CLUBE VIVER A VIDA

Professoras responsáveis: Alda Matos, Diva Castro e Maria José Martins

E-mail do Clube: clubeviveravida@gmail.com

Participação do Clube Viver a Vida no  Colóquio Internacional nos Açores - dias 03 e 04 de dezembro, 2015: " Os Jovens como atores de mudança social".

 

Escola HBG/Clube Viver a Vida recebe, no dia internacional do voluntariado, 05 de dezembro, prémio de reconhecimento -  VOLUNTARIADO 2015 -  na categoria da Instituição.

 

Parceria Escola HBG/Clube Viver a Vida/AMI/FNAC

Atividade: "Embrulhar prendar de Natal" - de 05 e 23 dez dezembro de 2015.

 

ENCONTRO REGIONAL - VOLUNTARIADO EDUCATIVO
Uma escola dentro da Escola"

Organização: Clube Viver a Vida

 

 

 

Divulgação do Peditório da AMI - Abril 2015

Transfere aqui a autorização do Encarregado de educação para a participação neste evento...

 

 

Prémio “Linka-te aos Outros” - 2015

ESCOLA HBG - CLUBE VIVER A VIDA  - VENCEDOR!

Este prémio destina-se a todos os jovens estudantes a partir do 7º ano e consiste na apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detetem. A AMI selecionará os projetos mais consistentes (no máximo 5) e financiará os mesmos.

O “Linka-te aos Outros” é um claro estímulo ao exercício do voluntariado. Mas é mais que apenas isso:

  • Potencia o desenvolvimento de uma consciência social desde a juventude, uma vez que promove a identificação de necessidades na comunidade local;

  • Incentiva a criatividade e pro-atividade social, já que são os próprios jovens que apresentam a solução para o problema detetado;

  • Promove o profissionalismo e ao rigor, ao exigir a apresentação de uma proposta de projeto rigorosa, com definição de objetivos gerais e específicos, resultados, atividades, orçamento, calendário de execução, critérios de viabilidade e sustentabilidade e impacto;

  • Encoraja o envolvimento dos jovens na comunidade, uma vez que 10% do orçamento apresentado terá de ser conseguido pelos próprios jovens, junto de empresas, instituições e/ ou comércio local.

A AMI espera, desta forma, alterar realidades socialmente injustas e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que o rodeia.

 

Louvor ao Clube Viver Vida, CVV - Cáritas Diocesana do Funchal, Outubro de 2014

 

Recolha de Alimentos da Cáritas Diocesana do Funchal

Colaboração da Escola HBG/Clube Viver a Vida  na Campanha de Recolha de Alimentos da Cáritas Diocesana do Funchal - dia 25 de outubro de 2014 - Dolce Vita.

 

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro realizado no dia 01 de novembro, 2014 no Fórum Madeira - Clube Viver a Vida

Atividade de voluntariado (Outubro 2014)
Clube Viver a Vida

Transferir dpcumento para a autorização dos Encarregados de Educação (EE) para Peditório da AMI

Transferir documento para a autorização dos EE para a campanha de recolha de alimentos no supermercado da Cáritas Diocesana do Funchal

Para ver mais...

 


 

        Deixamos aqui um agradecimento especial aos alunos e encarregados de educação que participaram na Marcha Nacional Contra a Pobreza em Portugal - Madeira, que se realizou no passado domingo, dia 21 de outubro de 2012.

 

     Veja aqui uma reportagem sobre este evento dinamizado pelo clube Viver a vida...

 

 

 


Em 28/10/2012 - CLUBE VIVER A VIDA - PEDITÓRIO DE RUA - 3º ciclo

     O Clube Viver a Vida informa que nos próximos dias 25, 26,27 e 28 de Outubro (Quinta, Sexta, Sábado e Domingo), a AMI – Assistência Médica Internacional realizará o seu peditório nas ruas do Funchal.

Para ver mais informações sobre o peditório....

Para fazer o download da autorização do(a)
encarregado(a) de educação...

     


     

PRESIDENTE DA AMI

NA ESCOLA HORÁCIO BENTO

  Telejornal RTP Madeira 23-10-2009


   O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, disse esta sexta-feira na Escola Horácio Bento que este estabelecimento de ensino é um exemplo da evolução positiva que houve em relação ao voluntariado.

No decorrer de uma conferência sobre o voluntariado que designou como uma espécie de «conversa com os filhos», Fernando Nobre alertou os alunos da Escola Horácio Bento para os temas que o preocupam actualmente, como a pobreza no mundo, as alterações climáticas e as migrações, temas que vão constar no seu próximo livro.

Numa escola em que há muitas acções de voluntariado e que participa em iniciativas da AMI, Fernando Nobre diz que este estabelecimento de ensino é um exemplo da evolução positiva que houve em relação ao voluntariado. Até que, actualmente há mais pedidos de ajuda que chegam à AMI e é preciso mais pessoas para apoiar os carenciados. O relatório do primeiro semestre deste ano da AMI mostra que houve um aumento de 18 por cento, em termos nacionais, nos pedidos de ajuda. Fernando Nobre lembra que esta situação deve-se à crise que está a levar milhares de pessoas para o desemprego.

Aos alunos da Horário Bento de Gouveia, o presidente da AMI explicou que é preciso cada um de nós empenhar-se para resolver a desigualdade social e isso começa na escola. «Vou ter uma conversa com estes jovens para falar-lhes dos deveres e não dos direitos, vou mostrar o que são as escolas pelo mundo para que tenham a percepção de que eles são jovens de sorte de poder estudar em escolas deste calibre», referiu.

De salientar que a AMI realizou no final de Outubro um peditório nacional para apoiar as vítimas de guerras ou de catástrofes naturais a nível internacional e as vítimas de exclusão social e de pobreza extrema a nível nacional.

Jornal da Madeira 24-10-2009 (adaptado)

Plano Anual de Actividades do Clube



 


Posso ter defeitos

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

 Fernando Pessoa

Música: ESTOU VIVO - BOSS AC

http://www.youtube.com/watch?v=0rwyYPntzD0&feature=fvst

Para visualizar a letra da canção clique aqui

 

 

 

 
 

Escola Horácio Bento de Gouveia - webmaster@hbg.pt