímetro da cintura tem sido utilizado com mais frequência
como um indicador específico da adiposidade abdominal e um
indicador mais global da adiposidade total.
Pressão Arterial - é um dos principais fatores de risco para
ataques cardíacos e AVCs. A pressão alta danifica as paredes das
artérias elevando o risco de bloqueio e rutura das mesmas.
A
Equipa Editorial da Revista “O divulgador” deseja a toda a
Comunidade da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento
de Gouveia um Feliz Ano Novo, repleto de esperança e
prosperidade, e disponibiliza a todos o Calendário do Ano Novo
- 2018.
Em
plena época natalícia, queremos partilhar convosco os trabalhos
realizados na disciplina de E.M.R.C. Construímos símbolos e
figuras, quer do Advento quer do Natal, maioritariamente com
materiais recicláveis e, aproveitamos para partilhar com todos
os seus significados. Visitem a nossa exposição. Feliz Natal!
A nova
edição de ‘A Química é Divertida’, evento organizado pelo Centro
de Química da Madeira (CQM), aconteceu nos dias 23 e 24 de
Novembro. Uma iniciativa que se inseriu na Semana da Ciência e
da Tecnologia e ganhou vida através de demonstrações
laboratoriais e visitas guiadas aos laboratórios do CQM,
localizados no Campus da Penteada.
A
ideia é promover a cultura científica, incentivar os jovens ao
estudo das ciências e divulgar os trabalhos de investigação
científica realizados neste centro de investigação da
Universidade da Madeira.
O
projeto ‘A Química é Divertida’ teve o objetivo geral de
divulgar e promover a cultura científica nas áreas da Química e
da Bioquímica e, em particular, de fomentar o interesse dos
jovens pelo seu estudo. É, de facto, conhecido o decréscimo de
vocações nas áreas científicas, situação relativamente à qual a
Química e a Região Autónoma da Madeira não são alheias. Assim,
embora as atividades a desenvolver serem abertas ao público em
geral, o projeto está especialmente desenhado para o público
jovem (desde o jardim-de-infância até ao ensino secundário).
Dentro
das atividades programadas, foi mostrado o único presépio
fluorescente do mundo, flores de silicatos, árvores de sais de
prata, as diferentes propriedades magnéticas dos compostos de
ferro, reações oscilantes, como as experiências com azoto
líquido a 156ºC negativos, entre outras.
O
Grupo 500, à semelhança dos anos anteriores, vai realizar a
Final do Campeonato de Abalone no dia 12 de dezembro pelas 14h
no Laboratório de Matemática.
O
Abalone é um jogo que atrai cada vez mais alunos. Para além de
se tratar de um muito interessante, desenvolve a predisposição
para raciocinar matematicamente e pensar de maneira lógica.
À
semelhança de anos anteriores, o Grupo de Educação Especial e o
SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) da
escola Básica 2+3 Horácio Bento de Gouveia, realizam várias
atividades no âmbito da Semana Regional da Pessoa Com
Necessidades Especiais. Desde um “Mercado Solidário” e
“Exposição Artística” (que poderão visitar no POLIVALENTE
da E.B 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia, entre os dias 4 e 7
de dezembro) passando por um ciclo de cinema #especial
cinema” até uma demonstração de Hapkido (arte marcial) com a
colaboração do Centro de Atividades Ocupacionais do Funchal,
conforme o Programa.
Fica
assim o convite para todos os alunos, professores, assistentes
operacionais, pais e encarregados de educação que desejem
participar e contribuir nesta comemoração.
No
âmbito da "Semana da Ciência e Tecnologia" e da iniciativa
"Ciência no Mercado" promovida pela ARDITI, o Centro de Química
da Madeira (CQM) estará presente no dia 22 de novembro das 18h00
às 21h30 na Praça do Peixe (Mercado dos Lavradores) para mais
uma atividade científica: "+QUÍMICA NA MADEIRA", com
experiências a não perder! Contamos com a sua visita!
Os
alunos das turmas 1, 2 e 3 do 7º ano da nossa escola, num
trabalho conjunto realizado para a disciplina de Francês, deram
asas à sua imaginação e contribuiram para a elaboração deste
cartaz único, mas com o contributo de todos. O resultado está à
vista e as expressões na língua francesa são diariamente
utilizadas.
A
nossa escola esteve representada no projeto
“News
from a greener Europe”, que decorreu até ao dia 9 de novembro em
Viterbo, na Itália. O professor Telmo Costa representou Portugal
na primeira reunião do Projeto Erasmus +.
Para
ler mais sobre esta iniciativa, noticiada no DN, siga a
hiperligação...
Realizou-se, na manhã do dia 9 de novembro, nas instalações do
RG3 o corta-mato, prova de velocidade e lançamento do
Vórtex/Peso, provas integradas no Plano Anual de Atividades, no
âmbito da Atividade Interna/Desporto Escolar, dinamizada pelo
Grupo de Educação Física.
