No âmbito das temáticas desenvolvidas no domínio da Autonomia e Flexibilidade Curricular por duas turmas do 8.º ano e uma do 7.º ano de escolaridade, e em articulação com os projetos Atlante e Incluzinha, foram promovidas diversas atividades destinadas à sensibilização para a adoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, subordinadas ao mote “Corpo São, Mente Sã”. Ao longo desta saída pedagógica, os alunos participaram em atividades lúdico-pedagógicas ao ar livre, fortaleceram valores de solidariedade e partilha e foram incentivados a adotar um estilo de vida ativo, aliado a práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional..
Neste contexto, e em parceria com a Bioforma, realizou-se, no início do 2.º semestre, uma sessão formativa dinamizada pela nutricionista Jéssica Pinto, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da relação entre uma alimentação equilibrada, a sustentabilidade, o bem-estar físico e a saúde mental, incentivando a adoção de escolhas conscientes no quotidiano.
Durante esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre os alimentos e o seu valor nutricional, bem como de participar em dinâmicas de grupo que lhes permitiram aplicar os conhecimentos adquiridos na seleção de opções alimentares mais adequadas e equilibradas.
Na sequência desta ação e com base nos conhecimentos adquiridos, quer na sessão de sensibilização quer nas pesquisas desenvolvidas nas disciplinas envolvidas, os alunos confecionaram diversos alimentos, posteriormente partilhados com colegas e professores das três turmas, num momento de convívio realizado na Quinta Magnólia, no passado dia 12 de junho.
Ao longo desta saída pedagógica, os alunos participaram em atividades lúdico-pedagógicas ao ar livre, fortaleceram valores de solidariedade e partilha e foram incentivados a adotar um estilo de vida ativo, aliado a práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional.
Os docentes responsáveis expressam um especial agradecimento à nutricionista convidada pelo seu valioso contributo, bem como aos encarregados de educação pelo apoio prestado e pelo envolvimento na confeção dos alimentos partilhados.



