Este prémio destina-se a todos os jovens
estudantes a partir do 7º ano e consiste na apresentação de
propostas para resolução, através de atividades de voluntariado,
de problemas locais que os próprios detetem. A AMI selecionará
os projetos mais consistentes (no máximo 5) e financiará os
mesmos.
O “Linka-te aos Outros” é um claro
estímulo ao exercício do voluntariado. Mas é mais que apenas
isso:
Potencia o desenvolvimento de uma
consciência social desde a juventude, uma vez que promove a
identificação de necessidades na comunidade local;
Incentiva a criatividade e
pro-atividade social, já que são os próprios jovens que
apresentam a solução para o problema detetado;
Promove o profissionalismo e ao rigor,
ao exigir a apresentação de uma proposta de projeto
rigorosa, com definição de objetivos gerais e específicos,
resultados, atividades, orçamento, calendário de execução,
critérios de viabilidade e sustentabilidade e impacto;
Encoraja o envolvimento dos jovens na
comunidade, uma vez que 10% do orçamento apresentado terá de
ser conseguido pelos próprios jovens, junto de empresas,
instituições e/ ou comércio local.
A AMI espera, desta forma, alterar
realidades socialmente injustas e, simultaneamente, formar os
jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada
um tem de melhorar a comunidade que o rodeia.
Recolha de
Alimentos da Cáritas Diocesana do Funchal
Colaboração da Escola
HBG/Clube Viver a Vida na Campanha de Recolha de Alimentos da
Cáritas Diocesana do Funchal - dia 25 de outubro de 2014
- Dolce Vita.
Peditório da
Liga Portuguesa Contra o Cancro realizado no dia 01 de novembro,
2014 no Fórum Madeira - Clube Viver a Vida
Atividade de voluntariado (Outubro 2014)
Clube Viver a Vida
Deixamos aqui um agradecimento especial aos alunos e
encarregados de educação que participaram na Marcha Nacional
Contra a Pobreza em Portugal - Madeira, que se realizou no
passado domingo, dia 21 de outubro de 2012.
Veja aqui uma reportagem sobre este evento dinamizado pelo clube
Viver a vida...
O Clube Viver a Vida
informa que nos próximos dias 25, 26,27 e 28 de Outubro (Quinta,
Sexta, Sábado e Domingo), a AMI – Assistência Médica
Internacional realizará o seu peditório nas ruas do Funchal.
Para ver
mais informações sobre o peditório....
Para
fazer o download da autorização do(a)
encarregado(a) de educação...
PRESIDENTE DA AMI
NA
ESCOLA HORÁCIO BENTO
Telejornal RTP
Madeira 23-10-2009
O presidente da Assistência
Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, disse esta
sexta-feira na Escola Horácio Bento que este estabelecimento de
ensino é um exemplo da evolução positiva que houve em relação ao
voluntariado.
No decorrer de uma
conferência sobre o voluntariado que designou como uma espécie
de «conversa com os filhos», Fernando Nobre alertou os alunos da
Escola Horácio Bento para os temas que o preocupam actualmente,
como a pobreza no mundo, as alterações climáticas e as
migrações, temas que vão constar no seu próximo livro.
Numa escola em que há
muitas acções de voluntariado e que participa em iniciativas da
AMI, Fernando Nobre diz que este estabelecimento de ensino é um
exemplo da evolução positiva que houve em relação ao
voluntariado. Até que, actualmente há mais pedidos de ajuda que
chegam à AMI e é preciso mais pessoas para apoiar os
carenciados. O relatório do primeiro semestre deste ano da AMI
mostra que houve um aumento de 18 por cento, em termos
nacionais, nos pedidos de ajuda. Fernando Nobre lembra que esta
situação deve-se à crise que está a levar milhares de pessoas
para o desemprego.
Aos alunos da Horário Bento
de Gouveia, o presidente da AMI explicou que é preciso cada um
de nós empenhar-se para resolver a desigualdade social e isso
começa na escola. «Vou ter uma conversa com estes jovens para
falar-lhes dos deveres e não dos direitos, vou mostrar o que são
as escolas pelo mundo para que tenham a percepção de que eles
são jovens de sorte de poder estudar em escolas deste calibre»,
referiu.
De salientar que a AMI
realizou no final de Outubro um peditório nacional para apoiar
as vítimas de guerras ou de catástrofes naturais a nível
internacional e as vítimas de exclusão social e de pobreza
extrema a nível nacional.
Posso ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do
mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de
todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de
encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que
injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...