Participaram trezentos e cinquenta e oito alunos de todos os
anos de escolaridade em representação das suas turmas.
A
organização desta prova contou com o apoio dos professores de
Educação Física e
funcionários pelos quais manifestamos aqui o nosso apreço.
Contamos com a presença do professor Edgar Jardim em
representação do Conselho
Executivo.
A
escola Dr. Horácio Bento de Gouveia encontra-se representada, de
9 a 12 Novembro, na Universidade de Atenas, na Grécia, na
primeira reunião trans-setorial no
âmbito do projeto europeu “Teachingethicalprinciplesandsustainableentrepreneurship at schoolsand at theirrelatedcommunities”.
A prof. Ana de Jesus e o prof. Telmo Costa representam Portugal
num projeto de características muito
especiais que envolve parceiros de diferentes níveis de ensino
que mediante uma agenda carregada de reuniões e propostas de
trabalho da investigação de carácter científico
à prática pedagógica visam possibilitar o desenvolvimento de
três grandes produtos (resultados):
1)
Ensaio prático de aplicação de um currículo em Ética e
Empreendedorismo;
2)
Identificação de outro tipo de práticas que possam ser aplicadas
em escolas para ensinar conceitos sociais de forma
personalizada, Educação escolar em equidade e sem
descriminação;
3)
Design de um currículo de Ética e Empreendedorismo
O
projeto estende-se até Setembro de 2019 e o seu caratertrans-setorial reforça
a vocação da escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de
Gouveia para o aprofundamento dos conhecimentos e aprendizagens,
garantindo aos seus professores uma oferta continuada de
propostas de Formação de nível Superior desta feita sob este
tema tão atual e
necessário à realidade da nossa Comunidade.
Realiza-se no dia 9 de novembro (5ªfeira) nas instalações do
RG3, na Nazaré, o Corta-mato, Prova de Velocidade e
Lançamento do Peso/Vórtex.
A
atividade inicia-se às 9.30h, mas os alunos deverão
concentrar-se na Escola às 8.00h ou 8.30h nas instalações do
RG3. Os que optarem por ir ter à escola serão acompanhados por
funcionários e professores durante o percurso até ao RG3. O
regresso à Escola far-se-á do mesmo modo que a ida. O final da
atividade está previsto para as 12h00.
Neste
dia não há aulas de Educação Física, pois todos os professores
estão a colaborar na atividade.
Figura 1: a) Preparação do solo da Horta com
estilha (estilha- lasca de madeira; fragmentos ou pedaços)
ESCOLA
INCLUSIVA.
A
escola tradicional não dá conta das circunstâncias
necessárias às mudanças propostas por uma educação aberta
às diferenças. Ela não foi pensada para atender a diversidade
do aluno e tem, ainda e apesar das transformações, uma estrutura
intransigente e seletiva, no que diz respeito a aceitação e a
permanência de alunos que não preenchem as expectativas
académicas clássicas, centradas na instrução e na reprodução de
conteúdos (Fumegalli, R.,2012). Segundo Mantoan (2003) “Inclusão
é o privilégio de conviver com as diferenças.”
UMA
ESCOLA INCLUSIVA É UMA ESCOLA ABERTA COM INOVAÇÕES EDUCACIONAIS.
Figura 1: b) Preparação do solo da Horta com
estilha (estilha- lasca de madeira; fragmentos ou pedaços)
O
processo de incluir pessoas com deficiência na escola significa
uma revolução educacional e é um percurso fundamental para que
se atinja também a inclusão social, constitui um objetivo cada
vez mais firme nos diferentes sistemas e envolve o descobrir de
uma escola eficiente, diferente, aberta, comunitária, solidária
e democrática onde a multiplicidade leva-nos a ultrapassar o
limite da integração e conseguir o objetivo de uma sociedade que
ambiciona a igualdade para todos Fumegalli, R. (2012).
A
nossa escola associou-se mais uma vez à iniciativa internacional
"A Terra Treme". É um exercício organizado anualmente pela
Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Trata-se de uma campanha de sensibilização para o risco
sismico.
Assim,
precisamente às 10:13 da passado dia 13 de outubro e durante um
minuto, professores e alunos efetuaram os 3 gestos básicos de
proteção em caso de sismo: "baixar, proteger e aguardar".
Tem
inicio no dia 2 de outrubro os treinos das diversas modalidades
de Desporto Escolar
Modalidades
- Andebol, Atletismo, Basquetebol, Badminton, Futsal, Ginástica
Aeróbica, Ginástica de grandes superfícies, Patinagem, Ténis de
Mesa e Voleibol,
Treinos
- Treinos regulares semanais 2 vezes por semana.
Competições/Estágios
- Competições são regulares ao longo do ano aos sábados de manhã
(9:00 ás 13:00) 2 a 3 vezes por período.