|
|
 |
PROJECTO DO CLUBE
"QUIMICOMANIA"
Ciências
Físico-Químicas
Dinamizadora:
Prof. Marlin Fernandes |
 |
O clube
Químicomania teve o seu início no ano lectivo 2000/01 e
desde então tem tido uma adesão favorável dos alunos, sendo
de realçar a sua importância na divulgação das Ciências por
toda a comunidade escolar.
Actualmente, a organização do Clube Químicomania, coube aos
docentes do grupo 4ºA - CFQ, sendo prestado apenas
colaboração de todo o grupo disciplinar nas actividades
desenvolvidas por este.
Os
professores envolvidos neste clube procederam:
À elaboração do projecto do referido clube e sua
apresentação ao Conselho Pedagógico para posterior
aprovação;
À planificação das actividades previstas no projecto;
À organização interna do clube de acordo com o regulamento
interno da escola e com os princípios gerais aprovados em
Conselho Pedagógico;
Ao acompanhamento durante a realização das actividades;
E à avaliação dos resultados que constou num relatório
apresentado ao Conselho Pedagógico para apreciação.
O Clube
de Ciências Físico-Químicas (CFQ) tem por objectivo
sensibilizar todos os seus membros para a importância da
Física e da Química no bem-estar das populações e
consequente melhoria do padrão de vida, numa perspectiva
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).
Este
Clube pode ter contribuído igualmente para a formação
integral e a realização pessoal dos alunos, assim como
desenvolver as aptidões e capacidades que lhes permitam
participar activamente na sociedade onde estão inseridos.
Verificou-se a existência de uma lacuna no domínio das
ciências experimentais no currículo não formal dos alunos
desta escola, sendo assim o Clube possibilitou a criação de
um espaço livre e ao mesmo tempo lúdico, experimental e
prático de forma a poder contribuir para o desenvolvimento
de capacidades de análise crítica das situações, promovendo
simultaneamente o desenvolvimento do sentido de
responsabilidade no uso de recursos naturais e técnicos,
local, nacional ou mundialmente.
Face à
importância deste Clube ao despertar o interesse dos alunos
pelo estudo da Física e da Química elaborou-se o projecto de
um clube de CFQ, que tem por finalidade:
-
Estimular nos jovens o interesse, curiosidade e o apreço
pelo estudo dos fenómenos naturais e pela interpretação
do meio físico onde estão integrados;
-
Familiarizar os jovens com os métodos, processos de
trabalho e formas de pensar em Física e Química, bem
como o tratamento adequado da informação em geral;
-
Proporcionar aos jovens a aquisição de conhecimentos
básicos que os tornem capazes de compreender problemas
científicos e tecnológicos importantes para o indivíduo
e para a sociedade em geral;
-
Contribuir para a reflexão sobre a inter-relação CTS e
para o reconhecimento da Física e da Química como ramos
do conhecimento em desenvolvimento permanente e
inacabado;
-
Incentivar a realização pessoal mediante o
desenvolvimento de atitudes de autonomia, rigor,
objectividade, tolerância, cooperação e solidariedade.
A
inscrição dos participantes é voluntária mas há um registo
da sua assiduidade. A assiduidade e empenhamento dos
participantes são apreciados e valorizados pelo(s)
responsáveis do Clube e respectivos professores.
É de
salientar o facto do interesse provocado em alunos que não
tinham a disciplina de Físico-química. Fazendo uma análise
às consequências das actividades do clube, verificou-se uma
melhor compreensão dos factos e conceitos em CFQ apenas
usando jogos lúdico-educativos ou realizando eles próprios
as actividades experimentais.
O horário
de funcionamento do Clube é feito de acordo com as
disponibilidades dos participantes, dos responsáveis e dos
espaços/salas da escola.
A
avaliação das actividades efectuadas pelo Clube será feita
mediante a apresentação de um relatório no final do ano
lectivo, onde se destacam as actividades desenvolvidas ao
longo do ano lectivo.
Regulamento do Clube Quimicomania.....
Ficha de
Inscrição....................................... |