Clube de Robótica HBG

 

 

Página do Clube de Robótica HBG

 

REGULAMENTO DO CLUBE DE ROBÓTICA

Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr Horácio Bento de Gouveia.

PREÂMBULO

Pretende-se, com este documento, definir objetivos finalidades e diretrizes para o Clube de Robótica da Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr Horácio Bento de Gouveia.

.

Diretrizes

Trabalhar em equipa para a criação e programação de robots de modo a promover, desenvolver e aprofundar competências multidisciplinares dando ênfase ao "aprender, fazendo” e na relação que o aluno estabelece com as suas próprias ideias e os artefactos. Resumidamente, o clube pretende promover:

  • O gosto pela tecnologia e ciência em geral

  • O raciocínio lógico e abstrato

  • A criatividade

  • A autonomia

  • A colaboração e o trabalho em equipa

Objetivos

  • Inovar, criar e produzir soluções, promovendo a autonomia

  • Promover o espírito de equipa e cooperação

  • Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia

  • Motivar a aprendizagem;

  • Desenvolver o pensamento computacional;

  • Desenvolver o pensamento crítico;

  • Desenvolver competências interdisciplinares;

  • Cativar alunos para a sua progressão no ensino;

  • Aprender, fazendo;

Inscrição

A inscrição no Clube está aberta aos alunos da Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio bento de Gouveia, em regime de voluntariado, que deverão efetuar a inscrição através da página do link (ou junto de um professos responsável no local e horário de funcionamento do clube que ajudarão na inscrição).

Coordenação

O clube é coordenado pelo professor Martinho Correia e tem como professores responsáveis o professores Cisaltina Góis, Licínio Silva, Joana Fernandes, Sandra Silva e Tito Velosa. O clube está aberto à colaboração de todos os professores interessados.

Local e Horário de funcionamento

O local das realização das atividades do Clube de Róbotica será a sala 112. O horário está elaborado de acordo com as disponibilidade das salas e dos professores.

Organização

As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, no horário de funcionamento do clube, ou em horário a combinar pelo grupo, mediante disponibilidade dos alunos, da sala e do professor acompanhante.

Serão publicadas na página da escola informações sobre as atividades do Clube.

O clube funciona em ambiente livre e responsável, cabendo a cada um dos seus elementos manter as instalações e equipamentos em boas condições.

Direitos dos seus membros

  • Participar nas atividades dinamizadas pelo clube;

  • Fazer chegar ao coordenador do clube sugestões, solicitações e propostas de melhoria;

 

Deveres dos seus membros

  • Cumprir todos os deveres que constam do Regulamento Interno da Escola Horácio Bento de Gouveia.

  • Manter os equipamentos e instalações em boas condições, e, em caso de ser observado algum dano nos equipamentos do clube, reportá-lo, de imediato, a um professor responsável;

  • Cumprir metas e prazos definidos pelo clube;

  • Manter um registo de assiduidade. Devido ao grande número de alunos que procuram o Clube, cada aluno deve apresentar menos de duas faltas injustificadas.

Regime disciplinar

Constituem, para além das previstas no estatuto do aluno e RI da escola, infrações disciplinares:

  • Usar o clube para outros fins que não os objetivos do clube;

  • Praticar atos que venham prejudicar o clube, os membros, bem como aqueles que venham de encontro à moral, à ordem e aos bons costumes;

  • Atentar contra o bom estado das instalações e equipamentos do clube;

  • Deixar de cumprir as funções atribuídas pelo professor responsável dentro do clube;

  • Desobedecer a normas de segurança;

Disposições Gerais

Os casos omissos no presente regulamento serão deliberados pelo Coordenador do Clube, sob a supervisão da Diretora da escola.

Funchal, 18 de Setembro  de 2019

_______________________________________

O Coordenador do Clube

(Martinho Correia)

para o topo

 

Atividades realizadas no ano letivo 2018/2019

para o topo

Projeto Estacionamento

Depois da montagem do carros e dos sensores os alunos programaram o robô para estacionar. De uma forma semelhante a um carro real, o sensor de cor indica se o carro atingiu o limite do estacionamento, e, nesse caso, o carro é travado.

 

para a lista de atividades do Clube

Projeto Grua

Os Alunos do clube de robótica foram bem sucedidos em mais um desafio. Desta vez construiram e programaram uma grua, usando o robô Mindstorm EV3 Core Set.

 

para a lista de atividades do Clube

Projeto Pista de Carros Autónomos

 O Projecto Corrida de Carros Autónomos consistiu em criar uma pista e construir e programar um robô que autonomamente circulasse nessa pista.

O ROBOT utilizado foi o carro mindstorm EV3 e os sensores de cor e sensores Ultrassónicos.

O circuito consistiu de módulos semelhantes e foram de dois tipos: Módulos de seguir linha branca e Módulos de seguir uma parede.

Algumas fotos do projeto:

para a lista de atividades do Clube

Robô escreve "HBG 40 Anos"

O Clube de Robótica HBG, aliou-se às comemoreções dos 40 anos da nossa escola com a atividade Robô escreve "HBG 40 Anos". A ideia do projeto surge dos alunos do clube, que, orientados pelos professores, construiram e programaram um robô que escreveu HBG 40 Anos.

 

para a lista de atividades do Clube

Participação da Feira Tecnológica da RAM

O Clube de Robótica HBG participou, com uma comitiva de oito alunos e dois professores, na Feira Tecnológica da RAM, que teve lugar no Colégio de Santa Teresinha, no passado dia 3 de junho. Os projetos levados a exposição foram: “Robô escreve HBG 40 Anos”, e “Corrida de Carros Autónomos”.

A Feira Tecnológica, promovida pela Direção Regional da Educação, é uma excelente oportunidade para troca de experiências entre as comunidades de robótica das diversas escolas da região. Nesta partilha de experiências, o nosso clube de robótica, criado no início do corrente ano letivo, não foi exceção, e os nossos alunos, que viram dezenas de projetos de outras escolas, tiveram também a satisfação de mostrar os seus projetos a outros alunos. Destaque para o nosso aluno Rodrigo Neves, que venceu o 1º prémio do Concurso Clash of Wizardry, um jogo educativo digital que foi apresentado na Feira Tecnológica da RAM.

Durante o ano letivo que ainda corre, o Clube de Robótica HBG envolveu um total 37 alunos dos 2º e 3º ciclos, e desenvolveu vários projetos, orientados pelos três professores do clube.

Consideramos a robótica uma forma muito eficaz de ensinar competências na área da programação de computadores, pela forte ligação entre o que alunos constroem, o que programam, e o que observam, através dos resultados da evolução do projeto, aprendendo nesse percurso, conceitos importantes de programação de computadores, e desenvolvendo a criatividade na procura de soluções. Os alunos adquirem ainda competências transversais, nomeadamente, competências em trabalho colaborativo, e de planificação e realização de projetos.

para a lista de atividades do Clube

Horário do Clube de Robótica 2018/2019

para o topo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Escola Horácio Bento de Gouveia - webmaster@hbg.pt