| |
Ano Internacional da Química vai ser em 2011

As Nações Unidas, na sua
63ª assembleia-geral, aprovaram a proposta da IUPAC – já anteriormente
acolhida pela UNESCO – para designar 2011 como Ano Internacional da
Química. A proposta foi entregue pela delegação da Etiópia com o
patrocínio de 35 países e o apoio de muitos mais.
Num comunicado de imprensa conjunto, a UNESCO e a União Internacional de
Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied
Chemistry – IUPAC) salientam que o Ano Internacional da Química
permitirá celebrar os contributos da química para o bem-estar da
Humanidade.
Tendo em atenção a inclusão da celebração na Década das Nações Unidas da
Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) as actividades a
desenvolver durante 2011 deverão dar ênfase à importância da química na
sustentabilidade dos recursos naturais.
Esta é uma ocasião particularmente feliz para a
Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), já que em 2011 celebrará também o
primeiro centenário da sua fundação. A entidade apoiou esta iniciativa
da IUPAC desde o primeiro momento e contactou directamente com o
representante permanente de Portugal junto da UNESCO e o embaixador
permanente de Portugal junto das Nações Unidas no sentido de os
sensibilizar para um voto favorável.
Segundo Jung-Il Jin, presidente da IUPAC, "o Ano
Internacional da Química vai dar um impulso global à ciência química, na
qual a nossa vida e o nosso futuro se apoiam. Esperamos conseguir
aumentar o conhecimento e apreciação pública pela química, atrair o
interesse dos jovens pela ciência, e gerar entusiasmo para um futuro
criativo da química."
Koïchiro Matsuura, Director-Geral da UNESCO, refere que
aumentar a apreciação do público pela química é o mais importante, tendo
em vista os desafios do desenvolvimento sustentável. “A química tem
um papel fundamental no desenvolvimento de energias alternativas e na
alimentação da população mundial", concluiu o director-Geral da
UNESCO.
|
|