|
PROJECTO REDE DE
BUFETES ESCOLARES SAUDÁVEIS
http://rbes.weebly.com/
(Ver as
atividades desenvolvidas)
A Escola Dr. Horácio
Bento de Gouveia aderiu à RBES (Rede de Bufetes Escolares Saudáveis em 2004/05.
Trata-se de um projecto
que pretende aumentar o consumo de alimentos saudáveis pela
comunidade escolar e permitir o intercâmbio entre as escolas ao
nível da qualidade alimentar.
Este ano lectivo o
projecto foi retomado pelo Clube “Os Debiqueiros Saudáveis”, num projecto assente nos seguintes
objectivos:
-Promover uma
educação alimentar que reforce os comportamentos saudáveis e
contrarie os mais nocivos.
-Consciencializar os
adultos (Professores, Encarregados de Educação, Funcionários), para
o facto da escola ser um espaço privilegiado na promoção da saúde de
crianças e jovens.
-Contribuir para
contrabalançar a influência negativa da publicidade, em torno de
alguns alimentos nocivos à saúde.
|
|
O problema do excesso de peso nos jovens é cada vez mais
preocupante. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a
obesidade é já considerada a epidemia do século XXI por ser a
doença nutricional mais prevalente a nível mundial.
Portugal está entre os países europeus com maior número de
crianças com excesso de peso.
As crianças e os adolescentes com excesso de peso ou obesidade
têm maior probabilidade de virem a ser mais pesados e gordos na
idade adulta e correm maiores riscos de sofrerem, mais cedo ou
mais tarde, de doenças associadas a esses problemas:
hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, perturbações
cardíacas e problemas ortopédicos.
A escola, depois da família, é o espaço que deve estimular
hábitos saudáveis de alimentação. Deve funcionar como um todo,
devendo haver coerência entre aquilo que é ensinado na sala de
aula e a sua aplicação no bar e cantina da escola.
Neste contexto a nossa escola, através do projeto RBES (rede de
bufetes escolares saudáveis), dinamizou, ao longo do 1º período,
algumas atividades, tais como:
-
Dia Mundial da alimentação:
Concurso “O lanche mais saudável”, foi premiado o lanche
trazido de casa mais saudável.
-
Dia das bruxas:
Sensibilização ao consumo de bolos e sumos mais saudáveis,
disponibilizando aos alunos, “Sangue de vampiro” (sumo de
laranja com beterraba) e queques de abóbora decorados com
fantasminhas.
-
Semana dos Frutos Secos:
Foi feita uma promoção durante uma semana em que os alunos
puderam comprar castanhas assadas ou cozidas + um iogurte
natural por apenas 0,60 e amendoins + 1 água por 0,40.
-
Piquenique Saudável:
No
âmbito do projeto RBES, a nossa escola, representada pela
turma 9 do 6º ano, participou na 9ª edição do
"Piquenique Saudável", promovido pela DRE, no passado dia 5
de abril, nos Jardins Almirante Reis.
Com o intuito de aumentar o consumo de alimentos saudáveis por
parte dos nossos alunos, e aos poucos mudar hábitos alimentares
de forma a evitar problemas no futuro.
Por isso, convidamos-te a comer, a beber e a mexer de forma
saudável!
A Equipa da RBES
|